Fabricação de motocicletas no Polo Industrial de Manaus tem o melhor desempenho em uma década
No primeiro bimestre deste ano, as fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram um total de 280.991 unidades, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), esse foi o melhor resultado para o período nos últimos dez anos.
A produção em fevereiro também foi bastante positiva, atingindo o melhor resultado dos últimos dez anos, com 139.767 motocicletas saindo das linhas de montagem. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um crescimento de 14,8%. No entanto, em relação a janeiro deste ano, houve uma pequena queda de 1%.
De acordo com Marcos Bento, presidente da Abraciclo, esses números refletem o bom momento da indústria de duas rodas. Mesmo com menos dias úteis em fevereiro, a produção de motocicletas apresentou um desempenho bastante positivo. Isso demonstra o esforço das fabricantes em aumentar a produtividade para atender à crescente demanda do mercado.
A expectativa da Abraciclo é que sejam produzidas 1.690.000 motocicletas em 2024, um aumento de 7,4% em relação ao ano passado.
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Vendas no varejo têm o melhor resultado em 13 anos
Nos dois primeiros meses deste ano, foram licenciadas 279.683 motocicletas, um aumento de 32,4% em comparação com o mesmo período de 2023. Esse foi o melhor resultado desde 2008. Em fevereiro, foram comercializadas no varejo 136.326 motocicletas, um aumento de 35,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. No entanto, em relação a janeiro deste ano, houve uma queda de 4,9%.
As vendas no varejo alcançaram o melhor desempenho para o mês desde 2011, com um total de 145.289 unidades vendidas.
A média diária de vendas em fevereiro foi de 7.175 unidades, considerando os 19 dias úteis do mês. Os modelos de baixa cilindrada foram os mais licenciados, representando 82,5% do mercado, com um total de 112.464 unidades vendidas. Em segundo lugar estão as motocicletas de média cilindrada, seguidas pelas de alta cilindrada.
PARTICIPAÇÃO A | JANEIRO/24 | PARTICIPAÇÃO B | FEVEREIRO/24 | PARTICIPAÇÃO C | C/A | C/B | ||
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STREET | 52.474 | 52,2% | 69.648 | 48,6% | 66.325 | 48,7% | 26,4% | -4,8% |
TRAIL | 18.335 | 18,2% | 24.517 | 17,1% | 24.031 | 17,6% | 31,1% | -2,0% |
MOTONETA | 14.039 | 14,0% | 26.788 | 18,7% | 24.233 | 17,8% | 72,6% | -9,5% |
SCOOTER | 9.041 | 9,0% | 13.121 | 9,2% | 12.758 | 9,4% | 41,1% | -2,8% |
NAKED | 2.055 | 2,0% | 2.707 | 1,9% | 2.608 | 1,9% | 26,9% | -3,7% |
BIG TRAIL | 1.523 | 1,5% | 1.744 | 1,2% | 1.696 | 1,2% | 11,4% | -2,8% |
CICLOMOTOR | 1.851 | 1,8% | 2.910 | 2,0% | 2.688 | 2,0% | 45,2% | -7,6% |
CUSTOM | 712 | 0,7% | 974 | 0,7% | 797 | 0,6% | 11,9% | -18,2% |
SPORT | 428 | 0,4% | 764 | 0,5% | 1.027 | 0,8% | 140,0% | 34,4% |
TRICICLO | 104 | 0,1% | 122 | 0,1% | 117 | 0,1% | 12,5% | -4,1% |
TOURING | 51 | 0,1% | 62 | 0,0% | 46 | 0,0% | -9,8% | -25,8% |
QUADRICICLO | 0 | 0,0% | 0 | 0,0% | 0 | 0,0% | 0,0% | 0,0% |
TOTAL | 100.613 | – | 143.357 | – | 136.326 | – | 35,5% | -4,9% |
Fonte: Motor1