Conheça os Problemas que os Donos Não Contam do Civic G10!
O Honda Civic é um dos modelos mais populares e queridos do Brasil, conquistando uma base de fãs fiel devido à sua reputação de confiabilidade, conforto e desempenho. A 10ª geração, lançada em 2017, trouxe novidades interessantes, como o motor 1.5 Turbo de 173 cavalos e a troca do câmbio automático convencional por um CVT, visando maior economia de combustível. No entanto, como qualquer outro veículo, o Civic não está imune a falhas e reclamações de seus proprietários. Diversos relatos de defeitos surgiram ao longo dos anos, afetando tanto a 9ª quanto a 10ª geração do sedã, com queixas sobre ruídos, suspensão rígida, problemas no ar-condicionado e até falhas mecânicas logo após a aquisição.
Neste artigo, vamos abordar os principais problemas que têm gerado queixas entre os donos do Honda Civic, tanto da geração 9 (2012-2016) quanto da geração 10 (2017 em diante), a fim de proporcionar uma visão completa sobre os pontos fortes e fracos desse sedã japonês.
Guia do Conteúdo
Geração 9 (2012-2016): Reclamações Frequentes
A 9ª geração do Honda Civic manteve muitos elementos do modelo anterior, o New Civic (G8), especialmente no design e na estrutura do veículo. Embora tenha sido um modelo bem aceito no mercado brasileiro, não foi isento de falhas e defeitos que geraram desconforto entre os proprietários.
Problemas com o Tensor da Correia Poly-V
Um dos problemas mais comuns apontados pelos donos do Civic G9 refere-se ao tensor da correia Poly-V, que aciona vários sistemas periféricos do motor. Em vários relatos, os proprietários afirmam que precisaram substituir a correia com apenas 34 mil quilômetros rodados, algo considerado precoce, já que a troca normalmente ocorre em uma quilometragem muito mais alta. Em alguns casos, o custo de substituição chegou a R$ 600, e muitos mencionaram que essa falha ocorreu fora do período de garantia.
Dificuldades com o Câmbio Automático
O câmbio automático de cinco marchas do Civic G9 também foi alvo de críticas, principalmente devido a leves trancos e falhas no seu funcionamento. Em algumas situações, a assistência técnica não conseguiu resolver o problema de forma satisfatória, o que causou frustração entre os proprietários.
Suspensão Dura e Barulhos Incômodos
Outro ponto de discórdia entre os donos do Civic G9 é a suspensão do modelo, que muitos consideram excessivamente rígida. Essa dureza afetava o conforto, especialmente em pisos irregulares, e gerava diversos ruídos. Alguns relatos mencionam vibrações no painel e barulhos vindos de outras partes do veículo, como o apoio de braço central, que muitas vezes fazia barulho e até se soltava ao ser manuseado.
Além disso, os pneus originais de fábrica também foram alvo de críticas, com vários proprietários dizendo que eles não duravam muito tempo. Alguns precisaram trocar os pneus aos 23 mil km, o que gerou insatisfação. A combinação de rodas de aro 17 polegadas e pneus baixos na versão LXR também foi apontada como uma causa de danos frequentes, especialmente quando o carro enfrentava buracos ou imperfeições nas ruas.
Problemas com o Pós-Venda
Outro ponto que gerou queixas foi o custo elevado dos serviços de pós-venda e peças de reposição. Os proprietários mencionaram que os preços dos serviços de manutenção e as peças de reposição são excessivos, o que acaba gerando um custo adicional considerável após a compra do veículo. Além disso, o consumo de combustível na cidade foi considerado elevado, o que gerou críticas por parte de alguns donos.
Geração 10 (2017 em diante): Novos Problemas Surgem
A 10ª geração do Honda Civic trouxe inovações, como o motor 1.5 Turbo, câmbio CVT e um design mais moderno e sofisticado. Embora tenha sido bem recebida pela maioria dos consumidores, essa geração também apresenta alguns problemas e defeitos que não passaram despercebidos pelos proprietários.
Falhas Mecânicas Precoces
Embora a geração 10 do Civic seja mais recente e tenha uma quantidade menor de reclamações, muitos donos relataram problemas logo após a compra do carro, com quilometragens bastante baixas. Um dos problemas mais frequentes foi a necessidade de substituir as pastilhas de freio com apenas 3 mil quilômetros rodados. Esse tipo de defeito gerou desconforto, já que o proprietário teve que arcar com os custos da troca, visto que o item não era coberto pela garantia.
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Além disso, houve casos em que o modelo G10 teve problemas com as velas do motor, com a necessidade de substituí-las após apenas 5.300 km devido a uma pane que imobilizou o veículo. Essa situação gerou mais uma despesa extra para os proprietários e causou frustração, pois as velas normalmente são trocadas a cada 60 mil quilômetros.
Problemas com o Ar-Condicionado
Um dos maiores problemas reportados pelos donos da geração 10 foi relacionado ao sistema de ar-condicionado. Vários relatos indicam que, com uma quilometragem baixa, o compressor do ar-condicionado apresentou falhas, causando a troca do componente logo após a aquisição do carro. Em alguns casos, o ar simplesmente não gelava o suficiente, o que obrigou os proprietários a trocarem o compressor do ar-condicionado na garantia, com menos de 10 mil quilômetros rodados. Outros também mencionaram barulhos vindos do sistema de ar-condicionado quando o veículo estava em marcha-lenta, o que tornou a experiência de dirigir ainda mais desconfortável.
Defeitos no Sistema de Suspensão e Barulhos
Outro problema recorrente no Civic G10 é a suspensão dianteira, que gerou diversos relatos de barulhos e falhas. Em alguns casos, os donos tiveram que deixar o carro na concessionária por vários dias, mas o problema não foi resolvido de forma eficaz. Além disso, o desgaste prematuro de peças, como o apoio de braço e falhas na multimídia, também foram mencionados.
Em relação à multimídia, muitos proprietários se queixaram de que o rádio FM não funcionava corretamente e o dispositivo desligava sozinho. A rede autorizada não conseguiu resolver esses problemas em diversos casos, o que gerou descontentamento entre os donos do Civic.
Defeitos no Sistema de Combustível e Outros Componentes
Em relação ao sistema de combustível, um dos donos do Civic G10 relatou que, com apenas 200 km rodados, o filtro de combustível foi danificado e teve que ser substituído. Apesar da tentativa da revenda de cobrar pelo serviço, o cliente insistiu para que o item fosse coberto pela garantia, dado o baixo número de quilômetros percorridos.
Além disso, outros problemas mecânicos foram relatados, como a troca dos coxins do motor e câmbio, que estavam quebrados, levando a vazamentos de óleo. Também houve queixas sobre sistemas eletrônicos, como o alerta de erro nos sistemas de freios, direção e outros componentes eletrônicos, que surgiram com apenas 13 mil km.
Conclusão do Artigo
O Honda Civic, tanto na geração 9 quanto na geração 10, é um carro que tem uma reputação sólida, mas não está imune a defeitos e reclamações. Problemas com o câmbio, suspensão, ar-condicionado, falhas mecânicas precoces e defeitos em componentes como a multimídia e sistema de combustível são alguns dos pontos mais comuns levantados pelos proprietários. Se você está pensando em adquirir um Honda Civic, é importante considerar essas questões, especialmente se o modelo que você está interessado é de uma dessas gerações. Embora o Civic continue sendo um carro confiável e atraente, esses problemas podem afetar a experiência de quem busca um veículo sem complicações.