GM quer deixar carros elétricos de lado e focar nos híbridos!

Em uma estratégia de ajuste ao mercado atual e com vistas à maximização dos lucros, a General Motors (GM) anunciou uma reorientação em seu plano de veículos, priorizando, por ora, o desenvolvimento e lançamento de modelos híbridos plug-in.

Com um portfólio que abrange marcas renomadas como Chevrolet e Cadillac, a gigante automobilística reconhece que a transição para veículos 100% elétricos será mais gradual do que inicialmente previsto, optando por fortalecer sua linha de híbridos plug-in nas mais diversas categorias de automóveis.

Durante um encontro com jornalistas do Detroit News, Mary Barra, CEO da GM, enfatizou a importância dos híbridos plug-in como alternativas versáteis para os consumidores, além de contribuírem significativamente para a redução das emissões de gases poluentes. Barra esclareceu que essa revisão estratégica não é uma resposta direta à diminuição na demanda por carros elétricos — fenômeno corroborado por pesquisas que indicam uma queda global nas vendas desses veículos.

Com essa nova direção, a GM prevê o lançamento de uma série de modelos híbridos plug-in até 2027, inclusive estudando adaptações eletrificadas para veículos de grande porte, como as caminhonetes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.

Equinox EV tem pré-venda cancelada e aumento de preço.
Equinox EV totalmente remodelado.

Recentemente, a Chevrolet introduziu ao mercado o novo Equinox PHEV, um SUV com design inovador equipado com motor 1.5 turbo e um motor elétrico auxiliar, alimentados por uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 16,5 kWh. Este conjunto oferece uma potência combinada de 268 cv e torque de 57,6 kgfm, capaz de atingir 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Sua autonomia no modo 100% elétrico é estimada em 102 km pelo ciclo CLTC.

Apesar do foco nos híbridos plug-in no curto prazo, Barra ressalta que a GM não abandonou seus planos para os veículos totalmente elétricos. A visão da empresa é que estes ganharão espaço no mercado futuramente, à medida que a infraestrutura de carregamento se desenvolva adequadamente. Até lá, os híbridos representam uma solução imediata para conciliar desempenho e sustentabilidade.

E você, o que pensa sobre essa movimentação da GM? Será que o futuro reserva um cenário exclusivamente elétrico para o setor automobilístico? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias A Despedida do Citroën C4 Cactus no Brasil e o Motivo de Sua Falha no Mercado

O Citroën C4 Cactus, um modelo que se tornou referência de inovação para a marca…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo SUV Toyota Yaris Cross promete agitar o mercado!

A chegada do Toyota Yaris Cross está deixando os fãs da marca cada vez mais…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Corolla GLi Tecido promete atrair público de vendas diretas

Em um movimento que pode surpreender muitos consumidores e entusiastas da marca, a Toyota está…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Cybertruck Enfrenta Queda de Preço e Problemas de Vendas!

A Tesla Cybertruck, o modelo icônico que prometia revolucionar o mercado de pickups com seu…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Carros ou motos: qual está conquistando mais as ruas do Brasil?

O mercado automotivo brasileiro sempre foi marcado pela predominância dos carros nas ruas, mas uma…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário