GM quer deixar carros elétricos de lado e focar nos híbridos!

Em uma estratégia de ajuste ao mercado atual e com vistas à maximização dos lucros, a General Motors (GM) anunciou uma reorientação em seu plano de veículos, priorizando, por ora, o desenvolvimento e lançamento de modelos híbridos plug-in.

Com um portfólio que abrange marcas renomadas como Chevrolet e Cadillac, a gigante automobilística reconhece que a transição para veículos 100% elétricos será mais gradual do que inicialmente previsto, optando por fortalecer sua linha de híbridos plug-in nas mais diversas categorias de automóveis.

Durante um encontro com jornalistas do Detroit News, Mary Barra, CEO da GM, enfatizou a importância dos híbridos plug-in como alternativas versáteis para os consumidores, além de contribuírem significativamente para a redução das emissões de gases poluentes. Barra esclareceu que essa revisão estratégica não é uma resposta direta à diminuição na demanda por carros elétricos — fenômeno corroborado por pesquisas que indicam uma queda global nas vendas desses veículos.

Com essa nova direção, a GM prevê o lançamento de uma série de modelos híbridos plug-in até 2027, inclusive estudando adaptações eletrificadas para veículos de grande porte, como as caminhonetes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.

Equinox EV tem pré-venda cancelada e aumento de preço.
Equinox EV totalmente remodelado.

Recentemente, a Chevrolet introduziu ao mercado o novo Equinox PHEV, um SUV com design inovador equipado com motor 1.5 turbo e um motor elétrico auxiliar, alimentados por uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 16,5 kWh. Este conjunto oferece uma potência combinada de 268 cv e torque de 57,6 kgfm, capaz de atingir 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Sua autonomia no modo 100% elétrico é estimada em 102 km pelo ciclo CLTC.

Apesar do foco nos híbridos plug-in no curto prazo, Barra ressalta que a GM não abandonou seus planos para os veículos totalmente elétricos. A visão da empresa é que estes ganharão espaço no mercado futuramente, à medida que a infraestrutura de carregamento se desenvolva adequadamente. Até lá, os híbridos representam uma solução imediata para conciliar desempenho e sustentabilidade.

E você, o que pensa sobre essa movimentação da GM? Será que o futuro reserva um cenário exclusivamente elétrico para o setor automobilístico? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Jac E-JT12,5 2025: Motor, Design, Bateria, Fotos e Ficha Técnica!

O Jac E-JT12,5 2025 é uma inovação notável no segmento de veículos elétricos, projetado para…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Chevrolet Tracker vs Jeep Renegade: Análise Detalhada e Comparação

Quando se trata de SUVs populares no Brasil, o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Jac E-JT9,5 2025: Motor, Design, Fotos e Ficha Técnica!

O Jac E-JT9,5 2025 é um modelo inovador no cenário dos caminhões elétricos, destacando-se por…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Jac iEV-330P 2025: Motor, Design, Desempenho, Fotos e Ficha Técnica!

O Jac iEV-330P 2025 é uma adição emocionante ao mercado de veículos elétricos, projetado para…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Quer economizar? Considere o Ford Ka 1.5 e outros hatches usados por até R$ 50 mil

Se você está procurando um carro usado que seja econômico e de bom custo-benefício, hatches…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário