Honda Fit é queridinho e supervalorizado nos EUA!
Em uma análise aprofundada sobre as tendências de mercado automobilístico nos Estados Unidos, observa-se um crescente anseio por veículos compactos de alta qualidade, especialmente após a descontinuação do Honda Fit em dezembro de 2020. Este modelo japonês, amplamente valorizado por sua eficiência e design prático, deixou de ser fabricado, gerando um vácuo no segmento de compactos que ainda não foi adequadamente preenchido.
O Honda Fit, conhecido por sua legião de fãs tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, mantém-se valorizado no mercado de usados. Segundo informações do portal Jalopnik, as unidades da terceira geração estão sendo comercializadas por valores similares aos de quando eram novas, variando entre US$ 17 mil e US$ 20 mil (aproximadamente R$ 90 mil a R$ 107 mil na conversão direta), podendo chegar até US$ 27 mil (R$ 144,4 mil) para exemplares menos utilizados.
Diferentemente do Brasil, onde o City e o HR-V global surgem como sucessores indiretos, nos EUA, a estratégia da Honda é distinta. O ZR-V, vendido no Brasil, é comercializado como HR-V nos Estados Unidos, posicionando-se ao lado do Civic como uma das opções de entrada da marca.
A saída de cena do Fit, junto com outros modelos compactos como o Mazda 2 e o Ford Fiesta, destacou a escassez de alternativas de qualidade nesse segmento no mercado norte-americano. As escolhas remanescentes tendem a inclinar-se para modelos defasados de baixo custo ou SUVs.
No território americano, ainda é possível encontrar sedãs e SUVs compactos como Kia Rio e Seltos, Nissan Versa e Kicks, Hyundai Venue e Chevrolet Trax. No entanto, esses veículos possuem dimensões maiores e oferecem menos praticidade comparados ao Honda Fit.
Guia do Conteúdo
Evolução do Honda Fit nos Estados Unidos
Introduzido inicialmente no Japão em 2001 com a promessa de ser um veículo global, o Honda Fit conquistou rapidamente mercados na Ásia e Europa. Chegando ao continente americano em 2003 através da produção brasileira, só veio a marcar presença nos Estados Unidos em 2006. Para atender às exigências locais, sofreu adaptações como para-choques maiores e substituição da caixa CVT por uma transmissão automática convencional de cinco marchas.
Produzido no México ao lado do HR-V na sua terceira geração destinada aos EUA, o modelo incorporou um motor com injeção direta – tecnologia que só chegaria ao Brasil com o City atual em 2021. Apesar da preferência dos consumidores pelo HR-V, devido à combinação de espaço interno e potência do motor, o Fit se mantém como um ícone entre os aficionados por compactos.
Atualmente sem planos confirmados pela Honda dos EUA para reintrodução do Fit ou do HR-V global no mercado americano, os entusiastas do modelo compacto enfrentam a realidade de preços elevados dos usados – um desafio também familiar aos consumidores brasileiros.
Este panorama destaca a contínua demanda por veículos compactos eficientes nos Estados Unidos e levanta questões sobre futuras estratégias das montadoras para atender a este nicho específico de consumidores.