A Fiat quer uma “unificação global” a partir de 2024: veja impactos no mercado brasileiro!
A Fiat é uma empresa respeitável, que conquista fãs por todos os cantos desse mundo, inclusive no Brasil. A marca é muito famosa na nossa nação sendo que ela já atua no nosso mercado a muitos anos, desde 1976 mais especificadamente.
A empresa Fiat fez uma formação com a gigante Stellantis que vem crescendo cada vez mais no segmento automobilístico. Com essa parceria o François enxerga novas possibilidades para a caminhada da Fiat, e também a realização de seu sonho da “unificação global de portfólio”. Confira a seguir!
Guia do Conteúdo
Decisões da Fiat junto da Stellantis moldam um novo horizonte para a empresa
Logo as decisões tomadas pelos altos executivos da empresa são de total importância para o nosso País, já que os impactos de suas escolhas vão com certeza afetar o nosso mercado significativamente. Isso devido a seus carros que se tornaram muitas vezes Best-Sellers por aqui, como exemplo citamos a Fiat Toro!
De acordo com o atual CEO da Fiat e Global CMO da Stellantis Olivier François, a formação da Stellantis vai viabilizar que sua utopia de levar adiante, a unificação da gama Fiat em todos os mercados atuante da empresa.
François explica. “A partir de 2024, todos os lançamentos da Fiat na Itália e região serão exclusivamente elétricos, ou seja, não haverá versão térmica… Ao menos aqui na Europa. Esses futuros modelos serão carros globais, algo que eu estava sentindo muita falta e nunca havia conseguido fazer. Vamos reequipar toa a linha no Brasil para ter o mesmo carro que circula aqui na Europa também por lá. Aqui, elétrico. No Brasil, térmico”. Dando a entender que o mercado ainda tem uma vasta possibilidade de expansão.
Os futuros carros vão poder contar com a plataforma STLA que será aplicada em vários modelos da empresa. Priorizando veículos elétricos, mas também focando na construção de modelos térmicos casuais e convencionais!
O CEO da Fiat ainda diz que “Renovamos completamente a linha no Brasil, com Pulse, Toro, Strada, nomes desconhecidos para os europeus, mas que são alguns dos Fiat mais vendidos no mundo. O sonho era ter modelos unificados e verdadeiramente globais. Infelizmente, não havia dinheiro para fazer isso. Agora, com a Stellantis, as sinergias e economias de escala são insanas e nos permitem financiar toda a operação”. Com essa afirmação percebemos como o grupo Stellantis conseguiu agregar para a Fiat uma gama enorme de possibilidades em seu portfólio.
François confirma que o futuro portfólio da Fiat vai se apoiar sob dois modelos, o 500 que será um veículo urbano estiloso e acessível, que entrega um status diferenciado, e o sucessor do Panda, que cobre o conceito Centoventi, tal do “socialmente relevante”, que seria uma transição ecológica, no caso, a democratizar do conceito e movido a bateria.
Provavelmente a nova geração do Panda deverá ser lançada em 2024, logo podemos imaginar que a nova geração do veículo aposte em conceitos de custo-benefício, e tudo indica que terá uma contraparte térmica para o mercado brasileiro, seguindo as premissas de François o carro conta com grandes possibilidades de acelerar em solo brasileiro.
Confira muitas outras notícias e novidades no nosso portal Agora Motor! Nos deixe ser o seu guia automotivo online e fique por dentro de tudo que ocorre no mundo automobilístico!