Dicas para viajar de forma segura num feriado!
Com a chegada do feriado prolongado, é comum haver um aumento no tráfego de veículos nas estradas, incluindo carros, ônibus, motos e caminhões. Confira nossas dicas para viajar em segurança!
Por isso, é importante seguir algumas dicas e verificar se os principais itens do veículo, como pneus e suspensão, estão em boas condições antes de pegar a estrada.
Guia do Conteúdo
Dicas para viajar e manter o carro em bom estado e garantir a segurança nas estradas!
A ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, oferece algumas orientações para manter os pneus em bom estado e garantir a segurança de todos durante o feriado prolongado.
1ª- Rodízio dos pneus
Além de assegurar que os pneus se desgastem de maneira uniforme, alternar os pneus dianteiros e traseiros proporciona uma melhor estabilidade, especialmente em curvas e frenagens. É aconselhável seguir as instruções do fabricante do veículo ao realizar o rodízio em todos os pneus.
Se o fabricante não fornecer orientações, é recomendado fazer o rodízio a cada 10 mil km para pneus radiais. Contudo, o prazo pode variar dependendo do estilo de condução do motorista ou do tipo de solo em que geralmente trafega.
2ª – Derivados de petróleo e solventes
Evite que os pneus entrem em contato com substâncias derivadas de petróleo ou solventes, pois isso pode danificar a borracha e afetar suas características físicas e mecânicas, o que pode levar a um desgaste prematuro do pneu.
Na hora de fazer a limpeza dos pneus e rodas, não utilize produtos como soda, querosene, detergentes comuns ou esponjas abrasivas. Prefira usar água e sabão neutro ou produtos específicos para essa finalidade.
3ª – Alinhamento
Dirigir um veículo desalinhado pode resultar em vários problemas nos pneus, o que, por sua vez, pode diminuir a vida útil deles. É recomendável verificar o alinhamento do carro quando ele já tiver percorrido cerca de 10 mil quilômetros.
Além disso, é aconselhável verificar o alinhamento do veículo após a manutenção, desgaste na suspensão e troca de pneus.
4ª – Direção defensiva
A forma como o motorista dirige o carro tem um impacto direto na vida útil dos pneus. Frenagens bruscas e mudanças repentinas de direção são exemplos de hábitos que podem prejudicar a borracha e causar danos graves aos pneus.
É importante sempre dirigir defensivamente para proteger a durabilidade dos pneus e dos componentes da suspensão.
5ª – Evite a aquaplanagem
Durante esta época do ano, ocorrem frequentemente chuvas intensas em muitas estradas do país.
Para minimizar os perigos de deslizamento na água durante a viagem, é importante verificar periodicamente o estado dos pneus utilizando o indicador TWI, calibrando-os semanalmente pela manhã e evitando excesso de velocidade.
6ª – Estepe
Por fim, é importante que o motorista saiba que imprevistos podem ocorrer durante a viagem. Então, certifique-se de que o pneu reserva esteja em boas condições e com a pressão correta.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!