Cuidados ao dirigir na chuva e temporais: veja 9 dicas!

Como conduzir com segurança ao dirigir na chuva? Enquanto algumas regiões apresentam temperaturas superiores a 40 graus, outras enfrentam os temporais do mês de novembro e dezembro.

De acordo com o Simepar, em outubro, Curitiba (PR) registrou o maior índice de chuvas em 26 anos, o que pode levar a cidade a ficar inundada, já que foram medidos 393,8 milímetros de precipitação.

Como dirigir na chuva com segurança?

De acordo com o instrutor de direção e especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures, o maior desafio ao dirigir na chuva atravessar trechos alagados. Isso porque há maiores riscos de acidentes, assim como danos ao veículos (alguns irreversíveis). 

Cuidados ao dirigir na chuva e temporais: veja essas dicas!
Dicas para quando for dirigir na chuva – Fonte/Reprodução: original.

Segundo Alexsandro Laures, instrutor de direção e especialista em mobilidade urbana da V1, a maior dificuldade enfrentada pelos motoristas é ao passar por áreas inundadas. Isso acontece devido ao aumento do risco de acidentes e danos irreversíveis aos veículos.

1 – Planeje a sua rota

Antes de começar a viagem, é importante analisar com atenção o trajeto a ser percorrido. É fundamental evitar que a água atinja o centro da roda, para isso, é necessário estar atento.

Caso isso aconteça, é aconselhável buscar uma rota alternativa ou procurar um lugar seguro e mais elevado para estacionar o carro e esperar, pois existe o perigo de ocorrer aquaplanagem.

2 – Esteja atento ao percurso

Fique atento aos carros à sua volta e fique alerta para possíveis obstáculos ou buracos no caminho.

3 – Aquaplanagem

Solte o acelerador sem pressionar o freio e sem mexer no volante até que os pneus voltem a tocar o chão.

4 – Mantenha uma distância maior do carro à frente

Quando se está dirigindo em áreas alagadas, é recomendável manter uma distância maior dos outros veículos para prevenir acidentes e ter mais tempo e espaço para reagir em situações de emergência.

5 – Mantenha a marcha reduzida

Quando estiver dirigindo em locais alagados, é importante manter a velocidade baixa e constante, acelerando de forma moderada.

6 – Não troque de marcha

Evite pressionar a embreagem ou trocar as marchas enquanto estiver dirigindo.

7 – Mantenha os faróis baixos ligados

Ao manter os faróis do seu veículo ligados, você ajuda outros motoristas e pedestres a visualizá-lo com mais facilidade, o que pode ajudar a prevenir acidentes.

8 – Nunca ligue o pisca-alerta

Evite acionar o pisca alerta do carro, pois isso pode gerar confusão em outros condutores. Isso pode fazer com que eles acreditem que o veículo está parado, o que aumenta o risco de acidentes.

9 – Agende uma revisão

Essa dica é crucial, pois nem sempre é simples detectar os prejuízos.

Alexsandro destaca que, depois de passar por uma tempestade ou inundação, é fundamental marcar uma revisão do veículo para assegurar que os equipamentos eletrônicos não sofreram danos ou oxidação e assim ser seguro dirigir na chuva.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário