GM irá tirar o Chevrolet Malibu de linha definitivamente após 60 anos!
Em uma decisão emblemática que reflete as mudanças no cenário automotivo, a General Motors (GM) anunciou o fim da produção do Chevrolet Malibu. Após seis décadas de história, o tradicional sedan dará lugar a uma nova geração de veículos, priorizando SUVs e carros elétricos, em linha com as tendências de consumo atuais. Este movimento estratégico visa realocar recursos para o desenvolvimento do Bolt EV de segunda geração, peça-chave no portfólio futuro da GM.
A produção do Chevrolet Malibu não cessará imediatamente. Até 4 de novembro, o veículo continuará sendo fabricado na Planta de Montagem Fairfax da GM em Kansas City, ao lado do Cadillac XT4. Após esta data, a produção será suspensa para que a instalação passe por um processo de reestruturação e modernização, preparando-se para abrigar os futuros lançamentos da montadora.
Segundo um porta-voz da Chevy ao Carscoops, quando a produção for retomada no final de 2025, a planta estará apta a fabricar tanto o Bolt EV quanto o XT4 na mesma linha de montagem. Isso oferecerá à GM a flexibilidade necessária para se adaptar às flutuações na demanda do consumidor.
A Planta de Montagem Fairfax é destinatária de um investimento de 390 milhões de dólares por parte da GM, recursos que possibilitarão a fabricação do Chevrolet Bolt de segunda geração. Diferentemente do modelo inicial, descontinuado em dezembro de 2023, o novo veículo elétrico será baseado na plataforma Ultium e promete ser “um dos veículos totalmente elétricos mais acessíveis” no mercado.
Durante o período de pausa na produção, a GM realizará demissões temporárias, comprometendo-se a apoiar os funcionários afetados conforme o acordo coletivo UAW-GM.
O Chevrolet Malibu foi introduzido em 1964 como uma sub-série premium do Chevelle e só se tornou um modelo independente em sua quarta geração, em 1978. Depois de uma pausa iniciada em 1983, o Malibu retornou em 1997 como um modelo de tração dianteira. Agora, na sua nona geração lançada em 2015, ele cede seu espaço na linha de produção para o Bolt EV de segunda geração, numa resposta da GM às preferências dos consumidores que se inclinam cada vez mais para SUVs.
Kevin Kelly, da Chevrolet, lamenta o fim da produção do Malibu mas destaca que a escolha dos consumidores por SUVs compactos – atualmente o maior segmento nos EUA – significa que antigos clientes do Malibu encontrarão opções variadas na linha atual da GM, que oferece diferentes tamanhos, preços e tipos de propulsão.
Com essa estratégia, a GM se adapta às mudanças no mercado automotivo, focando no desenvolvimento de veículos que atendam às novas demandas dos consumidores por opções mais sustentáveis e tecnologicamente avançadas.
Fonte: Carscoops