Como saber se o combustível é adulterado? Entenda os testes que você pode pedir

De fato, os postos de combustíveis são obrigados a realizar testes de qualidade em seus combustíveis. Esses testes são feitos para garantir que o combustível vendido atenda às especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Guia do Conteúdo

Como saber se o combustível é adulterado

A ANP é responsável por regular e fiscalizar a qualidade dos combustíveis comercializados no país. Ela define os parâmetros de qualidade que devem ser seguidos pelos postos de combustíveis e exige que eles realizem testes em amostras dos combustíveis que vendem.

Alguns dos testes que os postos de combustíveis são obrigados a realizar incluem a análise da densidade, da octanagem, da presença de água e impurezas, entre outros. Além disso, a ANP realiza fiscalizações periódicas nos postos para verificar se eles estão seguindo as normas e padrões de qualidade estabelecidos.

Foto de uma pessoa abastecendo o carro com combustível
Foto: Divulgação.

Confira agora cuidados indispensáveis para dirigir de noite

Entretanto, mesmo com esses testes e fiscalizações, é possível que a qualidade do combustível varie de posto para posto, já que outros fatores podem influenciar na sua qualidade, como a procedência do produto e as condições de armazenamento. Logo você mesmo pode pedir para alguns testes serem feitos, como, por exemplo:

Peça para o frentista encher um galão de 15 litros, você vai perceber que este galão marca apenas 12 litros ou 13 litros, sendo um completo roubo descarado, e real, que acontece em diversos locais. Você também pode medir a qualidade, do etanol para ver quanta água tem, na bomba marca uma faixa vermelha com uma bolinha, e pela densidade o combustível deve ficar na medida da faixa, ao contrário o combustível conta com muita água.

Confira agora três cuidados necessários com a troca de óleo

Por isso, é sempre importante escolher postos de combustíveis confiáveis e de boa reputação, além de verificar se o combustível está dentro das especificações da ANP. Caso o motorista identifique algum problema, ele pode registrar uma reclamação na ANP, que irá investigar e tomar as medidas necessárias para garantir a qualidade do combustível vendido.

Confira mais novidades sobre acessando o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Quem é que deve fiscalizar os postos de combustível?

Quem deve cuidar disso é a ANP!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Picapes Dominam Vendas em 22 Estados: Confira os Modelos Mais Vendidos em Setembro

Após um desempenho impressionante em agosto, quando a Fiat Strada se destacou como a preferida…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Um Vislumbre Detalhado da Nova Amarok, Veja os Preços!

Motorização e Desempenho A nova VW Amarok vem equipada com um motor V6 EA897 3.0…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Hyundai apresenta o Creta reestilizado no Brasil a partir de R$ 141.890

Após um período de expectativa, a Hyundai lançou o Creta reestilizado no Brasil, trazendo um…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Carros Elétricos Mais Vendidos no Brasil em Setembro

O mercado de veículos eletrificados no Brasil continua a se firmar, mesmo que tenha havido…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Carros mais vendidos no Brasil até 5 de outubro de 2024

O panorama dos automóveis mais vendidos no Brasil até o dia 5 de outubro de…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário