Maiores defeitos do HB20S: Problemas e reclamações de donos!

O HB20s é simplesmente o sedan HB20 e, consequentemente, apresenta as mesmas qualidades e defeitos do modelo Hatch.

Maiores defeitos do HB20S Problemas e reclamações de donos!
O HB20S novo – Fonte/Reprodução: Hyundai.

Ele tem sido muito bem recebido no mercado desde o seu lançamento, graças à sua mecânica robusta, design interessante (exceto em alguns anos específicos), bom custo-benefício e conforto.

Se você está pensando em comprar um, é importante ficar atento aos pontos que serão destacados no texto de hoje.

Pontos importantes a considerar antes de comprar um HB20s!

O carro foi lançado no Brasil em 2013, com opções de motor 1.0 de três cilindros, que produzia 80 cv e 10 kgfm de torque, alcançando uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 14 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.

Também havia a opção de motor 1.6 de quatro cilindros, que gerava 122 cv e 16,5 kgfm de torque, permitindo uma ótima aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade final de 189 km/h, superando alguns carros esportivos.

Compacto e com ótima performance na direção, logo em seu lançamento já oferecia recursos de série como:

  • Ar-condicionado;
  • Isofix;
  • Computador de bordo e alarme desde as versões básicas, além de disponibilizar nas versões mais avançadas câmbio automático;
  • Vidros elétricos;
  • Freios ABS;
  • Volante multifuncional;
  • Rodas de liga;
  • Faróis de neblina;
  • Espelhos elétricos.

Dicas para comprar um HB20s!

Essa é uma escolha vantajosa porque a marca já está estabelecida há bastante tempo e tem uma boa reputação de revenda. Caso esteja considerando comprar um modelo usado, é importante prestar atenção em alguns pontos na avaliação e também considerar as reclamações de proprietários anteriores.

Sem itens básicos

No mercado, algumas versões de carros possuem pouca demanda por não contarem com itens básicos, como ABS, vidros elétricos e espelhos elétricos, que são essenciais até mesmo para um modelo de entrada.

Mesmo não sendo muito mais baratas, essas versões são mais difíceis de serem vendidas e tendem a desvalorizar mais.

Câmbio automático desatualizado

Caso você esteja adquirindo um veículo com transmissão automática, é importante ficar atento, pois é provável que unidades fabricadas antes de 2015 possuam uma transmissão de 4 velocidades, que já está ultrapassada, causando um alto consumo de combustível e baixo desempenho.

Por isso, se for possível, opte por unidades fabricadas após 2015, que apresentam uma transmissão automática de 6 velocidades, mais moderna e eficiente.

Desempenho da versão 1.0 aspirada

Ao contrário do motor 1.6, as versões aspiradas de 1.0 são consideravelmente mais fracas. Dependendo da finalidade do veículo, isso pode ser um obstáculo, especialmente para viagens prolongadas com a família.

Porém, é importante ressaltar que o consumo de combustível do motor 1.6 não é muito superior ao do motor 1.0.

Versão 1.0 turbo antiga é fraca

O modelo do HB20s anterior a 2020, equipado com motor 1.0 turbo, tem um desempenho intermediário entre o 1.6 e o 1.0 aspirado. No entanto, a maior complexidade mecânica deste modelo não justifica sua compra, pois exige uma manutenção mais cuidadosa.

Em contrapartida, os motores VW TSI 1.0 têm um desempenho superior às versões 1.6 aspiradas, além de um menor consumo, o que justifica sua existência. Já a versão com motor turbo TGDI, lançada em 2020, é ainda melhor e deve ser considerada como uma boa opção.

Ar-condicionado parando de gelar

Uma queixa frequente é o ar-condicionado deixar de resfriar, e há diversas razões para isso, a mais comum é a fuga de refrigerante do evaporador. Se tiver dúvidas, teste o desempenho do ar no máximo para ver se está satisfatório.

Dificuldade de ligar no frio

Se o veículo apresentar dificuldades para dar partida em dias frios ou pela manhã, é provável que a solenoide do sistema de injeção de gasolina da partida a frio esteja com problemas, sendo que o conserto pode custar mais de R$ 500,00.

Iluminação fraca do farol

É frequente ouvir queixas sobre a ineficácia da iluminação dos faróis à noite, o que obriga o condutor a utilizar frequentemente o farol alto.

Versões sem ajuste de profundidade no volante

Algumas versões não oferecem a opção de ajuste de profundidade do volante, o que pode prejudicar a posição ideal de dirigir.

Pouco espaço no banco de trás

Mesmo sendo uma característica da categoria, devemos sempre lembrar que o HB20s não tem muito espaço no banco de trás, pessoas mais altas terão dificuldade de andar lá.

Catalisador

Algumas versões apresentam um problema em seu catalisador, que pode se desfazer e acender a luz de injeção.

Como o conserto é caro, muitos donos optam por uma solução improvisada: colocar um extensor na sonda lambda para enganar a central eletrônica. Se possível, é recomendado que o mecânico verifique a existência desse extensor.

Atenção aos câmbios automáticos

Embora os câmbios usados no HB20s não costumem apresentar problemas, é sempre importante verificar com cuidado, pois a correção desse conjunto pode ser cara.

Verifique a alavanca em todas as posições e fique atento a solavancos e demoras nas trocas de marcha. Se houver qualquer sinal de problema, leve o carro para uma oficina especializada para avaliação.

Infiltrações no farol

Os faróis geralmente ficam sujeitos a infiltrações, o que pode causar embaçamento e desgaste visual. É importante verificar cuidadosamente os faróis do veículo que está comprando, pois qualquer mancha ou sujeira do lado de dentro pode ser um sinal de problemas.

Ruídos nos acabamentos internos

Embora tenha uma qualidade superior à maioria dos carros populares nacionais, o HB20s tem alguns pontos de ruído em seus revestimentos de porta e painel, especialmente em casos em que essas partes foram removidas para manutenção ou em carros mais antigos.

É importante prestar atenção aos ruídos excessivos, pois podem indicar um veículo mal cuidado ou com mais quilometragem do que o anunciado.

Conheça os prós e contras do Hyundai HB20s no mercado brasileiro!

O HB20s é um dos carros mais populares do mercado, sendo muito eficiente e confiável. Ele oferece uma mecânica robusta, versões com bom desempenho, conforto e segurança.

Conheça os prós e contras do Hyundai HB20s no mercado brasileiro!
Frente do carro – Fonte/Reprodução: Hyundai.

No entanto, ele apresenta algumas falhas básicas, como a falta de puxadores de teto e a necessidade de usar um pininho preto para acionar o computador de bordo.

Apesar disso, ele não tem grandes problemas crônicos, mas pode apresentar falhas no ar-condicionado e acabamentos. Recomenda-se optar pelas versões 1.6 com câmbio automático de 6 marchas ou versões com câmbio manual, pois têm bom desempenho sem comprometer muito o consumo.

As edições especiais são sempre uma boa opção, pois são completas e oferecem alguns recursos diferentes das versões básicas.

Cuidado na hora da compra: unidades sem ABS e HB20 “bagre” são menos aceitos no mercado brasileiro!

No mercado, as unidades que não possuem ABS e o modelo HB20 “bagre” (produzido entre 2020 e 2022) são os menos aceitos, sendo necessário ter mais cuidado na hora da compra.

Apesar da concorrência, o HB20s é uma excelente alternativa para a compra, sendo sempre fácil de revender e extremamente confiável.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Senado aprova retorno do nome das cidades na Placa Mercosul!

Em uma movimentação legislativa recente, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado…

Gabriel May Oechsler
Notícias Direção elétrica e hidráulica: Qual a diferença?

Na evolução automotiva, os sistemas de assistência de direção representam marcos significativos, facilitando a condução…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo BMW Série 2 2025 recebe atualização, confira!

A BMW causou uma grande expectativa ao desvendar as novidades do seu modelo Série 2…

Gabriel May Oechsler
Notícias Conheça os 5 hatches mais beberrões do mercado!

Em busca de um carro econômico? É melhor pensar duas vezes antes de adquirir um…

Gabriel May Oechsler
Notícias Jeep Renegade vai ganhar versão elétrica barata para 2027!

A indústria automobilística se prepara para testemunhar a renovação de um de seus ícones. O…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário