Ducati Scrambler Icon 2025: Características, Motor, Design e Ficha Técnica!

Continuando a tradição da linha Scrambler, a versão 2025 se destaca por sua estética retrô, inspirada nas motos dos anos 60, mas com um toque moderno que a torna uma máquina versátil e cheia de personalidade.

Ducati Scrambler Icon 2025 na diagonal em fundo escuro.
Ducati Scrambler Icon 2025

Equipada com um motor bicilíndrico em L de 803 cm³, a Scrambler Icon 2025 oferece um equilíbrio perfeito entre potência e prazer de pilotagem, ideal para quem busca uma moto ágil tanto para o uso urbano quanto para aventuras em estradas secundárias. A Ducati manteve a filosofia de “jogar leve”, com um design compacto e ergonômico, perfeito para pilotos de diferentes estilos.

Conforto da Scrambler

O conforto da Ducati Scrambler Icon 2025 é uma das características que mais evoluiu em relação aos modelos anteriores, buscando equilibrar a experiência de pilotagem emocionante com a necessidade de uma motocicleta confortável para o uso diário e para viagens mais longas.

Ergonomia aprimorada

A posição de pilotagem da Scrambler Icon 2025 foi cuidadosamente projetada para oferecer conforto em diferentes tipos de terreno e durante longos períodos de uso. O assento, com design mais largo e acolchoado, oferece mais suporte, o que contribui para maior conforto em viagens mais longas. A altura do banco é acessível, facilitando o controle da moto para uma ampla variedade de pilotos. Além disso, a posição das pedaleiras e do guidão foi otimizada para proporcionar um bom equilíbrio entre conforto e agilidade.

Suspensão melhorada

A suspensão dianteira e traseira da Scrambler Icon 2025 recebeu ajustes para proporcionar maior conforto e estabilidade, especialmente em terrenos irregulares ou estradas secundárias. A suspensão dianteira é do tipo telescópica de 41 mm, enquanto a traseira é monoamortecida, com ambos os componentes tendo ajustes de pré-carga para se adaptar ao peso do piloto e ao tipo de pilotagem. Esse sistema ajuda a suavizar impactos, proporcionando mais controle e menos cansaço durante o uso urbano ou aventuras off-road leves.

Tecnologia e recursos de assistência

Para aumentar ainda mais o conforto, a Scrambler Icon 2025 vem equipada com tecnologias como o controle de tração Ducati (DTC), que garante maior segurança e estabilidade, ajustando a potência da moto conforme a aderência da estrada. Isso é particularmente útil em condições de baixa aderência, como chuva ou piso escorregadio, proporcionando mais confiança e reduzindo o esforço necessário para controlar a moto.

Além disso, o painel digital, agora mais completo e de fácil leitura, permite ao piloto acessar informações rapidamente, evitando distrações e tornando a condução mais tranquila.

Banco e acessórios

A Scrambler Icon 2025 também oferece uma gama de acessórios opcionais que podem ser adquiridos para melhorar ainda mais o conforto, como bancos mais ergonômicos ou até mesmo bancos mais altos para pilotos de estaturas maiores. Isso torna a moto mais personalizada e adaptável ao estilo de cada condutor.

Ducati Scrambler Icon 2025 na diagonal.
Ducati Scrambler Icon 2025

Motor da Scrambler

Com 803 cm³ de deslocamento, o motor proporciona uma excelente combinação de potência e torque, adequado tanto para o uso urbano quanto para passeios mais longos.

Com um diâmetro x curso de 88 x 66 mm e uma taxa de compressão de 11:1, o motor consegue equilibrar eficiência de combustível e desempenho, entregando uma resposta rápida e fluída. A potência de 73 cv (53,6 kW) a 8.250 rpm e o torque de 65,2 Nm a 7.000 rpm são suficientes para proporcionar uma aceleração vigorosa e uma condução prazerosa, mantendo a moto ágil e dinâmica.

A injeção eletrônica de combustível com corpo de borboleta de 50 mm e o sistema Ride-by-Wire garantem um controle de aceleração preciso e uma resposta suave, permitindo ao piloto ajustar a entrega de potência conforme o seu estilo de pilotagem.

Design e Estilo Moderno

O design e estilo moderno da Ducati Scrambler Icon 2025 são uma perfeita combinação entre o clássico e o contemporâneo, mantendo a essência da linha Scrambler, mas com elementos modernos e inovadores. A Ducati soube preservar a estética retrô que caracteriza o modelo, enquanto integra toques de sofisticação e tecnologia, tornando a moto visualmente atraente e funcional.

A silhueta da Scrambler Icon 2025 é simples e minimalista, com formas arredondadas e fluídas que conferem um aspecto descomplicado e elegante. O tanque de combustível, com suas linhas mais acentuadas, mantém o formato tradicional da Scrambler, mas com um design mais refinado, trazendo um toque de modernidade sem perder a essência clássica. As opções de cores, como o vibrante amarelo “62”, fazem referência ao lançamento original da Scrambler em 1962, enquanto outras cores mais sóbrias, como preto e branco, acentuam o visual contemporâneo da moto.

Duas Ducati Scrambler Icon 2025 em frente de galpão.
Ducati Scrambler Icon 2025

Outro destaque do design é o farol em LED, que, embora mantenha o formato redondo, agora utiliza a tecnologia LED para oferecer melhor eficiência energética, durabilidade e visibilidade. A iluminação traseira também é em LED, o que ajuda a manter o estilo moderno e funcional.

O painel digital TFT é uma das grandes inovações da Scrambler Icon 2025. Ele substitui o painel analógico tradicional, oferecendo uma interface clara e intuitiva, onde o piloto pode visualizar informações como velocímetro, tacômetro e níveis de combustível de forma simples e precisa. Essa modernização não só melhora a legibilidade, mas também contribui para a estética futurista da moto.

Tecnologias de Ponta

A Ducati soube incorporar inovação de forma inteligente, sem comprometer o espírito tradicional da linha Scrambler. Vamos explorar as principais tecnologias presentes no modelo 2025:

Painel Digital TFT

O painel digital TFT (Thin Film Transistor) da Scrambler Icon 2025 é um dos maiores avanços tecnológicos em relação aos modelos anteriores. Ele substitui o painel analógico tradicional e oferece uma interface moderna e fácil de ler. O display oferece informações claras sobre a velocidade, rotação do motor (RPM), níveis de combustível, modos de pilotagem e até mesmo dados de navegação (se compatível com sistemas de integração de smartphone).

Sistema Ride-by-Wire

O Ride-by-Wire é uma tecnologia que substitui o cabo físico do acelerador por um sistema eletrônico. Isso permite um controle mais preciso da aceleração, além de possibilitar a implementação de diferentes modos de pilotagem e ajustes de desempenho.

Controle de Tração Ducati (DTC)

O Controle de Tração Ducati (DTC) é um sistema avançado de segurança que atua para evitar a derrapagem das rodas traseira e dianteira, ajustando automaticamente a potência do motor conforme a aderência do solo. Com várias configurações ajustáveis, o DTC permite que o piloto se sinta seguro mesmo em condições climáticas adversas ou em terrenos com baixa aderência, como pisos molhados ou escorregadios.

Modos de Pilotagem

A Scrambler Icon 2025 oferece diferentes modos de pilotagem, uma funcionalidade que adapta o comportamento da moto ao estilo e preferências do piloto. Dependendo do modo escolhido (normal, esportivo, chuvoso, etc.), o sistema eletrônico ajusta a entrega de potência, o controle de tração e até mesmo a resposta do acelerador, otimizando a performance e o conforto de acordo com a situação de pilotagem.

Dianteira da Ducati Scrambler Icon 2025.
Ducati Scrambler Icon 2025

Sistema de Freios Bosch

A Scrambler Icon 2025 está equipada com o sistema de freios Bosch de última geração, que inclui o ABS de 9.1 MP. Este sistema de antibloqueio de rodas ajuda a prevenir o travamento das rodas durante frenagens bruscas ou em pisos escorregadios, aumentando a segurança, especialmente em curvas e situações de emergência.

Transmissão da Scrambler

A configuração da transmissão garante agilidade, precisão e controle em diversas condições de pilotagem, seja em estrada, cidade ou trilhas mais leves. Vamos detalhar os principais aspectos dessa transmissão:

Caixa de Velocidades

A Scrambler Icon 2025 é equipada com uma caixa de 6 marchas, o que proporciona uma ampla faixa de opções para diferentes velocidades e condições de estrada. A transmissão de 6 marchas ajuda a otimizar o consumo de combustível, ao mesmo tempo que oferece um bom equilíbrio entre desempenho e conforto em longos trajetos.

Unidade Primária

A unidade primária é composta por uma série de engrenagens que fazem a conexão entre o motor e a caixa de velocidades. O sistema de engrenagens utilizado na Scrambler é o seguinte:

  • 1ª: 32/13
  • 2ª: 30/18
  • 3ª: 28/21
  • 4ª: 26/23
  • 5ª: 22/22
  • 6ª: 24/26

Essas relações de engrenagem garantem uma troca de marchas suave e eficiente, permitindo ao piloto obter o melhor desempenho em diferentes faixas de rotação do motor. A relação de 1,85:1 das engrenagens de corte reto é particularmente eficiente, ajudando a proporcionar um equilíbrio adequado entre torque e velocidade em todas as marchas.

Engrenagens de Corte Reto

As engrenagens de corte reto são uma escolha comum em motocicletas esportivas e modelos de alto desempenho devido à sua capacidade de oferecer um engajamento preciso e direto das marchas.

Ficha Técnica

ComponenteEspecificação
MotorL-Twin, distribuição desmodrômica, 2 válvulas por cilindro, refrigerado a ar
Deslocamento803 cm³
Diâmetro x Curso88 x 66 mm
Taxa de Compressão11:1
Potência Máxima73 cv (53,6 kW) a 8.250 rpm
Torque Máximo65,2 Nm (48,1 lb-pés) a 7.000 rpm
Sistema de InjeçãoInjeção eletrônica com corpo de borboleta de 50 mm
Sistema de EscapeSilenciador de aço inoxidável, sondas lambda e conversor catalítico
EmbreagemDeslizante, multidisco úmida, autoservo, controlada hidraulicamente
Transmissão6 marchas, corte reto, relação 1,85:1
Transmissão FinalCorrente, roda dentada dianteira 15, traseira 46
Suspensão DianteiraTelescópica de 41 mm, com ajuste de pré-carga
Suspensão TraseiraMonoamortecida, ajustável em pré-carga
Freios DianteirosDisco único de 330 mm, com ABS Bosch 9.1 MP
Freios TraseirosDisco único de 245 mm, com ABS Bosch 9.1 MP
RodasRaiadas de alumínio, 18″ (dianteira) e 17″ (traseira)
Pneus110/80 R18 (dianteiro) e 180/55 R17 (traseiro)
Altura do Assento798 mm
Capacidade do Tanque13,5 L
Peso a Seco190 kg
Comprimento Total2.130 mm
Distância entre Eixos1.445 mm
Lateral da Ducati Scrambler Icon 2025.
Ducati Scrambler Icon 2025

Tecnologia e Características Adicionais

ComponenteEspecificação
Controle de Tração (DTC)Ajustável, 4 níveis de intervenção
Modos de PilotagemModo Normal, Modo Sport, Modo Chuva
Painel de InstrumentosDisplay TFT Digital
IluminaçãoFarol LED, luz traseira LED
ConectividadeSistema de integração com smartphone via Bluetooth
Sistema de AbsABS Bosch 9.1 MP, com modo de curva
Controle de VelocidadeNão disponível

Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual é o tipo de motor da Ducati Scrambler Icon 2025?

O motor da Scrambler Icon 2025 é um L-Twin de 803 cm³, com distribuição desmodrômica e 2 válvulas por cilindro, refrigerado a ar. Esse tipo de motor é característico da Ducati e oferece um desempenho equilibrado e divertido, com 73 cv a 8.250 rpm e torque de 65,2 Nm a 7.000 rpm.

Quantas marchas a Scrambler Icon 2025 possui?

A Ducati Scrambler Icon 2025 vem equipada com uma caixa de 6 marchas, proporcionando uma boa distribuição de potência e permitindo um desempenho suave e eficiente em diferentes faixas de velocidade.

Quais são as características de segurança da Ducati Scrambler Icon 2025?

A Scrambler Icon 2025 conta com o ABS Bosch 9.1 MP, que é um sistema de frenagem antibloqueio avançado, ideal para aumentar a segurança em frenagens bruscas ou em pisos escorregadios. Além disso, ela possui o Controle de Tração Ducati (DTC), que ajuda a evitar a derrapagem da roda traseira e garante mais estabilidade em condições de baixa aderência.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Motos Kawasaki KLX100R 2025: Design, Motor, Fotos e Ficha Técnica!

A Kawasaki KLX100R 2025 é uma moto off-road projetada para oferecer desempenho excepcional em trilhas…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Zontes R350 2025: Motor, Design, Características, Ficha Técnica e Outros!

Desenvolvida pela marca chinesa Zontes, a R350 se destaca no mercado de motos intermediárias, oferecendo…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Zontes T350 2025: Motor, Design, Características e Ficha Técnica!

Parte da linha de modelos de média cilindrada da fabricante chinesa Zontes, a T350 se…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Zontes 350 E 2025: Motor, Design, Características e Ficha Técnica!

Parte da linha de motos de média cilindrada da marca Zontes, a 350 E se…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Kawasaki Ninja 400 KRT 2025: Motor, Características, Fotos e Ficha Técnica!

Parte da linha Ninja, tradicionalmente associada a alta performance e design arrojado, a versão 2025…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário