Fiat Titano está mal nas vendas devido à greve do Ibama!
Em um cenário onde o mercado automobilístico enfrenta diversos desafios, a greve do Ibama, iniciada no começo do ano, tem se mostrado um obstáculo significativo para fabricantes de veículos. A paralisação, que busca melhores salários e condições de trabalho para os funcionários, afeta diretamente a emissão de certificados ambientais essenciais para a importação de veículos. Atualmente, estima-se que quase 50 mil veículos estejam retidos nos portos brasileiros à espera dessa documentação.
A Fiat Titano, uma picape média lançada pela Stellantis em março deste ano, ilustra bem as consequências dessa situação. Com potencial para se destacar no mercado brasileiro, a caminhonete registrou apenas 43 unidades emplacadas em abril. Tal número contrasta fortemente com os 1.600 pedidos já realizados pelas concessionárias, evidenciando uma demanda reprimida significativa. Caso esses pedidos tivessem sido atendidos, a Titano teria alcançado a quarta posição em vendas no segmento, superando concorrentes consolidados como Mitsubishi L200 Triton e Volkswagen Amarok.
O atraso na entrega desses veículos tem origem na lentidão imposta pela greve do Ibama, que realiza a chamada “operação tartaruga” enquanto negocia por melhorias laborais. Esse cenário não afeta apenas a Titano mas também ameaça futuros lançamentos da Stellantis e outras fabricantes. Entre eles está a segunda geração do Peugeot 2008, cuja apresentação estava prevista para o primeiro semestre deste ano.
Ainda que o Ibama assegure que está cumprindo os prazos legais de liberação dos veículos, com uma média de 20 dias para emissão dos certificados ambientais – tempo inferior ao limite legal de 60 dias –, antes da greve esse processo era mais ágil, com uma média de apenas 8 dias. Vale ressaltar que veículos 100% elétricos são isentos dessa exigência e continuam sendo liberados normalmente.
Além da Stellantis, outras montadoras enfrentam dilemas similares com seus lançamentos internacionais. A Nissan prepara-se para lançar a linha 2025 do Versa SR de visual esportivo; a Renault confirmou o lançamento do Kangoo argentino; a BYD trará ao Brasil três modelos híbridos; e a GWM planeja introduzir sua submarca Tank com o modelo Tank 400 no país. Adicionalmente, a Omoda&Jaecoo iniciará suas vendas no Brasil com o Omoda 5 já no segundo semestre deste ano.
A greve do Ibama evidencia uma complexidade adicional no mercado automobilístico brasileiro, impactando não apenas nas estratégias das fabricantes mas também nas expectativas dos consumidores ansiosos pelos novos modelos.