Carros elétricos terão autonomia 30% menor no Brasil
Na última quinta-feira (25), o Inmetro divulgou uma portaria que estabelece novos critérios para informação sobre alcance de veículos elétricos comercializados no Brasil. De acordo com a nova determinação, as montadoras deverão informar a autonomia dos carros elétricos com uma redução de 30% em relação aos resultados dos testes.
Além disso, a portaria apresenta novos parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelos veículos e diminui a tolerância nos ensaios de Consumo Energético Combinado para até 6% de desvio, antes era 8%. As montadoras devem divulgar valores de autonomia e eficiência iguais aos da tabela do Inmetro, sendo proibido informar o alcance nos padrões internacionais WLTP, EPA ou NEDC.
As mudanças foram debatidas entre o Inmetro e a indústria automotiva em um processo de evolução constante do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O intuito é fornecer informações relevantes ao consumidor, ajudando-o a decidir qual carro comprar, e auxiliar a indústria a comunicar os principais atributos de seus produtos à sociedade.
Muitas pessoas questionam o motivo da adoção do novo critério pelo Inmetro para informação sobre alcance de veículos elétricos. A resposta é simples: é uma medida para garantir que as informações divulgadas pelas montadoras sejam precisas e confiáveis, proporcionando mais transparência ao mercado automotivo brasileiro.
Outra dúvida comum é sobre o padrão adotado pelo Inmetro, que reduz a autonomia informada em 30%. Esse número difere dos principais padrões internacionais de medição de alcance de veículos elétricos, como EPA, WLTP, NEDC e CLTC. No entanto, é importante destacar que os padrões internacionais não consideram as condições climáticas e topográficas do Brasil.
As montadoras têm até o dia 30 de setembro para se ajustarem ao novo regulamento. A nova portaria traz mudanças significativas para o mercado automotivo brasileiro, proporcionando mais segurança e transparência aos consumidores na hora da compra de um carro elétrico.
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