Detran RJ prorroga prazo de pagamento do licenciamento

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) estabeleceu novas datas para o processo de licenciamento anual dos veículos, ampliando os prazos que originalmente terminariam em 31 de julho de 2023. A medida afeta proprietários de veículos de diferentes finalizações de placa, estendendo-se até o fim do ano para facilitar a regularização.

Veículos com placas terminadas em 1 e 2 agora têm até o dia 30 de setembro para concluir o licenciamento. Aqueles cujas placas terminam em 3, 4 e 5 podem realizar o processo até 31 de outubro. Já os veículos com placas finalizadas em 6, 7 e 8 têm até 30 de novembro. Por fim, os veículos com final de placa 0 e 9 podem ser licenciados até o dia 31 de dezembro.

O que se sabe sobre o novo DPVAT.

Para que o licenciamento seja efetuado, é mandatório que todos os débitos vinculados ao veículo estejam regularizados. Isso inclui o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e quaisquer multas de trânsito pendentes. A emissão da Guia de Regularização de Taxas (GRT), documento necessário para o procedimento, pode ser realizada através do site do Bradesco.

Em linha com as inovações tecnológicas e buscando oferecer maior comodidade aos cidadãos, o Detran-RJ adotou o licenciamento anual completamente digitalizado. Após a quitação dos débitos necessários, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) torna-se disponível digitalmente. Os condutores podem acessar o documento através do Posto Digital Detran-RJ no site oficial da autarquia, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou ainda pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Para usufruir dos serviços digitais, é requisitado aos proprietários que realizem um cadastro prévio no portal gov.br, uma plataforma geral do governo federal que centraliza diversos serviços públicos. Aqueles que preferirem contar com uma versão física do CRLV-e podem solicitar sua impressão em um posto de vistoria do Detran-RJ.

Guia do Conteúdo

Calendário Resumido de Licenciamento de 2024

  • Placas terminadas em 1 e 2: Até 30 de setembro
  • Placas terminadas em 3, 4 e 5: Até 31 de outubro
  • Placas terminadas em 6, 7 e 8: Até 30 de novembro
  • Placas terminadas em 0 e 9: Até 31 de dezembro

A adoção dessas medidas pelo Detran-RJ visa não apenas a conformidade legal dos veículos que circulam pelo estado, mas também a segurança nas vias, garantindo que todos os veículos estejam aptos e regulamentados para uso.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário