Esses drones militares autônomos conseguem rastrear, atacar e pousar sozinhos!

Em um futuro próximo, poderemos vivenciar uma realidade em que equipes de drones militares coordenados agem e reagem por conta própria a mudanças e desafios no campo de batalha, perseguindo implacavelmente seu alvo até que ele seja neutralizado. Parece algo saído de um filme de ficção científica, certo? Errado.

Drones militares autônomos: a letalidade da tecnologia sem controle humano!

A novidade agora é o sistema chamado V-BAT Teams, que consiste em equipes de drones V-BAT trabalhando juntos de forma autônoma para executar missões em ambientes eletronicamente contestados.

Esses drones militares autônomos conseguem rastrear, atacar e pousar sozinhos!
Os drones militares – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Diferente de outras tecnologias que requerem GPS ou conexão com a base de origem, esses drones não precisam desses recursos para operar. Além disso, eles são capazes de responder e se adaptar aos movimentos do inimigo, desafios ambientais e até mesmo uns aos outros.

V-BATs: drones com inteligência artificial governando suas ações

Os V-BATs estão sendo desenvolvidos pela empresa Shield AI. Estamos falando de máquinas com 2,7 metros de comprimento, movidas por um único rotor em um design de ventilador com dutos. Elas podem atingir altitudes de até 6.000 metros e pairar por longos períodos de tempo.

Apesar de seu design ser incomum e suas capacidades estarem no topo da cadeia alimentar, os drones seriam muito menos impressionantes se fossem projetados para serem controlados por humanos. Mas não são, pois suas decisões e ações serão governadas por um sistema de inteligência artificial chamado Hivemind.

Hivemind: O melhor piloto de IA para aeronaves do mundo

O “Hivemind” é descrito como sendo o “melhor piloto de IA para aeronaves do mundo”. Trata-se de um sistema projetado para funcionar independentemente do controle humano, sem qualquer necessidade de sinais de GPS ou waypoints.

Em resumo, a IA permite que cada drone crie seu próprio mapa do ambiente usando sensores e câmeras a bordo e opere com base nisso. Tudo o que o Hivemind precisa saber é qual é a missão e ele fará o resto sozinho, sem a necessidade de programação comportamental.

O sistema “Teams” foi criado para “trabalhar juntos em ambientes de guerra eletrônica e como parte de uma equipe homem-máquina” para aumentar as capacidades e a consciência de uma unidade militar.

A empresa por trás da ideia promete que a simples implantação de uma equipe de BATs dará às equipes o poder de combate de um batalhão, ou aos batalhões o poder de uma divisão.

Drones revolucionam operações militares com monitoramento de grande alcance e rastreamento de múltiplos objetos

Os drones militares estão revolucionando a maneira como as forças militares operam em campo de batalha. Apenas quatro desses equipamentos voando sobre a área podem monitorar tudo o que está acontecendo em um espaço de 77 mil km².

Drones revolucionam operações militares com monitoramento de grande alcance e rastreamento de múltiplos objetos
O monitoramento dos drones em campo de batalha – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Além disso, eles têm a capacidade de rastrear cerca de mil objetos diferentes ao mesmo tempo. Quando necessário, os drones podem ser controlados a partir de uma estação de controle móvel, que expande em monitores e teclados para que os operadores possam gerenciar equipes de drones.

Embora os operadores humanos não estejam completamente fora do circuito, o uso de drones está se tornando cada vez mais comum em operações militares.

Desenvolvimento de drones autônomos pela Shield AI gera preocupações quanto à segurança dos mecanismos

A empresa Shield AI está desenvolvendo um sistema de drones autônomos que promete revolucionar a forma como as missões militares são realizadas. No entanto, a tecnologia também é motivo de preocupação, já que a empresa não esclarece quais são os mecanismos de segurança em vigor.

O sistema de drones V-BAT, como é chamado, irá se comportar como o coletivo Borg da série Star Trek, ou seja, “quando um V-BAT voa, a frota aprende”.

Apesar de a empresa dizer que os drones serão oferecidos em grupos de quatro unidades, devido às limitações da “mente coletiva”, a promessa é que esse número dobre anualmente, criando enxames cada vez maiores de drones assassinos.

Desenvolvedores trabalham em projeto ambicioso para criar exércitos de drones sincronizados

Os desenvolvedores de drones estão trabalhando em um ambicioso projeto de criar exércitos de máquinas voando em sincronia, capazes de realizar qualquer trabalho necessário para concluir a tarefa, não importa o quê.

A empresa promete atualizações regulares nos softwares e equipamentos, visando atrair o maior número possível de operadores e clientes. Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar várias indústrias, como agricultura, construção, transporte e logística, entre outras.

V-BAT Teams: o momento em que a inteligência artificial entra em campo de batalha!

O sistema V-BAT Teams está disponível para compra por interessados (claro, civis não serão permitidos a comprá-los), por preços não divulgados.

A Shield AI espera que os drones comecem a ser entregues e a servir nos campos de batalha do mundo (dos quais parece haver um número cada vez maior, infelizmente) já no próximo ano.

Ainda resta ver quem implantará o sistema primeiro e com quais efeitos, mas a chegada do V-BAT Teams pode muito bem ser vista como o momento em que a IA realmente entrou em campo de batalha.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário