Honda Pop 110i 2025 é atualizada e ganha diversas melhorias!
A Honda Pop 100, lançada em 2007, sempre se destacou por seu preço acessível. Agora, dezessete anos depois e rebatizada como Pop 110i, ela continua sendo a porta de entrada da Honda no mercado brasileiro, sendo considerada a primeira moto para muitos e uma ferramenta de trabalho indispensável. Para a linha 2025, a moto passou por diversas mudanças significativas.

Desde a última atualização em 2015, quando recebeu um novo visual e um motor de 110 cilindradas com injeção eletrônica, a Pop não havia passado por nenhuma alteração. Por isso, as mudanças implementadas agora podem surpreender aqueles que esperavam apenas novas cores. Apesar de o visual permanecer o mesmo, as modificações mecânicas são impressionantes. E o mais surpreendente é que o preço da nova Honda Pop 110i ES 2025 é apenas R$ 120 mais alto do que o modelo anterior, custando agora R$ 9.690 sem frete.
Por fora, poucas alterações são perceptíveis na nova Honda Pop 110i ES 2025. A impressão é de que apenas pintaram o garfo dianteiro de preto e trocaram alguns adesivos. No entanto, as mudanças mais significativas foram realizadas no motor e no câmbio.

O novo propulsor é totalmente renovado, mantendo o sistema de refrigeração a ar, mas com algumas modificações importantes: o diâmetro do cilindro foi reduzido de 50 mm para 47 mm e o curso do pistão aumentou de 55 mm para 63,12 mm. Além disso, a taxa de compressão foi elevada de 9,3:1 para 10:1, resultando em um aumento na capacidade cúbica, que passou de 109,1 cm³ para 109,5 cm³.
Outra mudança importante é a alteração no tempo de abertura das válvulas, buscando uma queima mais eficiente dentro do cilindro. Com essa configuração, a nova Pop 110i ES 2025 entrega uma potência de 8,43 cv a 7.250 rpm e um torque de 0,945 kgfm a 5.000 rpm quando abastecida apenas com gasolina. Comparado ao motor anterior, esses números representam um aumento significativo na potência (7,9 cv) e no torque (0,89 kgfm).

Segundo dados fornecidos pela Honda e verificados pelo Instituto Mauá, a nova Pop 110i ES 2025 possui um consumo médio de 49,1 km/l, aceleração de 0 a 60 km/h em 7,8 segundos e velocidade máxima de 93 km/h. Com um tanque de combustível de 4,2 litros, a autonomia teórica da moto é de aproximadamente 206 km.
Uma adição importante nessa nova versão é a partida elétrica. Desde o seu lançamento há dezessete anos, a Pop era equipada apenas com partida a pedal. Agora, com a sigla ES (Electric Start) no nome, o modelo conta com partida elétrica e partida a pedal. Além disso, o câmbio também foi atualizado: antes com quatro marchas e embreagem convencional, agora a Pop 110i ES 2025 possui um câmbio de quatro marchas semi-automático com embreagem centrífuga, tornando a troca de marchas mais fácil e eliminando a necessidade de controlar a embreagem.

A Honda também precisou fazer outras alterações para atender aos requisitos do Promot 5, que entrará em vigor em janeiro do próximo ano e imporá restrições mais rigorosas às motocicletas. Além do novo motor mais eficiente, a Pop agora possui um segundo catalisador instalado logo após a saída do cabeçote, resultando em uma curva estranha no escapamento. Também foi adicionado um catalisador no silenciador traseiro, bem como um filtro de carvão ativado para filtrar a evaporação de combustível do tanque e um plugue para diagnóstico da central eletrônica.
Com todas essas mudanças, as dimensões da Pop também sofreram algumas alterações: comprimento de 1.832 mm (-11 mm), entre-eixos de 1.238 mm (+4 mm), largura de 727 mm (-18 mm), altura de 1.031 mm (-2 mm) e vão livre do solo de 137 mm (+1 mm). A altura do assento foi reduzida para 745 mm (-4 mm) e o peso seco da moto é de 87 kg.

Em relação às rodas, a Pop continua utilizando rodas raiadas, com medida de 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. Os pneus possuem as mesmas medidas (60/100 na dianteira e 80/100 na traseira), porém a Honda mudou de fornecedor, substituindo os pneus Levorin modelo Matrix pelos Michelin Pilot Street 2. O garfo dianteiro possui curso de 100 mm, enquanto a suspensão traseira continua com curso biamortecido de 83 mm.
As cores disponíveis para a nova Pop 110i ES 2025 são preta, vermelha e branca, sendo que apenas a opção branca possui assento vermelho. A Honda oferece 3 anos de garantia para a moto, com as duas primeiras revisões gratuitas em relação à mão de obra e óleo nas 7 primeiras revisões realizadas em uma concessionária autorizada. Mesmo com a mudança no motor, a especificação do óleo permanece a mesma: 10W30 semissintético. A primeira revisão deve ser feita aos 1.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. A segunda revisão é recomendada aos 6.000 km ou 12 meses e, a partir daí, a cada 6.000 km ou 6 meses.

Apesar de seu tamanho compacto, a nova Honda Pop 110i ES 2025 passa por grandes mudanças mecânicas que visam melhorar sua dirigibilidade, confiabilidade e acessibilidade. Essas alterações são especialmente importantes para aqueles que estão começando no mundo das motocicletas ou para aqueles que dependem dela como ferramenta de trabalho.
Essa moto representa um passo importante em direção ao sonho do fundador da Honda, Soichiro Honda, que sempre buscou criar motos fáceis de pilotar e acessíveis para todos. Na minha opinião, a Pop é a moto mais relevante que a marca oferece atualmente no Brasil, superando até mesmo a CG.