GM está sendo investigada após acidente com carro autônomo!
A Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Estradas (NHTSA) abriu uma avaliação preliminar sobre como os veículos autônomos da Cruise interagem com pedestres.
A ação ocorre após um incidente amplamente divulgado em que um dos veículos da empresa atingiu um pedestre, que já havia sido atropelado por outro motorista.
O incidente ocorreu na segunda-feira, 2 de outubro, quando uma mulher em São Francisco foi atingida por um veículo com motorista humano e arremessada para uma faixa adjacente, onde foi novamente atingida por um veículo autônomo da Cruise que não conseguiu parar a tempo. As autoridades afirmam ter tido dificuldade em libertar a mulher, que sofreu ferimentos graves, de baixo do segundo veículo.
Além desse incidente, outro motivo para a abertura da avaliação preliminar foi a agência reguladora federal ter recebido dois relatórios relevantes de ferimentos a pedestres envolvendo a Cruise e estar ciente de mais dois incidentes através de vídeos online.
A agência federal afirma ter recebido relatos de que os veículos autônomos da Cruise atingiram pedestres que estavam presentes ou entrando na faixa de tráfego. Ela afirma que os veículos não conseguem dirigir com segurança próximo às pessoas nas faixas de pedestres e perto do caminho do veículo.
A agência afirma ter iniciado a avaliação para determinar a extensão desse problema e a gravidade do risco que ele pode representar para a segurança dos pedestres.
Embora essa avaliação não constitua um recall, ela é o primeiro passo no processo. A Cruise afirma estar cooperando com os pedidos de informações da NHTSA.