Ex-Engenheiro da Tesla Pode Reinventar Ford Fiesta como Carro Elétrico!

Frente do Ford Fiesta.
Visual do Fiesta vendido no exterior. Foto: Divulgação

A Ford está trabalhando em uma nova plataforma elétrica acessível que pode trazer de volta o icônico Ford Fiesta. Apesar de ter sido descontinuado na Europa no ano passado, o hatch de sucesso, que foi vendido por 47 anos, pode ter sua história revivida com um novo modelo.

De acordo com a imprensa europeia, a nova plataforma, chamada de Skunkworks, está sendo liderada pelo ex-engenheiro da Tesla, Alan Clarke. A equipe responsável pelo projeto conta com cerca de 300 profissionais, incluindo talentos vindos da Rivian, Apple e equipes da Fórmula 1.

A acessibilidade é um dos principais pontos discutidos pela montadora no desenvolvimento desta plataforma. “Estamos gastando uma quantidade razoável de tempo no nível corporativo falando sobre acessibilidade”, afirmou Marin Gjaja, diretor de operações da divisão Modelo E da Ford, em entrevista à revista inglesa Autocar. Ele questionou como competir nesse segmento, especialmente considerando a China, onde é possível produzir veículos acessíveis com custos mais baixos.

Frente do Fiesta vendido no Brasil.
Fiesta 2018, vendido no Brasil. Foto: Divulgação

Segundo Gjaja, o primeiro veículo baseado nesta plataforma será lançado nos Estados Unidos entre o final de 2026 e o início de 2027. O objetivo de Clarke é fazer os carros mais eficientes possível. “Ele veio para a Ford há alguns anos e está tentando construir a plataforma mais eficiente de qualquer elétrico do planeta”, explicou Gjaja.

Embora ainda seja especulação, a escolha do nome Fiesta para batizar um dos modelos produzidos com essa plataforma faz sentido. O Fiesta foi um dos carros mais vendidos na Europa desde o seu lançamento em 1976, chegando a ocupar a primeira posição nas vendas do Reino Unido por alguns anos. No entanto, a popularidade dos SUVs fez com que suas vendas diminuíssem.

No Brasil, o Ford Fiesta chegou em 1994 importado da Espanha, como parte da estratégia de oferecer um modelo de volume após o fim da Autolatina. A produção nacional começou em 1996, já na quarta geração. As gerações seguintes renderam frutos como o sedã e o SUV EcoSport.

A sétima geração do Fiesta continuou sendo produzida na Europa. Durante a pandemia, as vendas caíram, enquanto o SUV Puma ganhou destaque e se tornou o modelo mais vendido da Ford no continente.

Painel do Ford Fiesta em 2024.
Painel do último Ford Fiesta vendido no Brasil. Foto: Divulgação

Com a possibilidade de reviver o nome Fiesta em um novo modelo baseado em uma plataforma elétrica acessível, os fãs do hatch podem ter motivos para comemorar. Resta aguardar as próximas novidades da Ford e ver se essa especulação se tornará realidade.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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