Toyota Corolla Sedã Híbrido Está Lutando Pelo Seu Reinado, Veja!
O Toyota Corolla é conhecido por sua supremacia no mercado de sedãs médios. Liderando com folga e seguido de perto pelo Nissan Sentra, o Corolla agora enfrenta uma nova ameaça em seu território: o BYD King.
No mês de julho, enquanto o Corolla alcançou seu recorde anual com 3.500 emplacamentos, o híbrido plug-in chinês teve um aumento significativo nas vendas, passando de 78 unidades em junho para 593 unidades, chegando perto do Sentra, que também teve um recorde em 2024 com 728 unidades vendidas.
Apesar de ainda estarem longe de alcançar o líder em números absolutos, o crescimento do BYD King pode ser motivo de preocupação para a Toyota. Mas será que realmente representa uma ameaça? Fui testar o Corolla Altis Hybrid, a versão top de linha desse sedã médio com motorização híbrida, para descobrir.
O Corolla Altis Hybrid possui um motor 1.8 flex aspirado de 101 cv e 14,5 kgfm, combinado com um motor elétrico que entrega 72 cv e 16,6 kgfm. Essa combinação resulta em uma potência combinada de 122 cv. O torque total não é revelado pela montadora.
Embora a linha 2024 tenha passado por algumas mudanças, o visual do Corolla não é exatamente uma novidade. Com linhas conservadoras, a versão híbrida se destaca por alguns detalhes em azul. Todos os modelos eletrificados da Toyota possuem o emblema da marca com um sombreado azul, que também se repete em um friso do farol.
Mas o que mudou de fato? Agora o Corolla Altis Hybrid conta com portas USB no banco traseiro, uma central multimídia de 9 polegadas, carregador de celular por indução e um painel digital. Em termos de design, há frisos cromados e uma grade em formato de colmeia.
Quanto aos equipamentos de série, a versão top de linha oferece ar-condicionado digital automático de duas zonas, carregador de celular por indução, sete airbags, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, teto solar elétrico e chave presencial. Além disso, possui itens presentes desde as versões iniciais, como piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego cruzado.
E como é dirigir o Corolla Hybrid? O Corolla é um híbrido completo, ou seja, não precisa ser carregado externamente. No entanto, a bateria de 1,3 kWh não sustenta o motor elétrico por muito tempo. Os dois motores alternam-se conforme necessário, seja por causa da carga baixa ou para fornecer melhor desempenho.
Ao ligar o carro, a sensação é de silêncio absoluto, afinal, apenas o motor elétrico está em funcionamento. É possível percorrer distâncias curtas apenas no modo elétrico ou até mesmo ativar o modo EV para forçar o uso da propulsão elétrica. No entanto, basta acelerar um pouco mais para que o motor 1.8 flex entre em ação.
Essa alternância resulta em um baixo consumo de combustível. Em nosso teste com etanol, o consumo ficou em torno de 12 km/l. De acordo com o Inmetro, a promessa é de fazer 17,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, o consumo é de 11,8 km/l em áreas urbanas e 10,5 km/l em rodovias. Ou seja, o desempenho superou as expectativas.
Embora o desempenho não seja extraordinário, ele pode ser melhorado no modo PWR, que utiliza os dois motores em conjunto para fornecer maior potência. No entanto, o foco principal do Corolla Hybrid é a economia de combustível, e nisso ele cumpre muito bem seu papel.
Outra característica esperada por quem compra um Corolla é o conforto, e esse sedã não decepciona nesse aspecto. Apesar de ser mais baixo e utilizar pneus de perfil baixo, o Toyota filtra as imperfeições do asfalto e proporciona uma condução suave. Além disso, o bom isolamento acústico e o amplo espaço interno garantido pela distância entre-eixos de 2,70 metros contribuem para uma experiência confortável.
Após passar um bom tempo ao volante do Corolla, cheguei à conclusão de que esse sedã é realmente excepcional. Se você estiver disposto a pagar R$ 187.790 pelo modelo top de linha, certamente valerá a pena continuar com o rei dos sedãs médios.