Fiat Bravo em 2024: Preço, Consumo, Motor, Fotos

O Bravo continua a ser uma opção no mercado de hatchbacks, mas infelizmente, parece ter perdido sua relevância e competitividade em meio às ofertas mais modernas e avançadas de outras montadoras. O design com linhas suaves e curvilíneas, embora atraente, parece ultrapassado quando comparado aos modelos contemporâneos, que incorporam características mais ousadas e inovadoras, fique agora com esse artigo sobre o Fiat Bravo em 2024!

Design

O Fiat Bravo apresenta linhas suaves e curvilíneas, com faróis duplos alongados no capô e lanternas traseiras amendoadas, conferindo-lhe um exterior sofisticado. Internamente, destaca-se a tecnologia Blue & Me, desenvolvida em parceria com a Microsoft, que oferece conectividade Bluetooth para leitura e envio de mensagens, armazenamento de música MP3 e streaming de áudio, além de navegação por voz.

O espaçoso interior do Bravo é complementado por um amplo cluster com mostradores analógicos, console central com sistema de áudio completo e opção de ar-condicionado manual ou automático dual zone. O volante multifuncional permite o controle do piloto automático por uma alavanca na coluna. Na versão Sport, encontramos medidores de fundo claro, volante de couro com costura vermelha e bancos esportivos em dois tons.

Bravo em 2024 azul
As versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V Turbo e a versão especial BlackMotion 1.8 16V são oferecidas, com opção de transmissão automatizada Dualogic Plus e câmbio mecânico de cinco ou seis marchas. Foto: Divulgação.

Confira um artigo sobre o Fiat Uno 2024

Com uma distância entre eixos mediana, o Fiat Bravo ainda oferece bom espaço interno, tornando-se um hatchback espaçoso e funcional. Além disso, o porta-malas de 400 litros proporciona ampla capacidade de armazenamento.

Motorização

No quesito combustível, ambas opções são flexíveis, podendo utilizar álcool ou gasolina. Quanto à potência, ambas alcançam valores de 132.0 ou 130.0 cavalos, dependendo do combustível utilizado. O torque também se mantém constante, com 18,9 ou 18,4 kgf.m.

Quanto ao desempenho, ambas apresentam uma velocidade máxima de 193 ou 191 km/h e um tempo de 0 a 100 km/h de 9.9 segundos, proporcionando uma aceleração razoável. Contudo, a motorização 1.8 se destaca com uma potência maior, chegando a 152.0 cavalos, um torque de 21,1 kgf.m e uma velocidade máxima de 206 km/h, tornando-se uma opção mais potente e veloz.

Preço

O Fiat Bravo continua a oferecer diversas versões, as opções incluem o Bravo T-JET 1.4 Turbo, avaliado em R$ 66.657,00, o Bravo SPORTING 1.8 Flex por R$ 55.248,00 e a variante Dualogic por R$ 59.033,00.

Além disso, há o Bravo BlackMotion 1.8 Flex por R$ 49.628,00 e o Bravo ESSENCE 1.8 Flex por R$ 48.201,00, com a versão Dualogic a R$ 48.632,00, e o Bravo BlackMotion Dualogic Flex por R$ 52.470,00, confira a seguir uma tabera do Fiat Bravo em 2024:

VersãoValor
Bravo T-JET 1.4 16V Turbo 5pR$ 66.657,00
Bravo SPORTING 1.8 Flex 16V 5pR$ 55.248,00
Bravo SPORTING 1.8 Dualogic Flex 16V 5pR$ 59.033,00
Bravo BlackMotion 1.8 Flex 16v 5pR$ 49.628,00
Bravo ESSENCE 1.8 Flex 16V 5pR$ 48.201,00
Bravo ESSENCE Dualogic 1.8 Flex 16V 5pR$ 48.632,00
Bravo BlackMotion 1.8 Dualogic Flex 5pR$ 52.470,00

Ficha técnica

As empresas oferecem para o público uma planilha com dados técnicos referente ao seu veículo. Esta planilha contém todas as especificações técnicas que não são tangíveis como, por exemplo, o torque, a potência, as dimensões do veículo entre outros fatores de suma importância para o conhecimento total do carro.

Motorização

MotorCombustão 1.4 16V Turbo a combustão
AspiraçãoTurbocompressor
AlimentaçãoInjeção multiponto
Comando de válvulasDuplo no cabeçote
InstalaçãoDianteira
DisposiçãoTransversal
Cilindros4 em linha
TuchosHidráulico
Válvulas por cilindro16 válvulas
Cilindrada1368 cc
Diâmetro x curso72 mm x 84 mm
Potência máxima com gasolina152 cv a 5.500 rpm
Torque máximo com gasolina15,4 kgf.m a 2.250 rpm
Bravo em 2024 preto
O carro apresenta o sistema mundial Uconnect™ da FCA para entretenimento, comunicação e navegação, câmera de ré e opção de central multimídia com GPS Tom Tom. Foto: DIvulgação.

Veja um artigo completo sobre o Toro 2024

Transmissão

TraçãoDianteira
CâmbioMecânico Manual de 6 marchas
AcoplamentoEmbreagem Mono disco a seco 

Suspensão e freios

Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Elemento elástico dianteiroMola helicoidal
Suspensão traseiraEixo de torção
Elemento elástico traseiroMola helicoidal
Freio dianteiroDisco Ventilado
Freio traseiroDisco Sólido

Pneus e Direção

Pneus dianteiros215/45 R17
Pneus traseiros215/45 R17
Estepe215/45 R17
Altura de flanco97 mm
AssistênciaElétrica
Diâmetro de giro10,7 m

Dimensões

Comprimento4373 mm
Largura1792 mm
Altura1488 mm
Entre-eixos2602 mm
Bitola dianteira1530 mm
Bitola traseira1521 mm
Porta-malas400 Litros
Tanque de combustível58 Litros
Peso1435 kg
Carga útil400 kg
Vão livre do solo123 mm
Bravo em 2024 vermelha
O Fiat Bravo em 2024 tem faróis estilosos, molduras de lanternas e faróis renovadas, nova grade de ar e barra cromada, tornando-o mais marcante e moderno. Foto: Divulgação.

Equipamentos de série

Em 2024, as montadoras continuam apresentando os equipamentos do Bravo de forma sistemática, utilizando uma ficha com diversos elementos dispostos para comparação e informação. Essa abordagem possibilita aos consumidores distinguir entre os diferentes modelos e versões, permitindo-lhes identificar qual deles oferece mais recursos ou representa um investimento mais vantajoso. Sem mais delongas, a seguir estão listados todos os itens padrão do Bravo em 2024:

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags laterais
  • Airbags frontais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto
  • Câmera traseira para manobras
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de xenônio
  • Faróis de neblina
  • Faróis com regulagem de altura
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Luz traseira de neblina
  • Travamento central das portas
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.

Conforto

  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Ar-condicionado automático
  • Ar-quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço central
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico de todos os vidros
  • Bancos revestidos em couro
  • Ajuste elétrico dos retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Controle automático de velocidade
  • Rodas de liga leve
  • Teto panorâmico
  • Banco traseiro rebatível
  • Teto solar elétrico
  • Banco bipartido
  • Retrovisor fotocrômico
  • Porta-luvas climatizado
  • Porta-malas com luz.

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa
  • Conexão USB
  • Navegador GPS
  • Computador de bordo
  • Termômetro de líquido de arrefecimento
  • Subwoofer.

Por que foi descontinuado?

No mercado brasileiro, o Fiat Bravo estava disponível com duas opções de motores: o reconhecido 1.4 T-Jet (gasolina) e o 1.8 16V E.TorQ Flex, com a possibilidade de optar por uma transmissão Dualogic. Na Europa, os consumidores podiam escolher entre diferentes versões de motor, como o 1.9 supercharged e o 1.4 MultiJet.

Devido à crise financeira global, o lançamento do modelo no Brasil precisou ser adiado, e o carro só chegou ao mercado no final de 2010, sendo comercializado como modelo 2011.

Bravo em 2024 na cor cinza
O Bravo inclui uma versão especial, BlackMotion, com acabamentos exclusivos e conteúdos de série para maior conforto e sofisticação. Foto: Divulgação.

No entanto, diversos problemas elétricos afetaram a reputação do veículo, chegando a impactar sistemas cruciais, como os airbags, quando acionados. Além disso, a versão equipada com o motor 1.8 apresentou um desempenho insatisfatório, enquanto a transmissão Dualogic e diversos pacotes de opcionais colocaram o carro em desvantagem em comparação com o Volkswagen Golf de sétima geração, que obteve resultados de vendas muito mais expressivos.

Minha opinião

Embora o Fiat Bravo possa ter sido uma opção popular em seu auge. O Bravo em 2024, parece ser um carro ultrapassado e desatualizado. Sua falta de inovação e melhoria ao longo dos anos colocou-o em desvantagem em relação a outros hatchbacks mais modernos e eficientes disponíveis no mercado. Para os consumidores que buscam o que há de mais avançado em tecnologia, design e desempenho, o Bravo pode não ser a escolha mais adequada.

Caso você seja um indivíduo entusiasmado pelo universo dos automóveis, abrangendo não apenas carros, mas também motocicletas, competições e atualizações cotidianas sobre esse admirável mundo, apresento-lhe o portal Agora Motor, que inclui ainda uma Tabela FIPE para que você possa monitorar os valores dos veículos.

Perguntas frequentes

Quais são as opções de motorização disponíveis para o Fiat Bravo em 2024?

O Fiat Bravo em 2024 está disponível com duas opções de motorização: 1.4 e 1.8.

Quais são as opções de câmbio para o Fiat Bravo em 2024?

O Fiat Bravo em 2024 pode ser equipado com câmbio manual de 5 marchas ou manual sequencial com modo automático de 5 marchas, dependendo da versão.

Quanto tempo leva para o Fiat Bravo em 2024 atingir 100 km/h a partir do repouso?

O Fiat Bravo em 2024 leva cerca de 8.7 segundos para atingir 100 km/h com o motor 1.8.

Qual é a velocidade máxima alcançada pelo Fiat Bravo em 2024?

A velocidade máxima do Fiat Bravo em 2024 é de 193 km/h para o motor 1.4 e 206 km/h para o motor 1.8.

O Fiat Bravo em 2024 possui conectividade e recursos de tecnologia?

Sim, o Fiat Bravo em 2024 pode ser equipado com tecnologia Blue & Me em parceria com a Microsoft, oferecendo conectividade Bluetooth, leitura e envio de mensagens de texto, além de streaming de áudio e navegação por voz.

Avalie esse artigo

Lucas Guckert
Redator online especializado no universo automotivo, é fã de automobilismo, fã de esportes e jogos eletrônicos. Tem 23 anos de idade, e iniciou sua jornada no ano de 2023 no site Agora Motor, onde escreve artigos e notícias sobre o mundo automobilístico todos os dias.
Posts relacionados
Fiat Fiat Strada Ranch: Desempenho e Falta de Equipamentos | Avaliação

Lançada em outubro de 1998, a Fiat Strada rapidamente se tornou um sucesso de vendas…

Ivan Gustavo Willemann
Fiat Fiat Strada Destaca-se como o Veículo Mais Vendido no Brasil em Agosto de 2024

Em agosto de 2024, a Fiat Strada se destacou como o veículo mais vendido do…

Ivan Gustavo Willemann
Fiat Por Que a Fiat Substituiu o Uno pelo Mobi? Entenda os Motivos da Mudança

O Fiat Uno, um dos carros mais queridos e icônicos do Brasil, deu lugar ao…

Ivan Gustavo Willemann
Fiat Fiat Palio: O Vice-Campeão de Vendas Entre os Usados por Menos de R$ 15 Mil

Se você está em busca de um hatch compacto e eficiente para o dia a…

Ivan Gustavo Willemann
Fiat Fiat Fastback: 5 Razões para Comprar e 5 Razões para Repensar

Se você está considerando a compra de um Fiat Fastback, é essencial avaliar todos os…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário