Fiat Bravo em 2024: Preço, Consumo, Motor, Fotos
O Bravo continua a ser uma opção no mercado de hatchbacks, mas infelizmente, parece ter perdido sua relevância e competitividade em meio às ofertas mais modernas e avançadas de outras montadoras. O design com linhas suaves e curvilíneas, embora atraente, parece ultrapassado quando comparado aos modelos contemporâneos, que incorporam características mais ousadas e inovadoras, fique agora com esse artigo sobre o Fiat Bravo em 2024!
Guia do Conteúdo
Design
O Fiat Bravo apresenta linhas suaves e curvilíneas, com faróis duplos alongados no capô e lanternas traseiras amendoadas, conferindo-lhe um exterior sofisticado. Internamente, destaca-se a tecnologia Blue & Me, desenvolvida em parceria com a Microsoft, que oferece conectividade Bluetooth para leitura e envio de mensagens, armazenamento de música MP3 e streaming de áudio, além de navegação por voz.
O espaçoso interior do Bravo é complementado por um amplo cluster com mostradores analógicos, console central com sistema de áudio completo e opção de ar-condicionado manual ou automático dual zone. O volante multifuncional permite o controle do piloto automático por uma alavanca na coluna. Na versão Sport, encontramos medidores de fundo claro, volante de couro com costura vermelha e bancos esportivos em dois tons.

Confira um artigo sobre o Fiat Uno 2024
Com uma distância entre eixos mediana, o Fiat Bravo ainda oferece bom espaço interno, tornando-se um hatchback espaçoso e funcional. Além disso, o porta-malas de 400 litros proporciona ampla capacidade de armazenamento.
Motorização
No quesito combustível, ambas opções são flexíveis, podendo utilizar álcool ou gasolina. Quanto à potência, ambas alcançam valores de 132.0 ou 130.0 cavalos, dependendo do combustível utilizado. O torque também se mantém constante, com 18,9 ou 18,4 kgf.m.
Quanto ao desempenho, ambas apresentam uma velocidade máxima de 193 ou 191 km/h e um tempo de 0 a 100 km/h de 9.9 segundos, proporcionando uma aceleração razoável. Contudo, a motorização 1.8 se destaca com uma potência maior, chegando a 152.0 cavalos, um torque de 21,1 kgf.m e uma velocidade máxima de 206 km/h, tornando-se uma opção mais potente e veloz.
Preço
O Fiat Bravo continua a oferecer diversas versões, as opções incluem o Bravo T-JET 1.4 Turbo, avaliado em R$ 66.657,00, o Bravo SPORTING 1.8 Flex por R$ 55.248,00 e a variante Dualogic por R$ 59.033,00.
Além disso, há o Bravo BlackMotion 1.8 Flex por R$ 49.628,00 e o Bravo ESSENCE 1.8 Flex por R$ 48.201,00, com a versão Dualogic a R$ 48.632,00, e o Bravo BlackMotion Dualogic Flex por R$ 52.470,00, confira a seguir uma tabera do Fiat Bravo em 2024:
Versão | Valor |
---|---|
Bravo T-JET 1.4 16V Turbo 5p | R$ 66.657,00 |
Bravo SPORTING 1.8 Flex 16V 5p | R$ 55.248,00 |
Bravo SPORTING 1.8 Dualogic Flex 16V 5p | R$ 59.033,00 |
Bravo BlackMotion 1.8 Flex 16v 5p | R$ 49.628,00 |
Bravo ESSENCE 1.8 Flex 16V 5p | R$ 48.201,00 |
Bravo ESSENCE Dualogic 1.8 Flex 16V 5p | R$ 48.632,00 |
Bravo BlackMotion 1.8 Dualogic Flex 5p | R$ 52.470,00 |
Ficha técnica
As empresas oferecem para o público uma planilha com dados técnicos referente ao seu veículo. Esta planilha contém todas as especificações técnicas que não são tangíveis como, por exemplo, o torque, a potência, as dimensões do veículo entre outros fatores de suma importância para o conhecimento total do carro.
Motorização
Motor | Combustão 1.4 16V Turbo a combustão |
Aspiração | Turbocompressor |
Alimentação | Injeção multiponto |
Comando de válvulas | Duplo no cabeçote |
Instalação | Dianteira |
Disposição | Transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Tuchos | Hidráulico |
Válvulas por cilindro | 16 válvulas |
Cilindrada | 1368 cc |
Diâmetro x curso | 72 mm x 84 mm |
Potência máxima com gasolina | 152 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo com gasolina | 15,4 kgf.m a 2.250 rpm |

Transmissão
Tração | Dianteira |
Câmbio | Mecânico Manual de 6 marchas |
Acoplamento | Embreagem Mono disco a seco |
Suspensão e freios
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Elemento elástico dianteiro | Mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Elemento elástico traseiro | Mola helicoidal |
Freio dianteiro | Disco Ventilado |
Freio traseiro | Disco Sólido |
Pneus e Direção
Pneus dianteiros | 215/45 R17 |
Pneus traseiros | 215/45 R17 |
Estepe | 215/45 R17 |
Altura de flanco | 97 mm |
Assistência | Elétrica |
Diâmetro de giro | 10,7 m |
Dimensões
Comprimento | 4373 mm |
Largura | 1792 mm |
Altura | 1488 mm |
Entre-eixos | 2602 mm |
Bitola dianteira | 1530 mm |
Bitola traseira | 1521 mm |
Porta-malas | 400 Litros |
Tanque de combustível | 58 Litros |
Peso | 1435 kg |
Carga útil | 400 kg |
Vão livre do solo | 123 mm |

Equipamentos de série
Em 2024, as montadoras continuam apresentando os equipamentos do Bravo de forma sistemática, utilizando uma ficha com diversos elementos dispostos para comparação e informação. Essa abordagem possibilita aos consumidores distinguir entre os diferentes modelos e versões, permitindo-lhes identificar qual deles oferece mais recursos ou representa um investimento mais vantajoso. Sem mais delongas, a seguir estão listados todos os itens padrão do Bravo em 2024:
Segurança
- Freios ABS
- Airbags laterais
- Airbags frontais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto
- Câmera traseira para manobras
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Faróis com refletores duplos
- Faróis de xenônio
- Faróis de neblina
- Faróis com regulagem de altura
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Desembaçador do vidro traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Luz traseira de neblina
- Travamento central das portas
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.
Conforto
- Ar-condicionado de duas zonas
- Ar-condicionado automático
- Ar-quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço central
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico de todos os vidros
- Bancos revestidos em couro
- Ajuste elétrico dos retrovisores rebatíveis eletricamente
- Controle automático de velocidade
- Rodas de liga leve
- Teto panorâmico
- Banco traseiro rebatível
- Teto solar elétrico
- Banco bipartido
- Retrovisor fotocrômico
- Porta-luvas climatizado
- Porta-malas com luz.
Entretenimento
- Rádio
- Conexão bluetooth
- Volante multifuncional
- Conta-giros
- Indicador de temperatura externa
- Conexão USB
- Navegador GPS
- Computador de bordo
- Termômetro de líquido de arrefecimento
- Subwoofer.
Por que foi descontinuado?
No mercado brasileiro, o Fiat Bravo estava disponível com duas opções de motores: o reconhecido 1.4 T-Jet (gasolina) e o 1.8 16V E.TorQ Flex, com a possibilidade de optar por uma transmissão Dualogic. Na Europa, os consumidores podiam escolher entre diferentes versões de motor, como o 1.9 supercharged e o 1.4 MultiJet.
Devido à crise financeira global, o lançamento do modelo no Brasil precisou ser adiado, e o carro só chegou ao mercado no final de 2010, sendo comercializado como modelo 2011.

No entanto, diversos problemas elétricos afetaram a reputação do veículo, chegando a impactar sistemas cruciais, como os airbags, quando acionados. Além disso, a versão equipada com o motor 1.8 apresentou um desempenho insatisfatório, enquanto a transmissão Dualogic e diversos pacotes de opcionais colocaram o carro em desvantagem em comparação com o Volkswagen Golf de sétima geração, que obteve resultados de vendas muito mais expressivos.
Minha opinião
Embora o Fiat Bravo possa ter sido uma opção popular em seu auge. O Bravo em 2024, parece ser um carro ultrapassado e desatualizado. Sua falta de inovação e melhoria ao longo dos anos colocou-o em desvantagem em relação a outros hatchbacks mais modernos e eficientes disponíveis no mercado. Para os consumidores que buscam o que há de mais avançado em tecnologia, design e desempenho, o Bravo pode não ser a escolha mais adequada.
Caso você seja um indivíduo entusiasmado pelo universo dos automóveis, abrangendo não apenas carros, mas também motocicletas, competições e atualizações cotidianas sobre esse admirável mundo, apresento-lhe o portal Agora Motor, que inclui ainda uma Tabela FIPE para que você possa monitorar os valores dos veículos.
Perguntas frequentes
Quais são as opções de motorização disponíveis para o Fiat Bravo em 2024?
O Fiat Bravo em 2024 está disponível com duas opções de motorização: 1.4 e 1.8.
Quais são as opções de câmbio para o Fiat Bravo em 2024?
O Fiat Bravo em 2024 pode ser equipado com câmbio manual de 5 marchas ou manual sequencial com modo automático de 5 marchas, dependendo da versão.
Quanto tempo leva para o Fiat Bravo em 2024 atingir 100 km/h a partir do repouso?
O Fiat Bravo em 2024 leva cerca de 8.7 segundos para atingir 100 km/h com o motor 1.8.
Qual é a velocidade máxima alcançada pelo Fiat Bravo em 2024?
A velocidade máxima do Fiat Bravo em 2024 é de 193 km/h para o motor 1.4 e 206 km/h para o motor 1.8.
O Fiat Bravo em 2024 possui conectividade e recursos de tecnologia?
Sim, o Fiat Bravo em 2024 pode ser equipado com tecnologia Blue & Me em parceria com a Microsoft, oferecendo conectividade Bluetooth, leitura e envio de mensagens de texto, além de streaming de áudio e navegação por voz.