Foton Minitruck 2023: Preço, Ficha Técnica e Consumo

O Foton Minitruck 2023 é um caminhão brasileiro, com o foco em cargas e fretes. É um caminhão VUC menor, muito bom para quem precisa andar na cidade e realizar entregas. Ele conta com duas variações ST e DT, possuindo um espaço de carga e cabine confortável para os ocupantes.

O modelo não conta com muito segredo, pode ser piloto com a carteira de categoria B, mas deve ficar de olho com a carga carregada com ele. Seu visual é simples e bonito, mas nada de extravagante. Possui seu chassi para acoplar um baú ou qualquer outra modificação que seja do seu desejo.

Diferenciais

O Minitruck 2023 como diferencial, traz uma gama de equipamentos onde irá se destacar em relação à maioria da concorrência. Dentre seus recursos estão: Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio com cd-player, defletor de ar, sensor de ré, farol de neblina, eixo diant. Forjado, acelerador manual eletrônico, cobertura de degraus, janela na parede traseira, farol em policarbonato, ventilador viscoso, cobertura das porcas nas rodas dianteiras, airbag duplo cardan, Dana série 1410 duas seções monotron.

Dianteira do Foton Minitruck 2023.
Visual bonito do Foton Minitruck 2023. Foto: Reprodução

Motorização

Esse VUC é equipado com um motor Turbocharger Cummins 2.8, com intercooler e sistema de injeção eletrônica, onde irá gerar uma potência de 131 cv a 3600 rpm e um torque máximo de 28,5 kgf.m, além de possuir um sistema que irá reduzir a poluição do motor. Além do mais ele conta com 4 cilindros e 16 válvulas, onde irá alcançar uma velocidade máxima de até 126 km/h.

Indo para a parte de câmbio, ele possui uma caixa ZF-5-S-400, com over driver. Ela conta com 5 marchas manuais do tipo mecânica. Tentando ser o mais confiável possível.

Consumo do Foton Minitruck 2023

Sua média de consumo é muito relativa, poderá variar muito com o peso carregado, velocidade além do terreno. Dados mostram que ele pode chegar a fazer até 10 km/l. E pensando no seu tanque de combustível de 125 litros a diesel, sua autonomia pode passar de 1.000 km de distância, porém como dito anteriormente, pode oscilar muito com diversos fatores.

Painel do Foton Minitruck 2023.
Painel do Foton Minitruck 2023. Foto: Reprodução

Preço do Foton Minitruck 2023

Para quem está interessado em comprar um exemplar, você deve fazer o orçamento diretamente no site da empresa, onde você poderá conferir mais detalhes e tirar algumas dúvidas. Porém, a faixa de preço do modelo está a partir de R$ 180.000,00, variando um pouco com o seu modelo.

Ficha Técnica do Foton Minitruck 2023

Aqui com a ficha técnica você poderá conferir todas as capacidades e informações sobre o veículo, sua lista de informações está bastante completa sendo disponibilizada ao público no seu site. Agora aproveite para conferir mais sobre o Foton Minitruck 2023:

MOTOR

  • FABRICANTE: CUMMINS
  • MODELO: ISF 2.8
  • POTÊNCIA: 131 cv @3.600 rpm
  • TORQUE: 280 Nm @1400 – 3.000 rpm 
  • TIPO: 4 cilindros com 16 válvulas – Turbocharger
  • TECNOLOGIA DE EMISSÕES: EGR, PROCONVE L6
  • SISTEMA DE INJEÇÃO: Eletrônica Common Rail

TRANSMISSÃO

  • MODELO: ZF 5S 400
  • TIPO: Mecânica, manual, sincronizada com overdrive, cinco marchas à frente e uma à ré. Com janela para tomada de força
  • EIXO TRASEIRO: DANA M267 TIPO SALISBURY, i = 4,88: 1
  • VELOCIDADE MÁXIMA: 126 km/h
  • PARTIDA / SUBIDA EM RAMPA: 28% / 50%

CIRCUITO ELÉTRICO

  • ALTERNADOR: 12V / 120Ah
  • BATERIA: 100Ah / 12V
  • TENSÃO NOMINAL: 12V

ESTRUTURA

  • CHASSI: Projetado em aço de alta qualidade, longarinas per­ l “C” tipo escada
  • CABINE: Avançada, em aço estampado, basculante
  • NÚMERO DE ASSENTOS: Três, assento central rebatível

CHASSI

  • DIREÇÃO: Hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade
  • EMBREAGEM: Monodisco a seco com acionamento vácuo-assistido, diâmetro do disco: 310 mm, heavy-duty
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA: Eixo rígido, feixe de molas, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora
  • SUSPENSÃO TRASEIRA: Eixo rígido motriz, feixe de molas, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora
  • RODAS: Em aço, medida: 16 x 5.5
  • PNEUS: 205/75R16
  • TRAÇÃO: Traseira 4×2
  • RODAGEM: Simples (ST) ou Dupla (DT)

DIMENSÕES

  • PESOS E CAPACIDADES
  • VERSÕES: 3.5 – 14 ST / 3.5 – 14 DT
  • TARA (ordem de marcha):  2.000 Kg – 2.050 Kg 
  • EIXO TRASEIRO VAZIO: 600 Kg – 650 Kg
  • EIXO DIANTEIRO VAZIO: 1.400 Kg – 1.400 Kg
  • TOTAL PBT LEGAL: 3.500 Kg – 3.500 Kg
  • EIXO DIANTEIRO CARREGADO: 1.600 Kg – 1.600 Kg
  • EIXO TRASEIRO CARREGADO: 1.900 Kg – 1.900 Kg
  • CARGA LEGAL ÚTIL: 1.500 Kg – 1.450 Kg
  • TOTAL PBT TÉCNICO: 4.200 Kg – 4.400 Kg
  • CARGA TÉCNICA: 2.200 Kg – 2.350 Kg
Lateral do Foton Minitruck 2023.
Lareral do Foton Minitruck 2023. Foto: Reprodução

FREIOS

  • ATUAÇÃO: Hidráulica com servo-freio a vácuo, duplo circuito, ajuste automático com ABS
  • DIANTEIRO: A disco, ventilado
  • TRASEIRO: CBI, tambor, cilindro de roda diâmetro: 25,4 mm
  • LARGURA: 89 mm (3.5”)
  • DIÂMETRO: 330 mm (13”)
  • ESTACIONAMENTO: A cabo, na transmissão
  • FREIO MOTOR: Alta E­ ciência, integrado ao sistema de exaustão, através de válvula borboleta, acionada na coluna da direção

ABASTECIMENTO                                        

  • COMBUSTÍVEL: 125 litros
  • Diesel S-10
  • ÓLEO CARTER: 5,0 litros API CJ-4    SAE 15W-40
  • TRANSMISSÃO: 2,8 litros
  • ZF TE-ML02-B    API GL-4/SAE 80W
  • FLUÍDO DE FREIO/ EMBREAGEM: 0,8 litrosFMV SS DOT 4
  • EIXO TRASEIRO COM DIFERENCIAL: 3,2 litros API GL-5    SAE 85W-90
  • DIREÇÃO HIDRÁULICA: 2,0 litros ATF Dexron III
  • LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO: 14 litros
  • Anticongelante Antiferrugem Etileno-Glicol 50%

DIMENSÕES

  • Entre-eixos:  3.360 mm
  • Comprimento Total:  5.835 mm
  • Largura Total:  1.840 mm
  • Altura (carregado):  2.125 mm
  • Balanço Dianteiro:  1.115 mm
  • Balanço Traseiro:  1.375 mm
  • Distância do Eixo Dianteiro: 595 mm
  • Solo/Longarina(carregado): 642 mm
  • Círculo de viragem: 13,0 m
  • Baú 4,5 x 2,2 x 2,26: 22,4 m
Canal: Lavoro Diesel Foton Caminhões

Minha Opinião

“Para quem está procurando um VUC para aprimorar o expandir seus fretes, eu acho que esses Minitruck da Foton pode ser uma opção a se avaliar. Ele é de procedência brasileira, o que pode agradar ou desagradar de acordo com cada um. Ele é um modelo que irá se dar bem na cidade, seu tamanho e capacidade de carga são favoráveis para esse tipo de lugar. Caso tiver qualquer outra dúvida sobre ele, entre em contato com a sua fabricante citada logo acima.”

E o que você achou desse VUC da Foton? Se encaixa bem para as suas necessidades? Comente o que você pensa sobre. E se você gostou desse artigo, deixa uma avaliação com as estrelas, é algo simples, mas no ajuda demais.

Para quem é fã do mundo automotivo, e está sempre acompanhando as novidades e lançamentos do mercado, aproveite para conhecer o site Agora Motor, onde possuímos diversas notícias, artigos e muito mais.

Perguntas Frequentes

Qual o preço do Foton Minitruck 2023?

Para quem está interessado em comprar um exemplar, você deve fazer o orçamento diretamente no site da empresa, onde você poderá conferir mais detalhes e tirar algumas dúvidas. Porém, a faixa de preço do modelo está a partir de R$ 180.000,00, variando um pouco com o seu modelo.

Qual o consumo do Foton Monitruck 2023?

Sua média de consumo é muito relativa, poderá variar muito com o peso carregado, velocidade além do terreno. Dados mostram que ele pode chegar a fazer até 10 km/l. E pensando no seu tanque de combustível de 125 litros a diesel, sua autonomia pode passar de 1.000 km de distância.

Qual o motor do Foton Minitruck 2023?

Esse VUC é equipado com um motor Turbocharger Cummins 2.8, com intercooler e sistema de injeção eletrônica, onde irá gerar uma potência de 131 cv a 3600 rpm e um torque máximo de 28,5 kgf.m, além de possuir um sistema que irá reduzir a poluição do motor. Além disso ele conta com 4 cilindros e 16 válvulas, onde irá alcançar uma velocidade máxima de até 126 km/h.

Qual o tamanho do baú do Foton Minitruck 2023?

A proporção do seu baú é de: 4,5m x 2,2m x 2,26m, totalizando em uma área de 22,4 m³ de armazenamento,

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Outras Iveco eDaily 2025: Motor, Especificações Técnicas, Autonomia e Ficha Técnica!

A Iveco eDaily 2025 marca a chegada de uma nova era no mercado de veículos…

Ivan Gustavo Willemann
Outras Shineray PT-STAND 2025: Desempenho, Ficha Técnica, Motor, Conforto e Outros!

O Patinete Shineray PT-STAND 2025 é um modelo de mobilidade elétrica desenvolvido pela Shineray, uma…

Ivan Gustavo Willemann
Outras Aston Martin DBS 2025: Motor, Ficha Técnica, Design e Especificações!

Como parte da linha de carros esportivos de alto desempenho da Aston Martin, o DBS…

Ivan Gustavo Willemann
Outras Aston Martin DB12 2025: Motor, Preço, Transmissão, Desempenho e Ficha Técnica!

Como sucessor do DB11, o DB12 traz uma série de inovações, mantendo o compromisso da…

Ivan Gustavo Willemann
Outras Foton Aumark S 315 2025: Motor, Conforto, Design, Ficha Técnica e Outros!

Fabricado pela Foton, uma das maiores montadoras chinesas de veículos comerciais, esse modelo foi desenvolvido…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário