Foton Minitruck 2024: Preço, Ficha Técnica e Consumo
O Foton Minitruck 2024 é uma excelente opção no mercado de caminhões brasileiros, com um foco direcionado para o transporte de cargas e fretes. Desenvolvido como um caminhão VUC menor, ele é especialmente indicado para operações urbanas e entregas, onde a agilidade e versatilidade são essenciais. Com suas variações ST e DT, o modelo oferece espaçoso compartimento de carga e uma cabine projetada para o máximo conforto dos ocupantes.
Guia do Conteúdo
Sobre o Veículo de Carga!
Destacando-se por sua simplicidade e elegância, o Foton Minitruck 2024 possui um visual atraente, sem excessos extravagantes, mantendo a atenção no que realmente importa: a eficiência no transporte de mercadorias. O projeto de chassi flexível permite a fácil adaptação de um baú ou qualquer outra modificação necessária para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Uma das principais vantagens desse modelo é sua condução acessível. Com habilitação da categoria B, o caminhão pode ser pilotado por diversos profissionais, proporcionando praticidade e economia. No entanto, é importante atentar-se ao peso da carga transportada para garantir o bom desempenho do veículo.
O Foton Minitruck também se destaca pela sua impressionante lista de equipamentos e recursos, superando a maioria de seus concorrentes. Entre os recursos disponíveis, destacam-se o ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio com cd-player, defletor de ar, sensor de ré, farol de neblina e eixo dianteiro forjado. Além disso, conta com um acelerador manual eletrônico, cobertura de degraus, janela na parede traseira, faróis em policarbonato, ventilador viscoso, cobertura das porcas nas rodas dianteiras, airbag duplo cardan e Dana série 1410 de duas seções monotron.
Com uma gama tão ampla de recursos, o Foton Minitruck 2024 garante não apenas uma experiência de condução confortável e segura, mas também um excelente desempenho e confiabilidade em suas operações de carga e transporte. Seja para o transporte de mercadorias em centros urbanos ou para deslocamentos em estradas, esse caminhão está preparado para enfrentar qualquer desafio.
Motor
O VUC apresenta um motor Turbocharger Cummins 2.8, com intercooler e injeção eletrônica, gerando 131 cv a 3600 rpm e torque máximo de 28,5 kgf.m, com redução da poluição. Equipado com 4 cilindros e 16 válvulas, alcança velocidade máxima de 126 km/h. O câmbio inclui a caixa ZF-5-S-400, com overdrive, oferecendo 5 marchas manuais do tipo mecânica, assegurando máxima confiabilidade.
Consumo
A média de consumo do veículo é altamente variável, dependendo do peso transportado, velocidade e tipo de terreno. Registros indicam que ele pode atingir até 10 km/l. Com um tanque de combustível de 125 litros a diesel, a autonomia potencial ultrapassa 1.000 km de distância. Contudo, é importante ressaltar que essa estimativa pode oscilar significativamente devido a diversos fatores.
Ficha técnica
As empresas disponibilizam ao público uma folha de cálculo contendo informações técnicas relevantes sobre seu automóvel. Essa folha de cálculo engloba todas as especificações técnicas intangíveis, como o torque, a potência e as dimensões do veículo, juntamente com outros elementos de extrema importância para obter um conhecimento abrangente do carro.
Motor
Campo | Valor |
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Fabricante | CUMMINS |
Modelo | ISF 2.8 |
Tipo | 4 cilindros com 16 válvulas – Turbocharger |
Potência | 131 cv @3.600 rpm |
Torque | 280 Nm @1400 – 3000 rpm |
Tecnologia de emissões | EGR, PROCONVE L6 |
Sistema de injeção | Eletrônica Common Rail |
Transmissão
TRANSMISSÃO | |
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Modelo | ZF 5S 400 |
Tipo | Mecânica, manual, sincronizada com overdrive, cinco marchas à frente e uma à ré. Com janela para tomada de força |
Eixo Traseiro | DANA M267 TIPO SALISBURY, i = 4,88: 1 |
Velocidade Máxima | 126 km/h |
Partida / Subida em Rampa | 28% / 50% |
Circuito elétrico
CIRCUITO ELÉTRICO | |
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Alternador | 12V / 120Ah |
Bateria | 100Ah / 12V |
Tensão Nominal | 12V |
Estrutura
ESTRUTURA | |
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Chassi | Projetado em aço de alta qualidade, longarinas per l “C” tipo escada |
Cabine | Avançada, em aço estampado, basculante |
Número de Assentos | Três, assento central rebatível |
Chassi
CHASSI | |
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Direção | Hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade |
Embreagem | Monodisco a seco com acionamento vácuo-assistido, diâmetro do disco: 310 mm, heavy-duty |
Suspensão Dianteira | Eixo rígido, feixe de molas, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Suspensão Traseira | Eixo rígido motriz, feixe de molas, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Rodas | Em aço, medida: 16 x 5.5 |
Pneus | 205/75R16 |
Tração | Traseira 4×2 |
Rodagem | Simples (ST) ou Dupla (DT) |
Dimensões
DIMENSÕES | |
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Pesos e Capacidades | Versões: 3.5 – 14 ST / 3.5 – 14 DT |
Tara (ordem de marcha) | 2.000 Kg – 2.050 Kg |
Eixo Traseiro Vazio | 600 Kg – 650 Kg |
Eixo Dianteiro Vazio | 1.400 Kg – 1.400 Kg |
Total PBT Legal | 3.500 Kg – 3.500 Kg |
Eixo Dianteiro Carregado | 1.600 Kg – 1.600 Kg |
Eixo Traseiro Carregado | 1.900 Kg – 1.900 Kg |
Carga Legal Útil | 1.500 Kg – 1.450 Kg |
Total PBT Técnico | 4.200 Kg – 4.400 Kg |
Carga Técnica | 2.200 Kg – 2.350 Kg |
Freios
FREIOS | |
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Atuação | Hidráulica com servo-freio a vácuo, duplo circuito, ajuste automático com ABS |
Dianteiro | A disco, ventilado |
Traseiro | CBI, tambor, cilindro de roda diâmetro: 25,4 mm |
Largura | 89 mm (3.5”) |
Diâmetro | 330 mm (13”) |
Estacionamento | A cabo, na transmissão |
Freio Motor | Alta Eficiência, integrado ao sistema de exaustão, através de válvula borboleta, acionada na coluna da direção |
Abastecimento
ABASTECIMENTO | |
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Combustível | 125 litros |
Diesel S-10 | |
Óleo Carter | 5,0 litros API CJ-4 SAE 15W-40 |
Transmissão | 2,8 litros ZF TE-ML02-B API GL-4/SAE 80W |
Fluido de Freio/ Embreagem | 0,8 litros FMV SS DOT 4 |
Eixo Traseiro com Diferencial | 3,2 litros API GL-5 SAE 85W-90 |
Direção Hidráulica | 2,0 litros ATF Dexron III |
Líquido de Arrefecimento | 14 litros |
Anticongelante Antiferrugem Etileno-Glicol 50% |
Dimensões
DIMENSÕES | |
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Entre-eixos | 3.360 mm |
Comprimento Total | 5.835 mm |
Largura Total | 1.840 mm |
Altura (carregado) | 2.125 mm |
Balanço Dianteiro | 1.115 mm |
Balanço Traseiro | 1.375 mm |
Distância do Eixo Dianteiro | 595 mm |
Solo/Longarina(carregado) | 642 mm |
Círculo de Viragem | 13,0 m |
Baú 4,5 x 2,2 x 2,26 | 22,4 m |
Preço
Os modelos MINITRUCK 3.5-14ST, MINITRUCK 3.5 14DT e MINITRUCK 3.5 11DT têm os seguintes preços: R$ 193.131,00, R$ 200.000,00 e R$ 189.002,00, respectivamente.
Versão | Valor |
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MINITRUCK 3.5-14ST | R$ 193.131,00 |
MINITRUCK 3.5 14DT | R$ 200.000,00 |
MINITRUCK 3.5 11DT | R$ 189.002,00 |
Minha opinião
Em outras palavras, o Foton Minitruck 2024 é uma escolha sólida para empresários e profissionais que buscam eficiência, versatilidade e qualidade em seus negócios de transporte. Com um design inteligente e recursos excepcionais, esse caminhão brasileiro se posiciona como uma opção de destaque no mercado, impulsionando a produtividade e a satisfação dos seus usuários.
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Perguntas frequentes
Quais são as principais características do Foton Minitruck 2024?
O Foton Minitruck 2024 apresenta um motor Turbocharger Cummins 2.8, com intercooler e sistema de injeção eletrônica, gerando 131 cv a 3600 rpm e torque máximo de 28,5 kgf.m. Além disso, possui uma velocidade máxima de até 126 km/h e oferece duas variações de carroceria: ST e DT.
Quais são os diferenciais do Foton Minitruck 2024 em relação aos concorrentes?
O Foton Minitruck 2024 se destaca por sua gama de equipamentos, que inclui ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio com cd-player, defletor de ar, sensor de ré, entre outros. Além disso, seu motor eficiente e a opção de variações de carroceria garantem versatilidade e desempenho superiores.
Como é a autonomia do Foton Minitruck de 2024 com seu tanque de combustível de 125 litros?
Com seu tanque de combustível de 125 litros a diesel, a autonomia estimada do Foton Minitruck 2024 pode ultrapassar 1.000 km de distância. No entanto, é importante lembrar que esse valor pode variar dependendo de fatores como carga, velocidade e terreno percorrido.
Quais são as opções de câmbio disponíveis no Foton Minitruck 2024?
O Foton Minitruck 2024 vem equipado com uma caixa de câmbio ZF-5-S-400, com overdrive, oferecendo 5 marchas manuais do tipo mecânica. Essa configuração garante um sistema de transmissão confiável e eficiente para o veículo.
Como é o design e a cabine do Foton Minitruck 2024?
O design do Foton Minitruck de 2024 é simples e elegante, com foco na eficiência e praticidade. A cabine é projetada para oferecer conforto aos ocupantes e possui espaço amplo e ergonômico. O acabamento é cuidadosamente pensado, proporcionando uma experiência agradável durante a condução.
Muito bom
Eu acho que tem freio motor já é uma boa diferença