Honda e Acura seguirão a GM e adotarão o NACS da Tesla!
A Honda e sua marca de luxo Acura adotarão o conector de carregamento padrão norte-americano da Tesla (NACS) na América do Norte. O presidente e CEO da American Honda Motor Co., Noriya Kaihara, confirmou em uma entrevista que a empresa se juntará à coalizão NACS: “É bastante importante. Também temos que incentivar o NACS. Isso é claro“.
Com essa decisão, a Honda e a Acura se unem a outras montadoras que já adotaram o padrão de carregamento da Tesla, visando a padronização e a melhoria na infraestrutura de carregamento para veículos elétricos na América do Norte.
Guia do Conteúdo
Honda e Acura adotam conector de carregamento da Tesla nos EUA para melhorar infraestrutura de veículos elétricos!
Ainda não está claro quando os primeiros modelos elétricos da Honda e Acura receberão as entradas de carregamento NACS (outros fabricantes estão mirando em 2025), mas a empresa japonesa observa que isso depende da General Motors, já que os dois primeiros modelos totalmente elétricos da Honda e Acura são baseados na plataforma Ultium da GM e serão produzidos nas fábricas da GM.

“Talvez em 2025 ou 2026“, observa Kaihara. “Para o ZDX… claramente dependemos da GM. Então, uma vez que eles mudem para o NACS, o ZDX seguirá depois disso.”
Honda/Acura pode adotar novo sistema de carregamento de veículos elétricos em 2025 ou 2026
A GM também aderiu à mudança do CCS1 para o NACS, que começa em 2025, o que aumenta a possibilidade de a Honda/Acura estarem prontas para o NACS em 2025 ou 2026. No entanto, inicialmente, os primeiros veículos elétricos da Honda, como o Honda Prologue e o recentemente lançado Acura ZDX, serão equipados com o sistema de carga combinada CCS1.
A Honda também está trabalhando em sua própria plataforma para futuros modelos totalmente elétricos, que seguirão os dois primeiros BEVs baseados no Ultium. Podemos assumir que, no que diz respeito à América do Norte, esses BEVs suportarão o NACS desde o início.
Montadoras se unem para criar rede de carregamento rápido na América do Norte
Enquanto isso, a Honda, juntamente com várias outras montadoras, BMW Group, General Motors, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis, criará uma nova rede de carregamento rápido em conjunto na América do Norte, com foco em torná-la segura, confiável e acessível.
Jay Joseph, vice-presidente de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da American Honda, disse:
“O software precisa ser realmente confiável e uma infraestrutura realmente aberta para que possa se comunicar com o software de todas as montadoras. O hardware precisa ser capaz dos mais altos níveis de carregamento. Precisa ser seguro, confiável e acessível“.
A importância da manutenção eficiente na rede de Superchargers da Tesla
Jay Joseph também mencionou a manutenção muito boa da rede de Superchargers da Tesla como algo importante para a nova rede. “Se você olhar para o que é tão ótimo na rede de Superchargers da Tesla, é a manutenção. Eles ficam em cima dela, têm alguém no local monitorando o equipamento, monitoram eletronicamente e remotamente e consertam rápido. Provavelmente é a coisa mais importante.”
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!