Carros híbridos da Ferrari se destacam e impulsionam vendas no terceiro trimestre de 2023
No terceiro trimestre de 2023, os carros híbridos da Ferrari mostraram seu potencial e se consolidaram como uma tendência duradoura. De acordo com os dados divulgados pela marca italiana, 51% das variantes emplacadas nesse período eram híbridas, superando até mesmo os modelos tradicionais.
Essa mudança no cenário é inédita na história da Ferrari. Em comparação com o mesmo período de 2022, houve um aumento significativo nas vendas de carros híbridos, passando de 19% para 51%. No trimestre anterior, a fabricante já havia registrado um crescimento expressivo, atingindo 43% das vendas.

O impacto dos carros híbridos na Ferrari é notável. Quatro dos 13 veículos do portfólio da companhia foram responsáveis por impulsionar as vendas e atrair consumidores. Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, analisa esse novo comportamento do consumidor:
“Alguns deles não vão aceitar carros elétricos, outros vão aceitar ambos, outros vão entrar para a família Ferrari por causa dos carros elétricos.”
Embora os carros híbridos estejam ganhando destaque nas vendas da Ferrari, os supercarros continuam sendo os campeões de vendas da fabricante italiana. As versões 296 GTB e GTS são os principais destaques, sendo este último o primeiro automóvel de entrada da montadora.
No entanto, especula-se que as versões tradicionais possam retomar a primeira posição em relação às vendas já no próximo ano. Isso se deve à intensificação da produção do modelo Purosangue, equipado com um motor V12 e sem ser híbrido, como as outras versões.
A Ferrari tem planos ambiciosos para os próximos anos. A montadora pretende obter 40% de sua linha de veículos composta por versões elétricas até o fim da década, além de apresentar ao mercado seu primeiro carro 100% eletrificado em 2025.
Apesar da concorrência acirrada no segmento de carros elétricos, o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, não demonstra preocupação. No entanto, ele ressalta que o desafio será trazer a emoção dos veículos a combustão para os modelos elétricos:
“Carros eletrificados são relativamente fáceis do ponto de vista tecnológico. O verdadeiro ponto é como extrair a melhor emoção para o uso dessa tecnologia que você deseja oferecer ao motorista”, explicou Vigna.
Com a crescente demanda por carros híbridos e elétricos, a Ferrari está se adaptando ao mercado e continuará inovando para oferecer aos seus clientes uma experiência única e emocionante, independentemente do tipo de motorização escolhida.