Veja como é a nova fábrica da BYD em Camaçari, com 450 robôs industriais!

A fábrica da BYD em Changzhou, localizada no leste da China, produz mensalmente 20 mil veículos. Esses veículos são enviados diretamente da linha de produção.

Fábrica da BYD produz 20 mil veículos por mês em sua unidade de negócios em Changzhou, na China!

Num primeiro olhar, as três seções espalhadas pelo complexo industrial situado no bairro de alta tecnologia da cidade (CND, abreviação de Changzhou National High-Tech District em inglês) parecem ser iguais a muitas outras fábricas de veículos, com seus chassis, estruturas e grande grau de automação.

Veja como é a nova fábrica da BYD em Camaçari, com 450 robôs industriais!
Robôs construtores de carros na fábrica da BYD – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Braços mecânicos são utilizados para realizar tarefas repetitivas, como corte e solda. Essa última é feita em uma câmara que trata o gás, de forma silenciosa. Além disso, esteiras transportam estruturas que, a cada volta, vão ganhando a forma final do produto.

Produção de carros automatizada com robôs industriais da Fanuc e Kuka na China

Cerca de 450 robôs industriais da empresa japonesa Fanuc e da empresa alemã Kuka trabalham pesado na produção de carros, enquanto 12 mil funcionários realizam outras tarefas. A grande diferença é que o processo de produção é automatizado.

Processo de robôs fazendo carros.

Em quatro horas, o veículo passa pelos processos de estamparia, solda, pintura e montagem final, sem a necessidade de instalar um escapamento, pois o motor é elétrico e a bateria é o centro nervoso do carro. Essa é a primeira produção da BYD. A fábrica de Changzhou, onde as três divisões de produção operam, tem cerca de 1.720 metros quadrados.

Durante a fase final de montagem, é feito um teste nos carros que estão quase prontos, alguns ainda precisando receber acabamentos internos. Na ampla garagem, é possível ver carros com a direção do lado direito, utilizada em lugares como Hong Kong e Reino Unido, que estão sob controle da China.

BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, expande produção para o Brasil após obstáculos geopolíticos!

A fábrica em Changzhou produz cerca de 240 mil carros elétricos por ano, mas tem capacidade para produzir 350 mil. Do local, são lançados dois veículos, o SUV compacto Yuan Plus e o coupé esportivo Seal.

Ambos já estão sendo vendidos no Brasil e a BYD planeja ter seus primeiros carros “made in Brazil” prontos até o início de 2025. A construção da fábrica em Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, teve a pedra fundamental lançada no início de outubro, com a presença do CEO e fundador da empresa, Wang Chuanfu.

A criação da fábrica brasileira encontrou obstáculos geopolíticos, já que a BYD manifestou interesse em ocupar a área da Ford em Camaçari, de onde a montadora norte-americana saiu em 2021 após encerrar a produção de veículos no Brasil.

Governo da Bahia apoia construção de fábrica chinesa com incentivos fiscais, mas negociações são afetadas por animosidade entre governos!

O governo da Bahia, ainda sob a liderança de Rui Costa (PT) na Casa Civil, apoiou a construção da fábrica no polo industrial próximo a Salvador e intermediou as conversas. Para atrair a BYD, os chineses receberam uma redução de 95% no ICMS na região Nordeste.

Veículos de até R$ 300 mil terão isenção no IPVA e os demais terão uma alíquota padrão de 2,5%. Embora ambas as empresas tenham interesse em resolver seus projetos, uma de chegada e outra de saída, as negociações entre elas não avançaram devido à animosidade dos governos dos países de origem.

A chinesa e a norte-americana já tinham negociado antes. Quando fechou a fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo (ABC), a Ford chegou a negociar com a BYD, mas acabou vendendo a área para uma construtora.

Governos interferem para solucionar questões em fábricas da Ford na Bahia e na China

Para resolver a questão em Camaçari, o governo da Bahia interveio pagando à Ford pelas melhorias realizadas no complexo e cedendo a área à BYD.

Já na construção da fábrica em Changzhou, o processo durou pouco mais de dois anos, mas sofreu atrasos por causa das restrições impostas para conter a propagação da Covid-19. A China, onde os primeiros casos foram detectados, adotou uma das políticas mais rigorosas de confinamento durante a crise de saúde.

Empresa constrói fábrica de veículos elétricos no Brasil como modelo para outras fora da Ásia.

A empresa considera a unidade como um modelo para fábricas futuras fora da China, devido ao alto nível de tecnologia e automação utilizados na produção. A unidade de Camaçari será baseada nela.

A fábrica brasileira é a primeira da empresa fora da Ásia, que possui oito fábricas de veículos e construiu uma planta de elétricos na Tailândia em março.

A previsão é que a produção de veículos comece no final de 2024, com um investimento inicial de R$ 3 bilhões e uma projeção de produção de 150 mil veículos elétricos e híbridos por ano na primeira fase. Se houver demanda suficiente, a planta poderá produzir até 300 mil veículos por ano.

Calcula-se que cerca de 5.000 postos de trabalho serão criados. Ao encerrar suas atividades na região metropolitana de Salvador, a Ford contava com 4.059 empregados diretos – a empresa vinha realizando cortes e programas de demissão desde o ano de 2019.

BYD inaugura fábrica de ônibus e caminhões elétricos em Camaçari, mas terá que devolver terminal portuário ao governo

A fábrica da BYD em Camaçari conta com uma unidade de produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, além de um setor de processamento de lítio e ferro fosfato para exportação. Apesar de estar localizada em uma área onde já existiu uma indústria automobilística, a BYD não irá utilizar nenhuma das estruturas remanescentes.

A única exceção é o terminal portuário privado, que possui 120 mil metros quadrados e capacidade para 6.000 veículos.

Esse terminal está localizado próximo ao Porto de Aratu, um dos portos mais importantes da Bahia, e deverá ser devolvido ao governo do estado, uma vez que faz parte das negociações para a saída da Ford. No Google Maps, o terminal já é conhecido como “Porto da BYD”.

BYD inicia produção de carros elétricos e híbridos no Brasil, com planos para mais modelos no futuro!

No início, a fábrica brasileira da BYD irá fabricar o Dolphin, um carro elétrico, e o Song Plus, um carro híbrido. A empresa também tem planos de produzir o subcompacto Seagull no Brasil, mas isso dependerá da aceitação do mercado. No total, a BYD poderá produzir até seis modelos em território nacional.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário