Furtos de SUVs em São Paulo crescem: você nem imagina qual é o mais roubado
Levantamento feito por autoridades competentes, apontam que há um crescimento evidente dentro dos furtos automotivos, principalmente dentro do setor dos SUVs. Confira a seguir nesta notícia.
A Tracker-Fecap, que visa trazer informações e análises, sobre a criminalidade no estado de SP em forma de boletim econômico, fez um levantamento com as informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, e neste levantamento, foi revelado informações importantes a respeito do grande índice de furtos de veículos no estado.
Os furtos em particular, são detalhados sobre o setor de SUVs onde são mostrados os 10 carros mais cobiçados pelos criminosos, segundo o levantamento o índice referenciado, é sobre o período de janeiro a abril de 2022.
No período citado, foram 714 casos de furtos de SUVs dentro do estado, isso representa um agregado de 213,16% em comparação com o mesmo período de 2021, já no caso dos roubos foram 542 casos registrado, registrando assim um acréscimo de 77,12 % em comparativo com o mesmo período de 2021.
Vitor Corrêa, que é o coordenador de operação do grupo Tracker, afirmou o seguinte “Os SUVs, por serem veículos mais caros e luxuosos, proporcionalmente possuem peças com valores mais altos, e isso é levado em considerações também no mercado ilegal dos desmanches. Assim, focar nestas ações criminosos gera uma lucratividade maior para as quadrilhas especializadas, que começam a preferir esses modelos de veículo”.
O coordenador ainda completa dizendo “O gradual crescimento da categoria nos últimos anos, com excelentes resultados de vendas, estimulam ainda mais os criminosos”, e de certo modo, os carros com maior ocorrência dentro do segmento são os famoso Honda HR-V, e o Volkswagen T-Cross, o desenvolvimento de casos de furto e roubo em relação a o ano de 2021 está em 224,19% para 235,29% respectivamente.
Confira abaixo os SUVs mais roubados e furtados pelos criminosos:
1º Honda HR-V: Só no período mencionado foram furtados/roubados, 201 exemplares, representando um aumento de 224,19% no mesmo período de 2021.
2ª Volkswagen T-Cross: O carro da empresa alemã registrou também um número elevado de furtos/roubos, representando cerca de 171 unidades, uma elevação de 235,29% em comparação ao mesmo período de 2021.
3ª Jeep Renegade: Mais um modelo extremamente negociado e famoso no mundo automobilístico, o Renegade teve um aumento de 75% em seus roubos e furtos, representando no total 161 exemplares no mesmo período de 2021.
4ª Hyundai Creta: O SUV sul-coreano teve cerca de 159 roubos/furtos registrados pela Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
5ª Jeep Compass: E agora foi adicionado mais um Jeep na lista, o compassa contou com 113 registros de furtos e roubos no período mencionado acima.
6ª Nissan Kicks: O SUV japonês é muito famoso, além de possuir um design chamativo, o carro teve 87 registros de ocorrências de furtos e roubos.
7ª Volkswagen Nivus: Agora para adicionar mais um Volkswagen na lista, temos o Nivus com 76 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2022.
8ª Honda WR-V: Até mesmo o modelo descontinuado da Honda no Brasil não se escapou do roubos, contando com 56 ocorrências registradas.
9ª Chevrolet Tracker: Em penúltimo colocado dentro do top 10, temos ele o SUV da “Gravatinha” que registrou 47 unidades de roubo/furto no período já citado.
10ª Ford Ecosport: E para fechar o escopo, o descontinuado Ecosport que teve 39 unidades furtadas/roubadas no primeiro quadrimestre de 2022.
Acesse o nosso site Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que ocorre no mundo automobilístico.