GM quer deixar carros elétricos de lado e focar nos híbridos!

Em uma estratégia de ajuste ao mercado atual e com vistas à maximização dos lucros, a General Motors (GM) anunciou uma reorientação em seu plano de veículos, priorizando, por ora, o desenvolvimento e lançamento de modelos híbridos plug-in.

Com um portfólio que abrange marcas renomadas como Chevrolet e Cadillac, a gigante automobilística reconhece que a transição para veículos 100% elétricos será mais gradual do que inicialmente previsto, optando por fortalecer sua linha de híbridos plug-in nas mais diversas categorias de automóveis.

Durante um encontro com jornalistas do Detroit News, Mary Barra, CEO da GM, enfatizou a importância dos híbridos plug-in como alternativas versáteis para os consumidores, além de contribuírem significativamente para a redução das emissões de gases poluentes. Barra esclareceu que essa revisão estratégica não é uma resposta direta à diminuição na demanda por carros elétricos — fenômeno corroborado por pesquisas que indicam uma queda global nas vendas desses veículos.

Com essa nova direção, a GM prevê o lançamento de uma série de modelos híbridos plug-in até 2027, inclusive estudando adaptações eletrificadas para veículos de grande porte, como as caminhonetes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.

Equinox EV tem pré-venda cancelada e aumento de preço.
Equinox EV totalmente remodelado.

Recentemente, a Chevrolet introduziu ao mercado o novo Equinox PHEV, um SUV com design inovador equipado com motor 1.5 turbo e um motor elétrico auxiliar, alimentados por uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 16,5 kWh. Este conjunto oferece uma potência combinada de 268 cv e torque de 57,6 kgfm, capaz de atingir 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Sua autonomia no modo 100% elétrico é estimada em 102 km pelo ciclo CLTC.

Apesar do foco nos híbridos plug-in no curto prazo, Barra ressalta que a GM não abandonou seus planos para os veículos totalmente elétricos. A visão da empresa é que estes ganharão espaço no mercado futuramente, à medida que a infraestrutura de carregamento se desenvolva adequadamente. Até lá, os híbridos representam uma solução imediata para conciliar desempenho e sustentabilidade.

E você, o que pensa sobre essa movimentação da GM? Será que o futuro reserva um cenário exclusivamente elétrico para o setor automobilístico? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Carros com Sinistro: O Que Você Precisa Saber Antes de Comprar ou Vender

Se você já ouviu o termo “carro com sinistro” e ficou curioso, chegou ao lugar…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Ford Ranger Limited V6: Potência e Design Impecável – Vale o Preço de um Apartamento?

A Ford Ranger é uma picape que conquistou seu espaço no mercado brasileiro, sendo uma…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Corolla GLi ou Cross XR? Veja qual Toyota é ideal para você!

Se você está na dúvida entre o Toyota Corolla GLi e o Toyota Corolla Cross…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Você não vai acreditar no desconto do Peugeot 2008 este Mês! Veja como aproveitar!

Se você está pensando em comprar um Peugeot 2008, março pode ser o mês perfeito…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Song Pro supera os R$ 200 mil e impressiona com os novos valores!

O BYD Song Pro tem chamado atenção no mercado automotivo brasileiro, especialmente no segmento de…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário