Ford lança a e-Transit, van elétrica que promete competir com as francesas Peugeot e Citroën
A Ford acaba de lançar no mercado brasileiro a linha e-Transit, uma van elétrica que promete competir com modelos semelhantes das marcas francesas Peugeot e Citroën. Com preços a partir de R$ 542 mil, a e-Transit chega otimista em relação ao seu desempenho e espera atrair clientes do segmento de operadores logísticos de médio e grande porte.
Diferente da versão a diesel, a e-Transit apresenta algumas diferenças significativas. Uma delas é a adoção de molas helicoidais independentes para uso severo, o que garante maior estabilidade mesmo sem carga na parte traseira do veículo. Além disso, a van elétrica conta com suspensão dianteira do tipo McPherson, barra estabilizadora e amortecedores a gás, proporcionando um conforto superior durante a condução.
No quesito motorização, a grande novidade da e-Transit é o motor elétrico, que é menor, mais potente e possui mais torque em comparação aos motores convencionais. Com 198 kW ou 269 cv de potência e 44 kgfm de torque, esse motor é capaz de entregar um desempenho impressionante. A transmissão é do tipo E-Shifter, com uma relação de transmissão de 9,05:1.
Outro ponto importante da e-Transit são suas baterias. Com capacidade de 68 kWh, feitas de íons de lítio NCM (Níquel Cobalto Manganês), a van elétrica conta com 10 conjuntos de células ligadas em paralelo. As baterias são montadas em um subquadro resistente a impactos severos e vedadas contra alagamentos. Vale ressaltar que as baterias pesam 450 kg.
No que diz respeito ao carregamento, a e-Transit possui um padrão de carregamento tipo 2. Com carga contínua (CC) de 115 kWh, é possível atingir 80% de carga em apenas 30 a 40 minutos. Já com carga alternada (CA), de 11 kWh, uma carga completa leva aproximadamente 8 horas. Todo o processo de carregamento pode ser acompanhado através do aplicativo da Ford no celular ou central multimídia.
No interior, a e-Transit recebe algumas atualizações, como um novo painel de instrumentos e o sistema de entretenimento SYNC 4 com tela de 12 polegadas. Além disso, o veículo conta com diversos recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, câmera de 360 graus e controle eletrônico de estabilidade.
A Ford tem grandes expectativas para a e-Transit e já realizou testes com potenciais clientes desde 2022. Segundo a montadora, cerca de 300 unidades já foram vendidas e o primeiro lote de 100 unidades será entregue nas próximas semanas. Vale destacar que o tempo de espera para receber uma e-Transit é de aproximadamente 150 dias, já que ela é importada da Europa por navio.
Com um valor a partir de R$ 542 mil, a e-Transit se posiciona em uma faixa de preços intermediária em relação a outros veículos utilitários leves elétricos disponíveis no mercado brasileiro. Modelos como o Volkswagen e-Delivery chegam perto de R$ 1 milhão, assim como os modelos da Citroën e Peugeot.
A Ford aposta na e-Transit para conquistar seu espaço no segmento de veículos elétricos e espera que a van seja uma opção atrativa para operadores logísticos que buscam por um veículo eficiente, econômico e sustentável.