Ford Courier em 2024: Design, Motor, Consumo, Preço, Ficha técnica e Fotos
Confira a seguir um artigo completo sobre o Courier em 2024!
A história da Ford Courier no mercado brasileiro remonta a 1995, quando algumas unidades importadas da Espanha aportaram em solo nacional. No ano seguinte, em 1996, iniciou a produção local dessa picape compacta, que só chegou efetivamente às ruas em 1997. Desde então, a Courier tem sido um destaque no mercado automotivo brasileiro, ganhando a alcunha carinhosa de “tanque de terra” devido à sua robustez e versatilidade.
Guia do Conteúdo
História do Courier
A Ford Courier é conhecida por sua procedência nacional e configuração como picape compacta, oferecendo duas portas e dois lugares. Sua versatilidade e excelente aceitação no mercado tornaram-na uma escolha frequente tanto para uso pessoal quanto para o ambiente empresarial, especialmente em setores como construção civil e jardinagem.
Ao longo dos anos, a Ford Courier passou por diversas evoluções e versões. Inicialmente, as versões L, CLX e Si contavam com os motores Endura 1.3 a gasolina, entregando 60 cv de potência, além do poderoso Zetec SE 1.4i 16V, também a gasolina, com impressionantes 88,8 cv de potência. O desafio da picape Courier era substituir a bem-sucedida Ford Pampa, que reinou nas vendas do segmento nos anos 90 e foi a preferida nas áreas rurais desde a década de 80.

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Os motores utilizados no modelo, como o Zetec, Zetec Rocam de 16V e 8V, tinham suas velocidades limitadas pela montadora. Oficialmente, a velocidade final era de 168 km/h ou 170 km/h. Essa limitação se devia ao foco da picape em carregar peso e enfrentar subidas de ladeiras, garantindo melhor desempenho na cidade e com carga máxima.
Outro fator importante que influenciou na definição das velocidades finais e aceleração de 0 a 100 km/h foi a segurança. Embora oferecesse ótima estabilidade para um utilitário, não era recomendado atingir altas velocidades com uma carroceria tão leve, visando a segurança dos ocupantes.
Em 2001/02, a Ford introduziu a versão Sport, com adereços estilísticos que sugeriam esportividade, embora o desempenho fosse basicamente o mesmo das versões top de linha. Posteriormente, a partir de 2005/06, a Courier ganhou uma versão com carroceria do tipo Van, ampliando ainda mais suas opções para diferentes necessidades de uso.
O modelo Ford Courier 2013, infelizmente, teve sua produção encerrada no Brasil. No entanto, em 2015, algumas unidades zero km importadas foram disponibilizadas no mercado nacional. Uma das versões dessa geração era a L, equipada com o motor 1.6 Zetec Rocam, que entregava 107 cv a gasolina. Como opcionais, a Courier oferecia itens como ar-condicionado, direção hidráulica, ar quente e trio elétrico, proporcionando conforto e comodidade aos ocupantes.
Visual
A Ford Courier exibe um aspecto geralmente robusto e descomplicado. Na dianteira, destaca-se uma pequena grade com o emblema da Ford ao centro, um para-choque resistente e duas lanternas dispostas nas extremidades da grade central. Nas laterais, estão presentes rodas de aro 14 polegadas (35,56 centímetros) e uma porta em cada lado.
Na parte traseira da picape compacta, uma caçamba espaçosa de 1030 litros, com dois apoios abaixo da tampa para facilitar o acesso. O interior da Courier também é simples, com bancos em tecido, um painel desprovido de detalhes adicionais e um quadro com luzes para melhor visibilidade. O ar-condicionado está localizado no console central, e a manopla de câmbio é ergonomicamente posicionada em frente ao freio de mão do veículo.
Motor
A Ford Courier 1.6 Flex possui um motor de 8 válvulas, 1.6 litro, abastecido com álcool ou gasolina. O propulsor, localizado na parte dianteira do veículo, é transversal e conta com injeção multiponto e aspiração natural. Seu comando de válvulas é único no cabeçote, mantendo uma taxa de compressão de 12,3:1.
A picape é equipada com transmissão mecânica manual de 5 marchas, embreagem, mono disco a seco e tração dianteira. Oferecendo 18 cv (etanol) e 96 cv (gasolina) a 5.500 rpm, além de torque máximo de 15,6 kgf.m (etanol) e 14,8 kgf.m (gasolina) a 4.250 rpm.

Consumo
O modelo da Ford apresenta um motor 1.6 8V Flex, altamente econômico. Sua picape conta com um conjunto aerodinâmico eficiente e peso leve de 1045 kg, contribuindo para excelentes médias de consumo. Além disso, o amplo tanque de combustível de 68 litros proporciona uma notável autonomia ao veículo. Confira os números a seguir:
- Consumo urbano com etanol: 8,0 km/l
- Consumo rodoviário com etanol: 10,5 km/l
- Consumo urbano com gasolina: 10,0 km/l
- Consumo rodoviário com gasolina: 14,0 km/l.
Autonomia equivalente:
- Autonomia urbana com etanol: 544 km
- Autonomia rodoviária com etanol: 714 km
- Autonomia urbana com gasolina: 680 km
- Autonomia rodoviária com gasolina: 952 km.
Ficha técnica
É sempre importante você conferir a ficha técnica de um veículo, pois nela você pode encontrar diversas informações sobre a capacidade do veículo, potência, dentre outros dados que podem ser de grande relevância para você, veja as suas informações:
Motorização
Motor | Combustão 1.6 8V Flex |
Aspiração | Natural |
Alimentação | Injeção multiponto |
Comando de válvulas | Único no cabeçote |
Instalação | Dianteira |
Disposição | Transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Tuchos | Hidráulico |
Válvulas por cilindro | 8 válvulas |
Cilindrada | 1598 cm³ |
Diâmetro x curso | 82,07 mm x 75,5 mm |
Potência máxima com etanol (álcool) | 107 cv a 5.500 rpm |
Potência máxima com gasolina | 96 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo com etanol (álcool) | 15,6 kgf.m a 4.250 rpm |
Torque máximo com gasolina | 14,8 kgf.m a 4.250 rpm |

Transmissão
Tração | Dianteira |
Câmbio | Mecânico manual de 5 marchas |
Acoplamento | Embreagem mono disco a seco |
Suspensão e freios
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Elemento elástico dianteiro | Mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo rígido |
Elemento elástico traseiro | Mola parabólica de lâmina única |
Freio dianteiro | Disco sólido |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus e Direção
Pneus dianteiros | 175/70 R14 |
Pneus traseiros | 175/70 R14 |
Estepe | 175/70 R14 |
Altura de flanco | 123 mm |
Assistência | Hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,2 m |
Dimensões
Comprimento | 4457 mm |
Largura | 1685 mm |
Altura | 1477 mm |
Entre-eixos | 2830 mm |
Bitola dianteira | 1462 mm |
Bitola traseira | 1432 mm |
Caçamba | 1030 Litros |
Tanque de combustível | 68 litros |
Peso | 1045 kg |
Carga útil | 750 kg |
Vão livre do solo | 162 mm |

Preço
O Courier em 2024 varia entre R$ 34.610,00 para a versão 1.6 L/Flex e R$ 35.583,00 para as opções XL/XL-RS 1.6/Flex e XL 1.6 Flex.
Versão | Valor |
---|---|
Courier XL/XL-RS 1.6/ XL 1.6 Flex | R$ 35.583,00 |
Courier 1.6 L/ 1.6 Flex | R$ 34.610,00 |
Minha opinião sobre…
O Courier se consolidou no mercado brasileiro como uma picape compacta de grande destaque, oferecendo confiabilidade, versatilidade, economia de combustível e uma boa dose de robustez. Sua história de mais de duas décadas no Brasil é marcada por inovações e adaptações que a tornaram uma opção viável e querida por diversos tipos de consumidores, especialmente aqueles que buscam um veículo para trabalho ou lazer com excelente custo-benefício.
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Perguntas frequentes
Quais são as opções de motorização disponíveis para o Ford Courier em 2024?
O Ford Courier em 2024 está disponível com um motor 1.6 8V Flex.
Qual é o consumo de combustível do Ford Courier em 2024?
O consumo do Ford Courier em 2024 varia, sendo em média de 8,0 km/l no circuito urbano com etanol e 14,0 km/l em vias rodoviárias com gasolina.
Qual é a capacidade do tanque de combustível do Ford Courier em 2024?
O Ford Courier em 2024 possui um tanque de combustível com capacidade de 68 litros, proporcionando uma boa autonomia.
Qual é a capacidade da caçamba do Ford Courier em 2024?
O Ford Courier possui uma caçamba com capacidade de 1030 litros, oferecendo espaço suficiente para transporte de carga.
Quais são os principais destaques de desempenho do Ford Courier em 2024?
O Ford Courier em 2024 apresenta um propulsor 1.6 8V Flex extremamente econômico, oferecendo ótimas médias de consumo tanto no circuito urbano quanto em vias rodoviárias.
O Ford Courier em 2024 é recomendado para uso em setores específicos?
Sim, o Ford Courier em 2024 é bem aceito em empresas, especialmente nos ramos civil e de jardinagem, devido à sua versatilidade e capacidade de carga.
Faltou a Ford olhar melhor para Courier, com uma nova plataforma, para carregar mil quilos, com banco de 3 lugares, com multimídia, tração traseira 4×4, com freio a disco nas 4 rodas, com câmbio de 6 marchas e com motor turbo, para o trabalho.
E faltou lançar a Courier com cabine estendida, teríamos mais uma opção de compra no mercado.