Feriado chegando: 4 Dicas para viajar com segurança!

Antes de embarcar em uma viagem de carro, é fundamental realizar uma revisão preventiva para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

Cleber Willian Gomes, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), destaca os cuidados que devemos ter antes de pegar a estrada.

A revisão preventiva não apenas assegura a segurança e o conforto durante a viagem, mas também pode ajudar a economizar dinheiro, evitando a substituição prematura de peças e gastos desnecessários.

Dicas para viajar no feriado.
Dicas para viajar no feriado. Foto: Divulgação

Dentre os principais sistemas que devem ser avaliados durante a revisão, estão:

Pneus: Os pneus são os componentes mais importantes a serem verificados. É essencial prestar atenção na profundidade dos sulcos, pois quanto menor ela for, pior será a condição de frenagem, especialmente em pistas molhadas. Além disso, é importante verificar a calibragem dos pneus, pois dependendo do destino da viagem, a pressão deve ser ajustada. Em áreas com lama e areia, é indicado reduzir a pressão, enquanto em estradas pavimentadas, a pressão deve ser mais alta.

Óleo lubrificante do motor: A troca de óleo lubrificante é fundamental para o bom funcionamento do motor. É importante respeitar o período de troca e o nível de óleo recomendados pelo fabricante, levando em consideração a indicação na vareta de volume de óleo. É válido ressaltar que a avaliação com as pontas dos dedos feita em alguns postos de gasolina pode ser uma recomendação sem critério, apenas para vender serviços desnecessários.

Fluído de freio: Muitas pessoas se esquecem da importância do fluído de freio e só lembram da manutenção quando ocorre contaminação por água e perda das propriedades de funcionamento, o que compromete o desempenho de frenagem. Cuidar desse aspecto é vital para a segurança de todos os ocupantes do veículo. O fluído de freio possui um intervalo de troca que deve ser respeitado.

Pastilhas de freio: Mesmo em veículos modernos, a condição das pastilhas de freio é crucial. Antes de pegar estradas ou até mesmo para rodar dentro das cidades, é importante avaliar o nível de desgaste dessas peças. Um sinal claro de que as pastilhas estão no fim da vida útil é quando se ouve um ruído ao acionar o freio com o veículo em movimento.

É importante destacar que a revisão do carro deve ser sempre preventiva. Ao cuidar preventivamente do seu veículo, você evita problemas e gastos desnecessários com uma manutenção corretiva, que geralmente ocorre quando algo mais grave acontece, como acidentes, decorrentes da má condição dos componentes do carro que não foram verificados antes de pegar a estrada.

Avalie esse artigo

Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário