Ducati Streetfighter V4 S 2025: Motor, Design, Fotos, Características e Ficha Técnica!
É uma das motocicletas mais esperadas e excitantes do mercado, combinando o melhor da engenharia esportiva com um design agressivo e altamente funcional. Inspirada na lendária Panigale V4, a Ducati Streetfighter V4 S 2025 traz o desempenho de uma superesportiva para as ruas, oferecendo uma experiência de pilotagem emocionante sem abrir mão da praticidade e conforto.
Com o imbatível motor V4 de 1.103 cm³, a moto entrega uma potência impressionante de cerca de 208 cv, proporcionando acelerações e velocidades impressionantes. A versão “S” conta com componentes de alta performance, como suspensões Öhlins eletrônicas, sistema de freios Brembo de última geração e pneus de alta aderência, garantindo não apenas uma performance superior, mas também uma maior estabilidade e controle.
Guia do Conteúdo
Design e Detalhes Visuais
Com um estilo que remete à força bruta de um lutador, ela é projetada para ser ousada e, ao mesmo tempo, prática. Aqui estão alguns dos detalhes mais notáveis do seu design e elementos visuais:
Frente Imponente e Faróis Full LED
A frente da Streetfighter V4 S 2025 é inconfundível, com um visual que transmite instantaneamente sua natureza agressiva. O farol dianteiro de LED de duplo feixe é uma das características mais marcantes.
Design do Tanque e Carenagem
O tanque de combustível tem um contorno fluido e muscular, com linhas robustas que aumentam a sensação de potência. Ele é projetado para oferecer não apenas ergonomia, mas também um visual que evoca um caráter de “força pura”.
Assento e Cauda
O assento é projetado para oferecer o máximo de conforto sem perder o aspecto esportivo. O design do banco é de perfil baixo e com uma capa de couro texturizado que proporciona aderência e estabilidade ao piloto. A cauda traseira, por sua vez, segue um estilo “rabo de tubarão”, curto e afilado, contribuindo para a estética compacta e dinâmica da moto, enquanto ainda mantém a aparência de uma máquina pronta para a pista.
Rodas e Pneus
As rodas de alumínio de 17 polegadas são um componente crucial tanto do design quanto da performance. Elas têm um visual agressivo, com raios de múltiplos raios que oferecem leveza e robustez. Os pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa garantem máxima aderência, conferindo à moto uma aparência ainda mais esportiva, com um toque de sofisticação e alta performance.
Suspensão Öhlins e Detalhes em Carbono
Como parte da versão “S”, a Streetfighter V4 S conta com suspensão Öhlins de alta performance, com ajustes eletrônicos, que não apenas garantem a máxima performance em qualquer situação de pilotagem, mas também são um detalhe estético importante, com seus componentes dourados brilhando sob a luz.
Motor e Detalhes Técnicos
A Ducati Streetfighter V4 S 2025 continua a impressionar pelo seu motor de alto desempenho, agora otimizado para entregar uma experiência de pilotagem ainda mais refinada e agradável, tanto nas ruas quanto em condições extremas de performance. Equipado com o motor V4 Desmosedici Stradale, a versão Euro 5 mantém os incríveis 208 cv a 13.000 rpm e um torque de 12,6 kgf.m a 9.500 rpm, entregando uma potência impressionante que coloca a Streetfighter V4 S no topo da sua categoria.
Conforto da Streetfighter
A moto oferece uma posição de pilotagem agressiva, típica de uma naked de alto desempenho, mas sem sacrificar completamente o conforto do piloto.
A posição de pilotagem é projetada para maximizar o controle e a sensação de conexão com a moto, mas com um toque de ergonomia para tornar a experiência mais suportável em longos trajetos. O guidão largo e elevado ajuda a proporcionar uma postura mais ereta, o que reduz a pressão nos braços e ombros, especialmente em trajetos urbanos ou rodovias.
Isso torna a moto mais confortável em comparação com outras superesportivas, que frequentemente exigem uma posição mais baixa e agressiva, sobrecarregando o piloto. O assento, embora focado em um design esportivo, é ergonomicamente projetado para oferecer o máximo de conforto possível, com material têxtil e couro texturizado que proporciona boa aderência e conforto durante longos períodos de pilotagem.
Tecnologias da Moto
Essas tecnologias não só maximizam o potencial da moto, mas também garantem que o piloto tenha controle absoluto, seja em pistas ou nas ruas. A seguir, destacam-se algumas das principais inovações tecnológicas presentes na Streetfighter V4 S 2025:
Plataforma Inercial de Seis Eixos (IMU)
A Plataforma Inercial de Seis Eixos (IMU) é o cérebro eletrônico da Ducati Streetfighter V4 S, responsável por coletar dados de aceleração e giros da moto em três eixos: longitudinal, transversal e vertical. Essa informação é usada para monitorar e ajustar em tempo real diversos sistemas de controle da moto, como controle de tração (DTC), controle de deslizamento (DSC), controle de wheelie (DWC), controle de frenagem (DBC) e até mesmo a distribuição da potência do motor. A IMU também interage com a suspensão Öhlins Smart EC 2.0, ajustando o comportamento da suspensão de acordo com as condições de pilotagem e a dinâmica da moto, garantindo maior controle e segurança.
Modos de Pilotagem Ducati
A Streetfighter V4 S 2025 conta com diversos modos de pilotagem, permitindo que o piloto escolha o estilo de condução que mais se adapta às suas necessidades e ao tipo de estrada. Esses modos ajustam as configurações do motor, a entrega de potência e a resposta do acelerador. Os modos mais comuns incluem:
- Sport: Para uma condução mais agressiva, com a entrega de potência máxima e configuração da suspensão para alto desempenho.
- Race: Ideal para uso em pista, com ajustes ainda mais agressivos e voltados para a performance.
- Street: Para uso urbano ou em estradas com menos aderência, com uma entrega de potência mais suave e modos de assistência para maior controle e segurança.
Esses modos não só permitem uma adaptação ao estilo do piloto, mas também otimizam a moto para diferentes condições de pilotagem, tornando-a mais versátil e fácil de controlar.
Sistema de Freios Brembo Stylema
A Ducati sempre escolhe componentes de freios de alta qualidade, e na Streetfighter V4 S não poderia ser diferente. Ela é equipada com freios Brembo Stylema, um sistema de freios de alto desempenho que garante máxima potência de frenagem e resposta rápida. Esses freios utilizam pinças de alumínio de alta performance que oferecem não só potência de frenagem, mas também maior resistência ao calor, ideal para o uso em altas velocidades e condições exigentes, como nas pistas.
Segurança da Ducati
A Ducati, reconhecida por sua expertise em criar motos de alto desempenho, combina inovação e confiabilidade para oferecer uma experiência de pilotagem mais segura, sem comprometer a emoção e o desempenho. A seguir, detalho os principais recursos de segurança presentes na Streetfighter V4 S 2025.
Uma das tecnologias mais importantes da Streetfighter V4 S é a Plataforma Inercial de Seis Eixos (IMU), que monitora constantemente os movimentos da moto, detectando acelerações e rotações nos três eixos (longitudinal, lateral e vertical). Essa plataforma fornece dados cruciais para ajustar diversos sistemas de segurança em tempo real. A IMU trabalha em conjunto com o controle de tração Ducati (DTC), que ajusta a entrega de potência para evitar a derrapagem excessiva da roda traseira, garantindo máxima aderência, especialmente em condições de baixa aderência, como pisos molhados ou irregulares.
O controle de wheelie Ducati (DWC) também utiliza a IMU para monitorar a posição da roda dianteira, evitando que a moto empine de maneira indesejada durante acelerações agressivas. Esses sistemas de controle dinâmico proporcionam mais confiança e estabilidade ao piloto, tornando a pilotagem mais segura, seja em estradas sinuosas ou em aceleradas fortes.
Outro recurso vital de segurança da Streetfighter V4 S é o ABS de Curva Bosch 9.1 MP. Esse sistema de frenagem é essencial para maximizar a segurança em situações de frenagem extrema, especialmente em curvas.
Em termos de visibilidade e proteção, a moto vem equipada com um sistema de iluminação Full LED, incluindo faróis dianteiros de formato agressivo e de alto alcance, que garantem excelente visibilidade durante a noite ou em condições de baixa luminosidade, aumentando a segurança do piloto ao tornar a moto mais visível para outros motoristas.
Características e Detalhes
O motor Desmosedici Stradale de 1103 cc V4 não é apenas um componente essencial para a alta performance da moto, mas também um exemplo da busca incessante por inovação que caracteriza a Ducati.
Sistema Desmodrômico
Como toda Ducati, o motor da Streetfighter V4 S é alimentado pelo famoso sistema Desmodrômico, um dos maiores diferenciais da marca. O sistema Desmodrômico permite que as válvulas sejam abertas e fechadas de forma totalmente mecânica, sem o uso de molas convencionais. Esse design exclusivo garante que o motor tenha um desempenho mais preciso e eficiente, mesmo em altas rotações, além de permitir um maior controle sobre a combustão.
Virabrequim Contra-Rotativo
Outro recurso técnico de destaque da Streetfighter V4 S 2025 é o virabrequim contra-rotativo. Tradicionalmente, o virabrequim em motos gira na mesma direção das rodas, mas na Ducati esse sistema é invertido, e o virabrequim gira na direção oposta, algo inspirado diretamente nas motos da MotoGP. Esse conceito foi adaptado para as motocicletas de rua pela Ducati devido às vantagens de manuseio que ele oferece.
Ordem de Ignição “Twin Pulse”
O motor V4 da Ducati também adota uma solução técnica única com a ordem de ignição “Twin Pulse”, que se destaca pela forma como os cilindros são acionados. Esse sistema combina o ângulo de 70° dos pinos do virabrequim com o layout V de 90° do motor, criando uma sequência de ignição que emula o som e a sensação de um motor bicilíndrico, com a potência de um V4. A sequência de ignição acontece de forma alternada entre os cilindros do lado esquerdo e direito, em 0°, 90°, 290° e 380° no diagrama de tempo. Esse comportamento único gera um som bastante característico e envolvente, bastante semelhante ao da Desmosedici MotoGP, conferindo à Streetfighter V4 S 2025 uma assinatura sonora inconfundível.
Ficha Técnica
Item | Especificação |
Motor | Desmosedici Stradale V4, 4 cilindros em “V” a 90° |
Cilindrada | 1.103 cm³ |
Potência Máxima | 208 cv (153 kW) a 13.000 rpm |
Torque Máximo | 12,6 kgf.m a 9.500 rpm |
Diâmetro x Curso | 81 mm x 53.5 mm |
Taxa de Compressão | 14:1 |
Sistema de Alimentação | Injeção eletrônica, corpo de borboleta de 56 mm |
Sistema de Ignição | CDI (digital) |
Escapamento | Escapamento 4-2-1-2 com catalisador e silenciador em aço inoxidável |
Transmissão | Manual de 6 marchas com quickshifter Ducati (up & down) |
Relação de Transmissão | 1ª: 2.43, 2ª: 1.75, 3ª: 1.44, 4ª: 1.23, 5ª: 1.08, 6ª: 0.95 |
Quadro | Monocoque em alumínio |
Suspensão Dianteira | Suspensão eletrônica Öhlins NIX-30, 43 mm, ajuste de compressão e retorno, com 125 mm de curso |
Suspensão Traseira | Suspensão eletrônica Öhlins TTX36 com 130 mm de curso |
Rodas | Dianteira: 3,5 x 17″ / Traseira: 6 x 17″, ambos com aro em alumínio forjado |
Pneus | Dianteiro: 120/70 ZR17 / Traseiro: 200/60 ZR17 |
Freios Dianteiros | Dois discos de 330 mm com pinças Brembo Stylema monobloco de 4 pistões e pastilhas de carbono-cerâmica, com sistema ABS de curva (Bosch 9.1 MP) |
Freio Traseiro | Disco de 245 mm com pinça Brembo de 2 pistões |
Peso | 178,5 kg (a seco) |
Capacidade do Tanque | 16 litros (incluindo 3,6 litros de reserva) |
Altura do Assento | 845 mm |
Distância entre Eixos | 1.476 mm |
Ângulo de Direção | 24° |
Capacidade de Carga | 180 kg |
Consumo Médio | Aproximadamente 12,5 km/l (pode variar de acordo com estilo de pilotagem e condições) |
Tecnologia e Equipamentos
Item | Especificação |
Controle de Tração | Ducati Traction Control (DTC) EVO 2 |
Controle de Wheelie | Ducati Wheelie Control (DWC) EVO |
Controle de Desempenho | Ducati Power Launch (DPL) |
Suspensão Eletrônica | Öhlins Smart EC 2.0, totalmente ajustável eletronicamente |
ABS | Bosch 9.1 MP com ABS de curva |
Modos de Pilotagem | 3 modos: Sport, Race, Street |
Display | Painel TFT colorido de 5 polegadas |
Iluminação | Faróis Full LED, luz de condução diurna (DRL) |
Conectividade | Sistema Ducati Multimedia System (DMS) (opcional) |
Assistência Eletrônica | Controle de freios, controle de potência, modos de pilotagem personalizáveis, quickshifter (up & down) |
Painel | Tela TFT 5″ com indicador de marchas, consumo instantâneo, cronômetro e funções de telemetria |
Pontos Fortes e Fracos
Pontos Fortes
- Desempenho de Alto Nível
- A Streetfighter V4 S 2025 é equipada com o motor Desmosedici Stradale V4 de 1103 cc, que entrega 208 cv e 12,6 kgf.m de torque. Isso garante um desempenho impressionante, com acelerações rápidas e alta velocidade de ponta, ideal para pilotos que buscam potência pura e experiência esportiva.
- A ordem de ignição “Twin Pulse” oferece uma entrega de potência única e um som emocionante, semelhante ao das motos da MotoGP, proporcionando uma experiência sensorial incomparável.
- Tecnologia de Ponta
- A moto conta com um conjunto tecnológico avançado, como o sistema de suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 2.0, a Plataforma Inercial IMU de 6 eixos, e o ABS de Curva Bosch 9.1 MP, que garantem uma pilotagem mais controlada e segura, mesmo em situações de alto desempenho ou condições de pista desafiadoras.
- Modos de pilotagem ajustáveis (Sport, Race e Street) permitem personalizar a moto de acordo com o estilo de pilotagem ou as condições da estrada, oferecendo uma flexibilidade que agrada tanto a pilotos mais experientes quanto aqueles que buscam um desempenho mais controlado.
- Design e Estilo
- O design agressivo e futurista da Streetfighter V4 S é um grande atrativo. Com linhas angulosas, o farol Full LED, e detalhes em fibra de carbono, a moto se destaca visualmente, chamando atenção por onde passa. Sua aparência de “superbike” é uma das mais arrojadas e atraentes no mercado das naked bikes.
- A ergonomia, com o guidão elevado e o assento esportivo, oferece uma posição de pilotagem agressiva, ideal para quem busca um controle absoluto durante a pilotagem, sem sacrificar o estilo.
- Manuseio Ágil e Preciso
- O virabrequim contra-rotativo e a suspensão eletrônica ajudam a minimizar os efeitos do giroscópio durante as mudanças de direção, o que torna a moto extremamente ágil e responsiva, mesmo em altas velocidades ou em curvas fechadas.
- A combinação dessas tecnologias oferece um controle excepcional, o que é um grande benefício para pilotos que buscam uma moto rápida, mas também fácil de manobrar.
- Som Inconfundível
- O som do motor V4 com a ordem de ignição “Twin Pulse” é um dos maiores atrativos da Streetfighter V4 S. O som, inspirado nas motos da MotoGP, é grave, profundo e emocionante, proporcionando uma sensação única ao pilotar.
Pontos Fracos
- Preço Elevado
- A Ducati Streetfighter V4 S está na faixa de preço das motos premium de alto desempenho, o que a coloca em uma faixa de preço bastante alta. Para muitos, o preço pode ser um grande impeditivo, especialmente considerando que motos mais acessíveis podem oferecer um desempenho próximo em outros aspectos, embora sem a mesma sofisticação tecnológica.
- Conforto para Uso Diário
- Embora a Streetfighter V4 S tenha alguns recursos para conforto, como o assento ergonômico e a suspensão ajustável, sua postura agressiva e o foco em desempenho a tornam menos confortável para uso diário, especialmente em trajetos longos ou urbanos. O banco, apesar de bem projetado, não é o mais acolchoado e pode se tornar desconfortável em viagens longas.
- A posição de pilotagem mais agressiva, com os pés mais elevados e as mãos mais afastadas, é ótima para pilotagem esportiva, mas não é a mais confortável para passeios relaxados ou viagens prolongadas.
- Custo de Manutenção
- Como toda Ducati de alto desempenho, a Streetfighter V4 S exige um custo de manutenção mais alto. O sistema Desmodrômico, os componentes especializados da moto e a necessidade de manutenções regulares feitas por profissionais qualificados aumentam o custo de propriedade.
- Além disso, peças de reposição e serviços de alta qualidade podem ser mais caros, o que deve ser levado em consideração ao calcular o custo total de posse da moto.
- Piloto Experiente Necessário
- A Streetfighter V4 S é uma moto extremamente potente e com um nível de tecnologia que exige um certo nível de habilidade para ser dominada com segurança e eficácia. Não é uma moto indicada para pilotos iniciantes, pois sua potência, junto com o manuseio preciso e a postura agressiva, pode ser difícil de controlar para quem não tem experiência com motos esportivas de alto desempenho.
- Pilotos novatos podem achar a moto difícil de pilotar em condições de baixa aderência ou em manobras complexas, já que os sistemas eletrônicos são projetados para aqueles que já têm uma boa base de pilotagem.
- Espaço de Armazenamento Limitado
- Como é comum em motos de desempenho, a Streetfighter V4 S não oferece muito espaço de armazenamento. Isso pode ser um inconveniente se você precisar transportar itens pessoais, pois a moto não conta com baús ou compartimentos extras. Caso você precise de mais capacidade de carga, terá que recorrer a acessórios externos, como malas ou bolsas de tanque.
FAQ
Qual é o desempenho do motor da Ducati Streetfighter V4 S 2025?
A Streetfighter V4 S 2025 é equipada com o motor Desmosedici Stradale V4 de 1103 cc. Ele entrega 208 cv de potência a 13.000 rpm e 12,6 kgf.m de torque a 9.500 rpm, proporcionando uma aceleração explosiva e velocidade
O que é o sistema Desmodrômico da Ducati?
O sistema Desmodrômico é uma tecnologia exclusiva da Ducati que controla as válvulas de forma mecânica, sem molas convencionais.
O que é o virabrequim contra-rotativo?
O virabrequim contra-rotativo é um recurso inspirado nas motos de MotoGP. Em vez de girar na mesma direção das rodas, ele gira na direção oposta, o que ajuda a compensar o efeito giroscópico produzido pelas rodas.