Ford Focus vai morrer em 2025, sem direito à sucessor: veja planos da marca
A produção do Focus terminará em 2025, quando a Ford voltar sua atenção para os veículos elétricos, disse a empresa. O fim do carro da família também pode significar o fim da produção da Ford em Saarlouis, na Alemanha, embora a Ford não tenha dito que a fábrica fecha.
“Estamos procurando outras oportunidades alternativas para fabricar carros em Saarlouis, incluindo vender para outros fabricantes. Não temos outros modelos em Saarlouis durante nosso ciclo de planejamento”, disse o chefe da Ford Europa, Stuart Raleigh, a repórteres esta semana.
A Ford planeja cortar a produção do Focus a partir de agosto de 2025. A fábrica de Saarlouis perdeu a produção para a fábrica da Ford em Valência-Espanha, para construir veículos na nova plataforma global de veículos elétricos planejada pela empresa, que começará no final desta década.
A montadora não deu nenhuma indicação se o carro elétrico a ser construído em Valência será menor ou maior do que o crossover compacto que entrará em produção em Colônia, na Alemanha, em 2023 na plataforma Meb do Grupo Volkswagen.
No entanto, o fato de a plataforma ser global sugere que serão modelos maiores. O Focus, que já foi o veículo mais vendido no Reino Unido, saiu do top 10 nos primeiros cinco meses do ano, seguido pelo segundo colocado Ford Puma e pelo sétimo colocado Ford Kuga, ambos SUVs.
Guia do Conteúdo
Fim do Ford Focus
A Ford não disse se o nome Focus continuaria na era da eletricidade. A boa notícia de que Valência ganhou o direito de construir carros elétricos para substituir o Kuga, S-Max e Galaxy que foi atenuada pela notícia de que a Ford fará cortes “significativos” na fábrica.
“A realidade da indústria é que são necessárias menos pessoas para produzir veículos elétricos”, disse Rowley.
Atualmente, a Ford tem 6.000 funcionários em Valencia e 4.600 em Saar Luis. No geral, ela emprega 41.000 pessoas na Europa, mas vem reduzindo o número de funcionários enquanto tenta devolver a região à lucratividade estável após anos de perdas.
A Ford tem sido um dos fabricantes de maior prestígio na Europa a mudar para veículos elétricos e deixará de vender veículos com motor de combustão após 2030.
Focus no Brasil
O Focus foi descontinuado em 2019 e não foi substituído. Desde então, o hatchback de médio porte nacional praticamente sucumbiu ao desenvolvimento de SUVs. O único representante nesta categoria é o Chevrolet Cruze Sport6.
Acesse o Agora Motor e fique sabendo de novidades e atualizações como esta. Acesse e veja mais.