Ducati Scrambler Icon 2025: Características, Motor, Design e Ficha Técnica!
Continuando a tradição da linha Scrambler, a versão 2025 se destaca por sua estética retrô, inspirada nas motos dos anos 60, mas com um toque moderno que a torna uma máquina versátil e cheia de personalidade.
Equipada com um motor bicilíndrico em L de 803 cm³, a Scrambler Icon 2025 oferece um equilíbrio perfeito entre potência e prazer de pilotagem, ideal para quem busca uma moto ágil tanto para o uso urbano quanto para aventuras em estradas secundárias. A Ducati manteve a filosofia de “jogar leve”, com um design compacto e ergonômico, perfeito para pilotos de diferentes estilos.
Guia do Conteúdo
Conforto da Scrambler
O conforto da Ducati Scrambler Icon 2025 é uma das características que mais evoluiu em relação aos modelos anteriores, buscando equilibrar a experiência de pilotagem emocionante com a necessidade de uma motocicleta confortável para o uso diário e para viagens mais longas.
Ergonomia aprimorada
A posição de pilotagem da Scrambler Icon 2025 foi cuidadosamente projetada para oferecer conforto em diferentes tipos de terreno e durante longos períodos de uso. O assento, com design mais largo e acolchoado, oferece mais suporte, o que contribui para maior conforto em viagens mais longas. A altura do banco é acessível, facilitando o controle da moto para uma ampla variedade de pilotos. Além disso, a posição das pedaleiras e do guidão foi otimizada para proporcionar um bom equilíbrio entre conforto e agilidade.
Suspensão melhorada
A suspensão dianteira e traseira da Scrambler Icon 2025 recebeu ajustes para proporcionar maior conforto e estabilidade, especialmente em terrenos irregulares ou estradas secundárias. A suspensão dianteira é do tipo telescópica de 41 mm, enquanto a traseira é monoamortecida, com ambos os componentes tendo ajustes de pré-carga para se adaptar ao peso do piloto e ao tipo de pilotagem. Esse sistema ajuda a suavizar impactos, proporcionando mais controle e menos cansaço durante o uso urbano ou aventuras off-road leves.
Tecnologia e recursos de assistência
Para aumentar ainda mais o conforto, a Scrambler Icon 2025 vem equipada com tecnologias como o controle de tração Ducati (DTC), que garante maior segurança e estabilidade, ajustando a potência da moto conforme a aderência da estrada. Isso é particularmente útil em condições de baixa aderência, como chuva ou piso escorregadio, proporcionando mais confiança e reduzindo o esforço necessário para controlar a moto.
Além disso, o painel digital, agora mais completo e de fácil leitura, permite ao piloto acessar informações rapidamente, evitando distrações e tornando a condução mais tranquila.
Banco e acessórios
A Scrambler Icon 2025 também oferece uma gama de acessórios opcionais que podem ser adquiridos para melhorar ainda mais o conforto, como bancos mais ergonômicos ou até mesmo bancos mais altos para pilotos de estaturas maiores. Isso torna a moto mais personalizada e adaptável ao estilo de cada condutor.
Motor da Scrambler
Com 803 cm³ de deslocamento, o motor proporciona uma excelente combinação de potência e torque, adequado tanto para o uso urbano quanto para passeios mais longos.
Com um diâmetro x curso de 88 x 66 mm e uma taxa de compressão de 11:1, o motor consegue equilibrar eficiência de combustível e desempenho, entregando uma resposta rápida e fluída. A potência de 73 cv (53,6 kW) a 8.250 rpm e o torque de 65,2 Nm a 7.000 rpm são suficientes para proporcionar uma aceleração vigorosa e uma condução prazerosa, mantendo a moto ágil e dinâmica.
A injeção eletrônica de combustível com corpo de borboleta de 50 mm e o sistema Ride-by-Wire garantem um controle de aceleração preciso e uma resposta suave, permitindo ao piloto ajustar a entrega de potência conforme o seu estilo de pilotagem.
Design e Estilo Moderno
O design e estilo moderno da Ducati Scrambler Icon 2025 são uma perfeita combinação entre o clássico e o contemporâneo, mantendo a essência da linha Scrambler, mas com elementos modernos e inovadores. A Ducati soube preservar a estética retrô que caracteriza o modelo, enquanto integra toques de sofisticação e tecnologia, tornando a moto visualmente atraente e funcional.
A silhueta da Scrambler Icon 2025 é simples e minimalista, com formas arredondadas e fluídas que conferem um aspecto descomplicado e elegante. O tanque de combustível, com suas linhas mais acentuadas, mantém o formato tradicional da Scrambler, mas com um design mais refinado, trazendo um toque de modernidade sem perder a essência clássica. As opções de cores, como o vibrante amarelo “62”, fazem referência ao lançamento original da Scrambler em 1962, enquanto outras cores mais sóbrias, como preto e branco, acentuam o visual contemporâneo da moto.
Outro destaque do design é o farol em LED, que, embora mantenha o formato redondo, agora utiliza a tecnologia LED para oferecer melhor eficiência energética, durabilidade e visibilidade. A iluminação traseira também é em LED, o que ajuda a manter o estilo moderno e funcional.
O painel digital TFT é uma das grandes inovações da Scrambler Icon 2025. Ele substitui o painel analógico tradicional, oferecendo uma interface clara e intuitiva, onde o piloto pode visualizar informações como velocímetro, tacômetro e níveis de combustível de forma simples e precisa. Essa modernização não só melhora a legibilidade, mas também contribui para a estética futurista da moto.
Tecnologias de Ponta
A Ducati soube incorporar inovação de forma inteligente, sem comprometer o espírito tradicional da linha Scrambler. Vamos explorar as principais tecnologias presentes no modelo 2025:
Painel Digital TFT
O painel digital TFT (Thin Film Transistor) da Scrambler Icon 2025 é um dos maiores avanços tecnológicos em relação aos modelos anteriores. Ele substitui o painel analógico tradicional e oferece uma interface moderna e fácil de ler. O display oferece informações claras sobre a velocidade, rotação do motor (RPM), níveis de combustível, modos de pilotagem e até mesmo dados de navegação (se compatível com sistemas de integração de smartphone).
Sistema Ride-by-Wire
O Ride-by-Wire é uma tecnologia que substitui o cabo físico do acelerador por um sistema eletrônico. Isso permite um controle mais preciso da aceleração, além de possibilitar a implementação de diferentes modos de pilotagem e ajustes de desempenho.
Controle de Tração Ducati (DTC)
O Controle de Tração Ducati (DTC) é um sistema avançado de segurança que atua para evitar a derrapagem das rodas traseira e dianteira, ajustando automaticamente a potência do motor conforme a aderência do solo. Com várias configurações ajustáveis, o DTC permite que o piloto se sinta seguro mesmo em condições climáticas adversas ou em terrenos com baixa aderência, como pisos molhados ou escorregadios.
Modos de Pilotagem
A Scrambler Icon 2025 oferece diferentes modos de pilotagem, uma funcionalidade que adapta o comportamento da moto ao estilo e preferências do piloto. Dependendo do modo escolhido (normal, esportivo, chuvoso, etc.), o sistema eletrônico ajusta a entrega de potência, o controle de tração e até mesmo a resposta do acelerador, otimizando a performance e o conforto de acordo com a situação de pilotagem.
Sistema de Freios Bosch
A Scrambler Icon 2025 está equipada com o sistema de freios Bosch de última geração, que inclui o ABS de 9.1 MP. Este sistema de antibloqueio de rodas ajuda a prevenir o travamento das rodas durante frenagens bruscas ou em pisos escorregadios, aumentando a segurança, especialmente em curvas e situações de emergência.
Transmissão da Scrambler
A configuração da transmissão garante agilidade, precisão e controle em diversas condições de pilotagem, seja em estrada, cidade ou trilhas mais leves. Vamos detalhar os principais aspectos dessa transmissão:
Caixa de Velocidades
A Scrambler Icon 2025 é equipada com uma caixa de 6 marchas, o que proporciona uma ampla faixa de opções para diferentes velocidades e condições de estrada. A transmissão de 6 marchas ajuda a otimizar o consumo de combustível, ao mesmo tempo que oferece um bom equilíbrio entre desempenho e conforto em longos trajetos.
Unidade Primária
A unidade primária é composta por uma série de engrenagens que fazem a conexão entre o motor e a caixa de velocidades. O sistema de engrenagens utilizado na Scrambler é o seguinte:
- 1ª: 32/13
- 2ª: 30/18
- 3ª: 28/21
- 4ª: 26/23
- 5ª: 22/22
- 6ª: 24/26
Essas relações de engrenagem garantem uma troca de marchas suave e eficiente, permitindo ao piloto obter o melhor desempenho em diferentes faixas de rotação do motor. A relação de 1,85:1 das engrenagens de corte reto é particularmente eficiente, ajudando a proporcionar um equilíbrio adequado entre torque e velocidade em todas as marchas.
Engrenagens de Corte Reto
As engrenagens de corte reto são uma escolha comum em motocicletas esportivas e modelos de alto desempenho devido à sua capacidade de oferecer um engajamento preciso e direto das marchas.
Ficha Técnica
Componente | Especificação |
Motor | L-Twin, distribuição desmodrômica, 2 válvulas por cilindro, refrigerado a ar |
Deslocamento | 803 cm³ |
Diâmetro x Curso | 88 x 66 mm |
Taxa de Compressão | 11:1 |
Potência Máxima | 73 cv (53,6 kW) a 8.250 rpm |
Torque Máximo | 65,2 Nm (48,1 lb-pés) a 7.000 rpm |
Sistema de Injeção | Injeção eletrônica com corpo de borboleta de 50 mm |
Sistema de Escape | Silenciador de aço inoxidável, sondas lambda e conversor catalítico |
Embreagem | Deslizante, multidisco úmida, autoservo, controlada hidraulicamente |
Transmissão | 6 marchas, corte reto, relação 1,85:1 |
Transmissão Final | Corrente, roda dentada dianteira 15, traseira 46 |
Suspensão Dianteira | Telescópica de 41 mm, com ajuste de pré-carga |
Suspensão Traseira | Monoamortecida, ajustável em pré-carga |
Freios Dianteiros | Disco único de 330 mm, com ABS Bosch 9.1 MP |
Freios Traseiros | Disco único de 245 mm, com ABS Bosch 9.1 MP |
Rodas | Raiadas de alumínio, 18″ (dianteira) e 17″ (traseira) |
Pneus | 110/80 R18 (dianteiro) e 180/55 R17 (traseiro) |
Altura do Assento | 798 mm |
Capacidade do Tanque | 13,5 L |
Peso a Seco | 190 kg |
Comprimento Total | 2.130 mm |
Distância entre Eixos | 1.445 mm |
Tecnologia e Características Adicionais
Componente | Especificação |
Controle de Tração (DTC) | Ajustável, 4 níveis de intervenção |
Modos de Pilotagem | Modo Normal, Modo Sport, Modo Chuva |
Painel de Instrumentos | Display TFT Digital |
Iluminação | Farol LED, luz traseira LED |
Conectividade | Sistema de integração com smartphone via Bluetooth |
Sistema de Abs | ABS Bosch 9.1 MP, com modo de curva |
Controle de Velocidade | Não disponível |
Perguntas Frequentes (FAQ)
Qual é o tipo de motor da Ducati Scrambler Icon 2025?
O motor da Scrambler Icon 2025 é um L-Twin de 803 cm³, com distribuição desmodrômica e 2 válvulas por cilindro, refrigerado a ar. Esse tipo de motor é característico da Ducati e oferece um desempenho equilibrado e divertido, com 73 cv a 8.250 rpm e torque de 65,2 Nm a 7.000 rpm.
Quantas marchas a Scrambler Icon 2025 possui?
A Ducati Scrambler Icon 2025 vem equipada com uma caixa de 6 marchas, proporcionando uma boa distribuição de potência e permitindo um desempenho suave e eficiente em diferentes faixas de velocidade.
Quais são as características de segurança da Ducati Scrambler Icon 2025?
A Scrambler Icon 2025 conta com o ABS Bosch 9.1 MP, que é um sistema de frenagem antibloqueio avançado, ideal para aumentar a segurança em frenagens bruscas ou em pisos escorregadios. Além disso, ela possui o Controle de Tração Ducati (DTC), que ajuda a evitar a derrapagem da roda traseira e garante mais estabilidade em condições de baixa aderência.