França odeia SUVs: Entenda o boicote contra veículos de grande porte

Em um movimento ambicioso para mitigar a poluição e promover um ambiente mais sustentável, a cidade de Paris, na França, adotou uma nova política que aumenta as tarifas de estacionamento para veículos grandes e pesados, incluindo os populares SUVs. Essa estratégia alinha-se às iniciativas europeias que visam desencorajar o uso de automóveis a combustão, favorecendo alternativas mais ecológicas como os veículos elétricos e o transporte público.

A partir deste ano, a capital francesa implementou legislação específica que onera significativamente o custo para estacionar SUVs e outros veículos de grande porte nas vias públicas. Essa medida adota um critério claro: quanto maior o veículo e maior o seu impacto ambiental, maior será o valor cobrado pelo estacionamento. O propósito é claro – reduzir a presença desses veículos pesados nas ruas parisienses.

BMW XM
BMW XM

Esse esforço se insere em um plano mais abrangente de Paris para combater a poluição do ar. A cidade já estabeleceu uma “Zona de Baixas Emissões”, restrita a 47 áreas, onde apenas veículos com baixa emissão de poluentes são permitidos. Para acessar essas zonas, é necessário que os veículos ostentem um adesivo que indique sua classificação ambiental, com multas que podem chegar a 375 euros para os infratores.

Implementação da Tarifa

Com início em 1º de setembro, as novas tarifas afetam diretamente os proprietários de SUVs, seguindo a tendência de impor encargos extras sobre automóveis que contribuem mais significativamente para a poluição atmosférica e urbana. Esta não é uma iniciativa isolada na França; desde janeiro, o país já aplica uma sobretaxa em veículos com emissões superiores a 117 g/km de CO2, com multas que podem alcançar até 60 mil euros.

Diferentemente do que se poderia esperar, a tarifa elevada não se baseia apenas nas emissões do veículo mas também leva em conta o seu peso. Assim, até utilitários esportivos híbridos e elétricos não estão isentos dessa política, desde que ultrapassem o limite de peso estabelecido.

Detalhes sobre a Tarifação

Picape Rivian R1T.
Picape elétrica: Rivian R1T. Foto: Divulgação

A aplicação das tarifas varia conforme a localização dentro da cidade, especialmente nos primeiros 11 arrondissements, próximos ao centro, onde estacionar por uma hora pode custar seis euros para veículos convencionais. No entanto, para SUVs, esse valor salta para impressionantes 18 euros. Consequentemente, estacionar um SUV por seis horas pode resultar em uma despesa de até 225 euros.

A medida suscita debates sobre sua eficácia e impacto no mercado automobilístico francês, levantando questões sobre como fabricantes locais como Citroën, Peugeot e Renault irão responder à essa nova regulamentação.

A cidade de Paris reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e saúde pública ao adotar essa medida rigorosa contra veículos pesados e poluentes. Resta acompanhar os resultados dessa política e seu possível impacto na mobilidade urbana e na preferência dos consumidores por veículos menos poluentes.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias A Despedida do Citroën C4 Cactus no Brasil e o Motivo de Sua Falha no Mercado

O Citroën C4 Cactus, um modelo que se tornou referência de inovação para a marca…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo SUV Toyota Yaris Cross promete agitar o mercado!

A chegada do Toyota Yaris Cross está deixando os fãs da marca cada vez mais…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Corolla GLi Tecido promete atrair público de vendas diretas

Em um movimento que pode surpreender muitos consumidores e entusiastas da marca, a Toyota está…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Cybertruck Enfrenta Queda de Preço e Problemas de Vendas!

A Tesla Cybertruck, o modelo icônico que prometia revolucionar o mercado de pickups com seu…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Carros ou motos: qual está conquistando mais as ruas do Brasil?

O mercado automotivo brasileiro sempre foi marcado pela predominância dos carros nas ruas, mas uma…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário