Icônico Volkswagen Fusca é ressuscitado pela GWM com o Ora Ballet Cat

O Volkswagen Fusca, um dos carros mais amados do mundo, deixou de ser produzido oficialmente em 2019, deixando muitos fãs órfãos. Na época, rumores indicavam que a VW lançaria uma versão elétrica do carro, porém isso ainda não aconteceu. Em vez disso, a marca decidiu privilegiar a família ID e até mesmo resgatou outro clássico, a Kombi, com o nome de ID.Buzz.

No entanto, quem realmente resgatou a essência do Fusca foi a GWM (Great Wall Motors), através da sua marca de carros elétricos chamada Ora. Durante o Salão de Xangai de 2021, a GWM apresentou um veículo que inicialmente era chamado de Ora Punk Cat e que tinha um visual claramente inspirado no icônico Fusca.

GWM "Fusca"
GWM “Fusca”.

Em 2022, a GWM lançou um modelo baseado no Fusca com um nome diferente: o Ora Ballet Cat. Este veículo chegou ao mercado chinês com o objetivo de conquistar o público feminino. No seu lançamento, foram disponibilizadas quatro versões com preços a partir de 193.000 yuans (cerca de R$ 155 mil na conversão direta da época).

Mas como é o Ora Ballet Cat em comparação com o Fusca original? Em termos de tamanho, o carro da GWM é ligeiramente maior que o clássico original, medindo 4,4 metros de comprimento em comparação aos 4,02 metros do Fusca. Ele possui uma largura de 1,86 metros, altura de 1,63 metros e uma distância entre eixos de 2,75 metros.

No que diz respeito à autonomia elétrica, o Ora Ballet Cat pode percorrer até 500 km, dependendo da versão escolhida. As opções de motorização variam entre 171 cv e 500 cv de potência.

Painel moderno, semelhante ao Ora 03.
Painel moderno, semelhante ao Ora 03.

No Brasil, a GWM chegou a registrar o carro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). No entanto, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, a Volkswagen não ficou satisfeita com essa medida e entrou com uma liminar alegando que os modelos da GWM são uma cópia descarada do Fusca. A GWM conseguiu derrubar essa liminar, o que permitiu que a empresa lançasse sua versão do Fusca.

GWM não tem interesse de lançar o carro no Brasil. No entanto, como parte de sua estratégia global, a empresa mantém a possibilidade de comercializar qualquer produto de sua linha em qualquer mercado do mundo.

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário