Fiat vai aposentar os motores Fire agora em 2024!

O motor Fire, um dos mais antigos em produção, está prestes a dar adeus. Conhecido por equipar veículos como o Fiorino, a Partner Rapid e o Mobi, o propulsor de 1.0 e 1.4 Fire EVO será substituído pelos novos motores Firefly ECO. Essa mudança se dá devido ao programa Proconve L8, que passará a vigorar em janeiro de 2025 e estabelecerá regras mais rígidas para as emissões de gases poluentes.

O motor Fire foi introduzido pela Fiat na década de 1980, na Itália, e uma de suas características marcantes é a montagem totalmente realizada por robôs. Revolucionário durante muitos anos, o motor pesava apenas 69 kg em seu bloco completo. No entanto, somente nos anos 2000 ele chegou ao Brasil e desde então tem passado por constantes melhorias para oferecer maior eficiência e desempenho nos modelos.

De acordo com informações do portal Auto Segredos, a Fiat planeja equipar os modelos Fiorino, Partner Rapid e Mobi com os novos motores Firefly ECO após o fim do motor Fire EVO. Essa atualização do Firefly visa reduzir as emissões de gases poluentes e aumentar a eficiência dos veículos. Vale ressaltar que essas mudanças são exigências do programa Proconve L8, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025. Os novos motores Firefly ECO poderão ser tanto 1.0 de três cilindros quanto 1.3 de quatro cilindros.

Motor Fire
Fiat vai aposentar o motor Fire.

Ao longo dos anos, o motor Fire equipou diversos modelos da Fiat. Sua primeira aparição foi no Palio 1.3 16V, que entregava 80 cv de potência. Posteriormente, em 2006, o motor passou a ser 1.4 de 8V. O Fiat 500 também contou com versões do motor, como o 1.4 de 16V aspirado, e os esportivos Punto T-Jet, Linea T-Jet e 500 Abarth utilizavam o 1.4 de 16V turbo. A última grande modificação do motor ocorreu em 2010, com a introdução do Fire EVO, que incluiu pistões, anéis, bielas e até mesmo um variador de fase no motor 1.4.

No entanto, após 14 anos desde sua última atualização significativa, o motor Fire mostra sinais de desgaste e está próximo de se despedir definitivamente do mercado. Resta agora aguardar para ver como será a recepção dos consumidores aos novos motores Firefly ECO da Fiat.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário