Governo congela o preço de alguns carros até dia 31 de outubro!
Governo argentino e montadoras chegam a acordo para liberar importação de veículos.
Após dias de tensão e acusações por parte das montadoras, o governo argentino assinou ontem à noite um acordo com um grupo de empresas automobilísticas para liberar a importação de veículos retidos na Alfândega. Em contrapartida, as montadoras concordaram em congelar os preços de alguns modelos até o dia 31 de outubro, após as eleições presidenciais.

O acordo foi firmado pelo secretário de Comércio, Matías Tombolini, juntamente com representantes das empresas Ford, General Motors, Renault-Nissan, Stellantis, Toyota e Volkswagen.
Embora o ministro da Economia, Sergio Massa, não tenha participado da assinatura do acordo, Tombolini atribuiu a autoria do mesmo ao ministro e candidato à presidência. “Por orientação do ministro Sergio Massa, chegamos a um acordo com as montadoras para que cada terminal selecione um modelo zero quilômetro que manterá o preço fixo até 31 de outubro”, afirmou o chefe do Comércio. Tombolini também publicou fotos da assinatura do acordo em sua conta pessoal no Twitter.
As importações de automóveis estão bloqueadas na Argentina há mais de dois meses, incluindo também algumas peças utilizadas na produção local. Essa restrição se aplica aos produtos que desejam entrar no país com a cotação oficial do dólar do Banco Central. Apenas os veículos importados com “dólares próprios”, também conhecidos como Dólar Frank Sinatra, conseguiram entrar no país durante esse período.
Em troca do congelamento de preços, o governo se comprometeu a recompensar as montadoras signatárias do acordo com licenças de importação. Estima-se que existam cerca de 30 mil veículos retidos nos terminais de Zárate e outros postos alfandegários por falta de licenças do SIRA.
O próximo passo desse acordo será a publicação da lista de modelos com preços congelados, dentro do programa “Preços Justos” criado pelo governo para combater a inflação. Até o momento, os valores fixos ainda não foram divulgados, mas as montadoras já revelaram os modelos e versões que farão parte dessa lista.
Confira abaixo os modelos anunciados pelas montadoras:
- Chevrolet: Montana (importado do Brasil).
- Citroën: Berlingo Furgón (produzido na Argentina).
- Fiat: Chronos 1.3 Like (Argentina).
- Ford: Ranger XLS 2.0 mono-turbodiesel 4×2 Manual (Argentina).
- Nissan: Frontier 2.3 mono-turbodiesel 4×2 Manual (Argentina).
- Peugeot: Partner Van (Argentina).
- Renault: Alaskan 2.3 mono-turbodiesel 4×2 Manual (Argentina).
- Toyota: Yaris XLS (Brasil).
- Volkswagen: Polo Track Primeira Edição (Brasil).
Para quem está sempre de olho nos lançamentos e novidades do mercado, não deixe de conferir o blog Agora Motor, onde estamos trazendo diversos conteúdos e notícias todos os dias, além de contar com uma Tabela Fipe para você conferir os preços do mercado automobilístico!