O Dodge Viper foi um dos carros esportivos mais notavelmente consistentes já feitos!
Existe uma crença popular sobre o Porsche 911, de que a cada geração ele se parece mais ou menos com a anterior. No entanto, o Dodge Viper prova que a empresa alemã não é a única capaz de produzir um carro esportivo notavelmente consistente ao longo de décadas.
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Dodge Viper: O carro esportivo consistente que desafia a crença popular sobre gerações
Assim como o Porsche 911, cada geração do Dodge Viper se parece muito com a anterior. Isso não é realmente uma reclamação sobre nenhum dos carros, nem é para dizer que cada exemplo é idêntico. No entanto, as características de design que os destacam como especiais permaneceram consistentes ao longo dos anos, dando a eles uma identidade de marca forte.
As semelhanças entre as gerações vão além da superfície, porém. Em um novo vídeo do Carwow comparando cada geração do Viper, o apresentador Mat Watson descobre que o desenvolvimento do carro esportivo americano ao longo dos anos foi realmente evolutivo, em vez de revolucionário.
A evolução do Dodge Viper ao longo de 20 anos de produção
Claro, existem as conexões principais, como o fato de cada modelo ter um motor de 10 cilindros e uma transmissão manual de seis velocidades. No entanto, só porque a receita básica era a mesma, não significa que a Dodge não pudesse encontrar espaço para melhorias ao longo dos 20 anos em que o Viper esteve em produção.
O que começou como um V10 de 8.0 litros que produzia 400 cv para o modelo de primeira geração evoluiu para um V10 de 8.4 litros que produzia 650 cv para o carro da quinta e última geração.
Modelo de quinta geração Shelby adiciona tecnologias de conforto ao motorista e aceleração mais rápida
Cada exemplo também tinha a tração traseira exclusiva, seguindo a tradição do modelo de primeira geração projetado por Carroll Shelby.
Embora a maioria dos exemplos tenha seguido essa tradição tão rigidamente que ofereciam pouca ou nenhuma ajuda ao motorista, o modelo de quinta geração finalmente adicionou tecnologias de conforto ao motorista, como controle de lançamento e freios antitravamento.
Embora isso signifique que o último modelo seja um pouco diferente dos anteriores, também significa uma aceleração mais rápida. Enquanto as primeiras quatro gerações estão todas a meio segundo uma da outra na sprint de 0-60 mph (0-96 km/h), o último exemplo é o mais rápido de todos, atingindo velocidades de autoestrada em 4,2 segundos com Watson ao volante.
Descobrindo as diferenças entre os modelos do Viper de quinta geração
O modelo de quinta geração é um outlier de outra maneira, também. Com as câmeras voltadas para Mat Watson configuradas nos mesmos locais para todos os veículos, exceto pelo quinto modelo, é difícil dizer qual é qual apenas olhando para o interior.
Os quatro primeiros exemplos têm uma cabine espartana e preta, com um assento esportivo e um par de alto-falantes grandes ao lado do motorista. Obviamente, os diferentes níveis de teto são uma dica, e tenho certeza de que há outras diferenças do ponto de vista do motorista, mas é um exemplo fascinante de como consistente o Viper foi ao longo de sua existência.
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