Ford Equator 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos
No cenário dinâmico da indústria automobilística, o Ford Equator passou por uma jornada intrigante. Tendo feito sua estreia no Brasil em 2020, ele se viu substituído pelo Territory, uma mudança que não resultou no sucesso esperado, confira muito mais sobre o Equator 2024!
No entanto, um novo capítulo está prestes a se desenrolar à medida que o Equator ressurge em 2023, desta vez em sua versão Sport. Este modelo revigorado é esperado para em breve marcar presença no mercado brasileiro, entre 2023 e 2024.
O Ford Equator Sport já fez sua entrada no México, inicialmente lançado sob o nome “Novo Territory”. Essa nomenclatura pode se transformar em “Equator” quando chegar ao Brasil. Essa iteração promete uma gama de recursos sofisticados e tecnologia de ponta, complementados por um acabamento excepcional tanto no exterior quanto no interior.
Aproveitando a oportunidade apresentada pelo Festival Interlagos realizado em julho, a Ford apresentou pela primeira vez ao público brasileiro a nova geração do Territory. Apesar de seu desempenho relativamente discreto nas vendas nos últimos três anos, com 976 unidades vendidas em 2022 e 578 no primeiro semestre de 2023, a Ford mantém seu compromisso de reavaliar a estratégia para este modelo.
O design do Equator é uma partida arrojada da linha atual da Ford no Brasil. Embora a grade mantenha a identidade da marca, os faróis divididos representam um elemento novo para a Ford. A parte traseira, caracterizada por lanternas em forma de bumerangue, lembra o Kuga/Escape, embora em uma escala maior.
Em termos de dimensões, o Ford Territory 2024 mede 4,63 metros de comprimento, o que o coloca em pé de igualdade com o Jeep Compass e um pouco maior que o modelo anterior do Territory. Ele tem uma altura de 1,75 metros, com uma distância entre eixos de 2,72 metros (um aumento de 1 cm). A capacidade de carga aumentou de 420 para 448 litros.
O interior é igualmente cativante, com um painel de instrumentos digital integrado ao centro multimídia, tudo envolto em uma estrutura unificada. O console central elevado, que abriga um seletor de marchas giratório, tem semelhanças com escolhas de design comuns em carros chineses, lembrando os modelos Caoa Chery.
Guia do Conteúdo
Preço
No mercado argentino, o Equator se encontra disponível em duas opções distintas: SEL e Titanium. Esta última, a versão Titanium, oferece um conjunto de recursos notáveis, como o sistema de alerta de colisão com frenagem de emergência, câmeras panorâmicas de 360 graus, faróis automáticos de alto alcance, controle de cruzeiro adaptativo e um sistema de alerta de saída de faixa.
Essa seleção de recursos é reminiscente do conjunto presente no modelo atual, que lamentavelmente deixou de oferecer a variante SEL no Brasil durante o ano de 2021. No entanto, atualmente, o modelo Titanium está sendo comercializado a um valor de R$ 216.390.
É importante notar que os valores mencionados estão sujeitos a modificações, e devemos considerar que eles são uma estimativa aproximada. Para obter informações mais detalhadas, recomenda-se entrar em contato com a concessionária mais próxima.
Motorização
Embora a Ford tenha se abstido de revelar detalhes intrincados sobre a mecânica do novo SUV, eles confirmaram que ele contará com um motor “EcoBoost” baseado no ciclo Otto. Essa revelação elimina a possibilidade do antigo motor 1.5 turbo de ciclo Miller, que anteriormente entregava 150 cavalos de potência e era acoplado a uma transmissão CVT. Esse novo motor EcoBoost marca uma ruptura com as convenções de nomenclatura convencionais.
A expectativa é que o conjunto mecânico adotado na Argentina também seja adotado, um motor turbo 1.8 de 188 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas – que não é o antigo Powershift. Esse motor é mais potente que o do Jeep Compass (1.3 turbo de 185) e que o Caoa Chery Tiggo 7 Pro (187 cv), mas os números definitivos para o Brasil ainda não foram confirmados.
Consumo
Se optarmos pelo motor igualmente utilizado no Territory na Argentina, o Equator poderá contar com uma potência de 185 cavalos e um torque de 320 Nm. Essa força é transmitida por meio de uma transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem.
Conforme estabelecido pelas regulamentações argentinas, o consumo em áreas urbanas é registrado a uma média de 9,4 km/l, enquanto em trajetos rodoviários, ele alcança uma eficiência de até 15,38 km/l.
Ficha técnica
As empresas oferecem para o público uma planilha com dados técnicos referente ao seu veículo. Esta planilha contém todas as especificações técnicas que não são tangíveis como por exemplo, o torque a potência as dimensões do veículo entre outros fatores de suma importância para o conhecimento total do carro.
Mecânica
Característica | Valor |
---|---|
Carroceria | 5 Portas |
Combustível | Gasolina |
Motor | 1.8L EcoBoost |
Cilindros | 4 |
Válvulas | 16 |
Potência (CV) | 185 |
Torque (Nm) | 320 |
Injeção de Combustível | Direta |
Transmissão | Automática de Dupla Embreagem (7 velocidades) |
Tração | Dianteira |
Capacidade do Tanque de Combustível (L) | 60 |
Capacidade de Passageiros | 5 |
Exterior
EXTERIOR | SEL | TITANIUM |
---|---|---|
Espelhos exteriores na cor da carroceria, com luz de seta incorporada | * | – |
Espelhos exteriores elétricos na cor da carroceria, com luz de seta incorporada, rebatíveis eletricamente e luz de solo | * | – |
Detalhes cromados nas laterais da porta | * | – |
Faróis de neblina dianteiros e traseiros em LED | * | * |
Rodas de 18 polegadas | * | – |
Rodas de 19 polegadas | – | * |
Pneus | 235/55R18 | 235/50R19 |
Faróis dianteiros com tecnologia full LED e ajuste de altura | * | * |
Luzes diurnas em LED (DTRL) | * | * |
Luz traseira com tecnologia LED | * | * |
Barras longitudinais no teto | * | * |
Conforto
Recurso | Versão SEL | Versão TITANIUM |
---|---|---|
Abertura e fechamento centralizado das portas com comando à distância | * | * |
Apoio de braço dianteiro com compartimento de armazenamento | * | * |
Apoio de braço traseiro com porta-copos | * | * |
Assento do motorista com ajuste manual de 6 posições | * | – |
Assento do motorista com ajuste elétrico de 10 posições, incluindo suporte lombar | – | * |
Assento do acompanhante com ajuste manual de 4 posições | * | – |
Assento do acompanhante com ajuste elétrico de 4 posições | – | * |
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação | – | * |
Bancos traseiros rebatíveis 60/40 | * | * |
Estofamento dos bancos em tecido | * | – |
Estofamento dos bancos em couro microperfurado | – | * |
Ar condicionado manual com saída de ar para os assentos traseiros | * | – |
Ar condicionado automático com saída de ar para os assentos traseiros | – | * |
Carregador de smartphone sem fio | – | * |
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade | * | * |
Computador de bordo | * | * |
Acionamento automático dos faróis | – | * |
Sensor de chuva para os limpadores de para-brisa | – | * |
Espelho retrovisor fotocrômico | – | * |
Freio de estacionamento elétrico com função “Auto-Hold” | * | * |
Vidros elétricos com função “One Touch” para motorista e passageiros | * | * |
Iluminação ambiente | – | * |
Sistema de luzes de acompanhamento “Follow me Home” | – | * |
Abertura e fechamento elétrico da tampa traseira com função “hands-free” (sem uso das mãos) | – | * |
Dimensões
Característica | Medida |
---|---|
Altura (mm) | 1706 |
Largura total com espelhos (mm) | 2177 |
Largura total sem espelhos (mm) | 1935 |
Capacidade do porta-malas (L) | 448 |
Distância entre eixos (mm) | 2726 |
Comprimento (mm) | 4630 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2025 |
Minha opinião
O Equator 2024 surge como um participante intrigante no cenário de SUVs contemporâneos. Sua reinvenção demonstra a flexibilidade da indústria automobilística em se adaptar e buscar constantemente novas maneiras de atender às expectativas dos consumidores. Embora o sucesso definitivo ainda esteja por ser determinado, a aposta da Ford no Equator 2024 é uma ousada tentativa de redefinir a narrativa do modelo e deixar sua marca no cenário automotivo em constante evolução.
Caso você seja um indivíduo entusiasmado pelo universo dos automóveis, abrangendo não apenas carros, mas também motocicletas, competições e atualizações cotidianas sobre esse admirável mundo, apresento-lhe o portal Agora Motor, que inclui ainda uma Tabela FIPE para que você possa monitorar os valores dos veículos.
Perguntas frequentes
Qual é a previsão de lançamento do Ford Equator 2024 no Brasil?
O Ford Equator 2024 está previsto para chegar ao Brasil em algum momento de 2023 ou 2024.
Quais são as principais características da versão Titanium do Equator na Argentina?
A versão Titanium do Equator na Argentina oferece recursos como alerta de colisão com frenagem de emergência, câmeras 360 graus, faróis altos automáticos, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa.
Qual é o desempenho do motor do Equator 2024?
Caso seja usado o mesmo motor aplicado ao Territory na Argentina, o Equator 2024 apresenta uma potência de 185 cv e um torque de 320 Nm, com uma transmissão automática de 7 marchas e dupla embreagem.
Quais são as médias de consumo de combustível do Equator 2024 de acordo com as normas argentinas?
Conforme as normas argentinas, o Equator 2024 apresenta um consumo urbano de 9,4 km/l e um consumo rodoviário de 15,38 km/l.
Quais são os destaques do interior do Equator 2024?
O interior do Equator 2024 chama a atenção pelo quadro de instrumentos digital integrado à central multimídia, bem como pelo console central elevado com seletor de marcha giratório.
Como o Equator 2024 se compara a outros concorrentes do segmento?
O Equator 2024 se destaca por sua potência, tecnologia e recursos avançados, e se posiciona para competir com outros modelos no segmento de SUVs médios, oferecendo uma opção atraente aos consumidores.