Ferrari Enzo rara sofre acidente na Alemanha e deixa três feridos
A famosa fabricante de carros esportivos, Ferrari, produziu apenas 399 exemplares do supercarro Enzo, tornando-o extremamente raro nas ruas. Infelizmente, uma tragédia atingiu um desses veículos extraordinários na terça-feira, próximo a Munique, na Alemanha. Um acidente ocorreu na Autobahn, resultando no arrancamento do nariz da Ferrari e ferindo três pessoas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Munique, a Ferrari derrapou por razões desconhecidas e colidiu com a barreira central. Os destroços do acidente cobriram cerca de 200 metros e partes da Ferrari que voaram acabaram danificando outro veículo. Uma das três pessoas feridas precisou ser levada ao hospital.
Fotos do local mostram o Enzo sem sua parte dianteira, com a roda do lado do motorista completamente arrancada. Especula-se em um tópico do fórum Ferrari Chat que o veículo possa ser consertado, porém isso certamente envolverá altos custos.
Segundo informações da Hagerty, especializada em avaliação de carros clássicos, um Enzo em condições médias está avaliado em US$ 3,55 milhões (R$ 17,66 milhões) atualmente. A empresa também lista o preço de venda mais alto desse supercarro da Ferrari nos Estados Unidos, que chega a US$ 4,51 milhões (R$ 22,4 milhões).
Em 2023, o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso vendeu seu exemplar com a primeira carroceria de produção por impressionantes US$ 5,9 milhões (R$ 29,3 milhões). Especula-se que, mesmo em seu estado atual, o Enzo acidentado valha pelo menos sete dígitos.

Lançado em 2002 como a sequência dos supercarros anteriores da Ferrari, como o F40 e o F50, o Enzo foi inspirado pelo sucesso da empresa na Fórmula 1. Naquela época, a Ferrari dominava a categoria, conquistando consecutivamente os campeonatos de construtores de 1999 a 2004. O Enzo incorporou elementos das corridas, apresentando um nariz aerodinâmico e fazendo uso extensivo de fibra de carbono tanto na estrutura do veículo quanto nos painéis da carroceria.
Um destaque do Enzo era o painel transparente no deque traseiro, que exibia o motor V12 de 6.0 litros. Esse potente motor produzia incríveis 660 cv a 7.800 rpm e 66,9 kgfm de torque. A única opção de transmissão disponível era uma caixa de câmbio manual automatizada de seis marchas, que permitia trocas rápidas através das borboletas no volante em apenas 150 milissegundos.
Apesar do acidente lamentável, a raridade e exclusividade do Ferrari Enzo certamente continuarão a despertar interesse entre os entusiastas de carros esportivos em todo o mundo.