Icônico Volkswagen Fusca é ressuscitado pela GWM com o Ora Ballet Cat
O Volkswagen Fusca, um dos carros mais amados do mundo, deixou de ser produzido oficialmente em 2019, deixando muitos fãs órfãos. Na época, rumores indicavam que a VW lançaria uma versão elétrica do carro, porém isso ainda não aconteceu. Em vez disso, a marca decidiu privilegiar a família ID e até mesmo resgatou outro clássico, a Kombi, com o nome de ID.Buzz.
No entanto, quem realmente resgatou a essência do Fusca foi a GWM (Great Wall Motors), através da sua marca de carros elétricos chamada Ora. Durante o Salão de Xangai de 2021, a GWM apresentou um veículo que inicialmente era chamado de Ora Punk Cat e que tinha um visual claramente inspirado no icônico Fusca.
Em 2022, a GWM lançou um modelo baseado no Fusca com um nome diferente: o Ora Ballet Cat. Este veículo chegou ao mercado chinês com o objetivo de conquistar o público feminino. No seu lançamento, foram disponibilizadas quatro versões com preços a partir de 193.000 yuans (cerca de R$ 155 mil na conversão direta da época).
Mas como é o Ora Ballet Cat em comparação com o Fusca original? Em termos de tamanho, o carro da GWM é ligeiramente maior que o clássico original, medindo 4,4 metros de comprimento em comparação aos 4,02 metros do Fusca. Ele possui uma largura de 1,86 metros, altura de 1,63 metros e uma distância entre eixos de 2,75 metros.
No que diz respeito à autonomia elétrica, o Ora Ballet Cat pode percorrer até 500 km, dependendo da versão escolhida. As opções de motorização variam entre 171 cv e 500 cv de potência.
No Brasil, a GWM chegou a registrar o carro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). No entanto, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, a Volkswagen não ficou satisfeita com essa medida e entrou com uma liminar alegando que os modelos da GWM são uma cópia descarada do Fusca. A GWM conseguiu derrubar essa liminar, o que permitiu que a empresa lançasse sua versão do Fusca.
GWM não tem interesse de lançar o carro no Brasil. No entanto, como parte de sua estratégia global, a empresa mantém a possibilidade de comercializar qualquer produto de sua linha em qualquer mercado do mundo.