Conheça o eVTOL, uma aeronave capaz de voar na vertical!
Se você está interessado nos avanços em eVTOL (decolagem e pouso verticais elétricos) ao redor do mundo, pode ter se perguntado o que aconteceu com a empresa de eVTOL com o maior número de pedidos do mundo.
Depois de ficar fora dos holofotes por um tempo e após um incidente grave durante um voo de teste, a Vertical Aerospace está de volta aos trilhos com mais boas notícias.
Guia do Conteúdo
Vertical Aerospace está de volta aos trilhos com avanços em eVTOL
A Vertical Aerospace, sediada no Reino Unido, é vista como uma das fabricantes de táxis aéreos elétricos mais promissoras na jovem indústria de Mobilidade Avançada do Ar (AAM). Seus parceiros da indústria são grandes nomes, como a GKN Aerospace, Rolls-Royce, Honeywell e Leonardo.

Ao mesmo tempo, no ano passado, afirmou ter o maior livro de pré-encomendas globalmente em valor, com encomendas confirmadas de 1.350 unidades no valor de quase US$5,5 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões).
Testes de voo empurrado remoto alcançam sucesso em protótipo VX4 da Vertical
A Vertical esteve ocupada neste verão conduzindo uma extensa campanha de testes de voo empurrado remoto. Coisas como eficiência da bateria, cargas estruturais e desempenho em toda a faixa de velocidade foram testadas. Os resultados foram encorajadores.
De acordo com o construtor, o protótipo VX4 conseguiu atingir a velocidade alvo de 40 nós (70 km/h) e teve um bom desempenho durante o hover sustentado, que normalmente é a área mais sensível de testes para eVTOLs.
Ele até alega ter excedido as metas de desempenho em até 30% durante voos de baixa velocidade e hover.
Protótipo de aeronave cai durante teste sem tripulação devido a hélice defeituosa, mas já havia sido redesenhada
No início de agosto, o protótipo sofreu um incidente significativo. Durante outro teste de voo sem tripulação, a aeronave caiu do céu e atingiu o solo, resultando em danos.
O construtor lançou sua própria investigação e também relatou o incidente ao AAIB (Air Accidents Investigation Branch). Em resumo, uma hélice defeituosa foi o problema. No entanto, a boa notícia é que a hélice já havia sido redesenhada antes do incidente.
Em outras palavras, a Vertical confirmou que nenhum futuro avião VX4 incluiria esta hélice de primeira geração. Além disso, a empresa acrescentou que sua tecnologia principal desenvolvida internamente, incluindo o sistema de bateria, manteve o desempenho esperado durante o incidente.
Fabricante do Reino Unido acredita que pode cumprir prazo original para avião VX4
Apesar deste pequeno contratempo, o fabricante do Reino Unido acredita que ainda pode cumprir o prazo original. Uma segunda geração de protótipo em tamanho real do avião VX4 está atualmente em produção no Centro de Tecnologia Global da GKN Aerospace.
A Vertical afirma que se trata de um demonstrador altamente avançado que incorporará todas as tecnologias dos principais parceiros da Vertical.
Vertical anuncia lançamento de novo avião com tecnologias avançadas em 2024!
Este protótipo em particular está programado para decolar no início do próximo ano. Um segundo avião, com as mesmas tecnologias, seguirá em breve, durante a segunda metade de 2024. Quanto ao protótipo de primeira geração, ele não será aposentado.
A equipe Vertical continuará a usá-lo, mas apenas para testes em solo, pois não está mais em condições de voo e não será reparado para voltar a esses padrões.
O VX4 foi apresentado como um táxi aéreo de cinco lugares com um sistema de bateria proprietário e um trem de força de 1 MW, prometendo um alcance de 160 km a 325 km/h.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!