Dodge Charger 2024: Nova geração traz versões elétricas e a combustão convivendo juntas
A Dodge apresentou a nova geração do icônico Dodge Charger, trazendo uma novidade interessante: agora o modelo estará disponível em versões elétricas e a combustão. Com o lançamento do Charger Daytona 2024, a montadora busca oferecer opções para todos os gostos, sem deixar de lado o desempenho e a potência características dos muscle cars.
De acordo com Tim Kuniskis, CEO da Dodge, o novo Charger é um verdadeiro muscle car, independentemente do tipo de propulsão. Os modelos elétricos serão identificados pela linha Charger Daytona, enquanto os modelos a gasolina receberão a marca “Sixpack”.
Guia do Conteúdo
Potência e desempenho
O Dodge Charger Daytona 2024 promete impressionar quando o assunto é potência. A versão menos potente contará com incríveis 503 cv, enquanto uma versão mais potente terá até 580 cv. Ambas as versões enviarão a potência para as quatro rodas. Já os modelos a combustão estarão disponíveis no próximo ano, com opções de 420 cv ou 550 cv.
No lançamento, o Charger Daytona mais rápido será capaz de atingir 100 km/h em apenas 3,3 segundos e percorrer o quarto de milha em 11,5 segundos. Segundo a Dodge, o novo Charger Daytona será o muscle car mais rápido e potente do mundo, com exceção do Banshee de 800 volts, que será lançado no próximo ano.
Design e tecnologia
O Dodge Charger Daytona 2024 será oferecido em duas versões: R/T e Scat Pack. Ambas contarão com uma arquitetura de 400 volts e compartilharão o mesmo layout de motor duplo, alimentado por uma bateria de 100,5 kWh. A Dodge destaca que o Charger Daytona possui uma distribuição de peso quase 50/50, proporcionando um excelente equilíbrio nas curvas.
Para lidar com o peso do veículo, a Dodge oferecerá o maior pacote de pneus já oferecido em um Charger de fábrica. As versões Scat Pack com o Track Package receberão rodas de 20 polegadas com pneus da série 305/35 na frente e 325 na traseira, além de freios Brembo de 16 polegadas com pinças de seis pistões.
Autonomia e carregamento
A autonomia dos modelos elétricos também é impressionante. O Charger Daytona R/T terá uma autonomia de até 317 milhas (510 km), enquanto o Scat Pack, com potência extra, alcançará cerca de 260 milhas (418 km) entre as cargas. Além disso, o carregamento em um carregador rápido de 350 kW permitirá que a bateria seja recarregada de 20% a 80% em aproximadamente 27 minutos.
Interior e exterior
No interior, o Charger Daytona oferece um ambiente moderno e tecnológico. O painel conta com uma tela digital padrão de 10,25 polegadas ou uma unidade opcional de 16 polegadas, além de uma tela central de 12,3 polegadas. O design do painel remete ao clássico Charger de 1968, trazendo um toque nostálgico ao carro. Além disso, a iluminação interna “Attitude Adjustment” da Dodge oferece uma gama de 64 cores, permitindo personalizar o ambiente conforme o gosto do motorista.
Quanto ao design exterior, o Charger Daytona apresenta linhas arrojadas e esportivas, com destaque para a asa em “R” na frente, que auxilia no fluxo de ar. A carroceria reflete o conceito Charger Daytona SRT EV, lançado anteriormente pela montadora.
Próxima geração a gasolina
A Dodge já confirmou que a próxima geração do Charger movido a gasolina, chamada de Charger Sixpack, será lançada em 2025. Esse modelo será montado na mesma plataforma STLA Large e contará com o motor Hurricane de 3,0 litros com turbocompressor duplo e seis cilindros em linha reta, oferecendo opções de potência de 420 cv ou 550 cv.
Preço e produção
O Dodge Charger Daytona R/T e Scat Pack serão lançados no meio deste ano como modelos 2024. Já os modelos de quatro portas chegarão apenas no primeiro trimestre de 2025, junto com o Charger Sixpack. Os preços ainda não foram divulgados, mas espera-se que o novo Daytona R/T comece acima de US$ 50.000.
Com essa nova geração do Dodge Charger, a montadora promete oferecer opções para todos os entusiastas de carros esportivos, combinando potência, tecnologia e design marcante. Fique ligado para mais informações sobre o lançamento deste icônico modelo.
Fonte: InsideEVs