Essa é a hora de comprar um carro elétrico ou espere e pague mais caro!

O governo federal brasileiro deverá tomar uma medida significativa no setor automotivo do país, potencialmente impactando a compra de carros elétricos.

A isenção tributária para importação de veículos elétricos e híbridos, em vigor desde 2016, está chegando ao fim, segundo informações obtidas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O objetivo por trás desta mudança é abordar o fluxo de veículos chineses que afetou o mercado e as vendas dos fabricantes locais.

Preocupações crescentes com a concorrência chinesa

BYD tem pode assumir a fábrica da Ford em Camaçari.
BYD Seal, o novo elétrico, chines no Brasil.

Há uma preocupação crescente entre os fabricantes de automóveis sediados no Brasil devido à crescente enxurrada de veículos produzidos na China pelo segundo ano consecutivo.

Este aumento resultou numa diminuição significativa dos preços dos produtos nacionais, impactando posteriormente as vendas dos fabricantes locais. Representantes do setor automóvel local argumentam que a única solução viável seria reintroduzir impostos de importação sobre modelos elétricos.

Aumento da popularidade dos veículos elétricos no Brasil

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) relata um aumento recente nos registros de carros elétricos, com 9.351 novos registros representando um crescimento de 25% em comparação ao recorde anterior estabelecido em julho.

Este valor também reflete um impressionante aumento de 120% em relação a agosto do ano anterior. A popularização dos veículos elétricos no Brasil marca um passo importante em direção à sustentabilidade e à redução das emissões de carbono.

GWM irá apresentar célula de hidrogênio.
GWM Ora 03. Foto: Divulgação

Buscando um equilíbrio entre protecionismo e acessibilidade

Embora o impulso à produção nacional seja essencial para proteger o mercado nacional, é crucial encontrar um equilíbrio que não inviabilize a aquisição de veículos eléctricos devido ao aumento dos preços. Luca Cafici, CEO da InstaCarro, enfatiza a necessidade de políticas que protejam tanto os fabricantes quanto os consumidores locais.

Iniciativas governamentais e novos regulamentos

Além de anunciar a volta gradual dos impostos de importação ao longo dos próximos três anos, o governo pretende publicar regulamentos para a segunda fase do Rota 2030. Esses regulamentos visam estabelecer regras mais rigorosas de emissões e eficiência veicular.

Oportunidades para carros elétricos acessíveis

Ainda há esperança para quem pretende adquirir carros elétricos a preços mais acessíveis. A BYD, empresa chinesa de tecnologia verde, inaugurou recentemente sua mais nova fábrica em Camaçari, na Bahia. A antiga fábrica da Ford passará a produzir dois veículos elétricos: o hatch 100% elétrico Dolphin, com preço de R$ 149,8 mil, e o híbrido plug-in Song Plus, com preço de R$ 229 mil.

BYD Dolphin.
Visual do novo BYD Dolphin. Foto: Divulgação

Além disso, a GWM (Great Wall Motors) inaugurou uma fábrica de montagem de veículos em Iracemápolis, São Paulo. A empresa planeja nacionalizar a produção do Haval H6, um veículo híbrido popular no Brasil, bem como da picape Poer. Com a produção localizada, espera-se que ambos os modelos se tornem mais acessíveis devido aos benefícios governamentais usufruídos pelas fábricas locais.

O potencial retorno dos impostos de importação de veículos elétricos no Brasil representa desafios para os interessados em adquirir esses carros ecológicos. À medida que o governo procura enfrentar a concorrência dos fabricantes chineses e proteger as indústrias nacionais, é crucial encontrar um equilíbrio que apoie tanto os fabricantes como os consumidores locais.

No entanto, ainda existem oportunidades para carros elétricos mais acessíveis com a inauguração de novas fábricas por empresas como BYD e GWM. O setor automotivo no Brasil está preparado para mudanças significativas à medida que as regulamentações são atualizadas e a produção nacional aumenta.

E o que você achou sobre isso? No meu ver, é mais uma medida para “proteger” o mercado brasileiro, onde o único afetado, será você, o cliente.

Referência: Garagem 360

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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