Hyundai anuncia investimento bilionário para desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no Brasil
O presidente da Hyundai, Euisun Chung, se reuniu com o governo brasileiro para anunciar um investimento surpreendente de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,4 bilhões) destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias alinhadas com as metas de descarbonização. O aporte incluirá a produção de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde.
O comunicado oficial do governo federal revelou que o encontro entre Chung, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin ocorreu nesta quinta-feira (22). Embora poucos detalhes sobre o investimento tenham sido divulgados, Chung destacou que o ciclo de desenvolvimento abrangerá até 2032 e estará focado em tecnologias de veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde, em conformidade com o programa Mover, criado para impulsionar a indústria automobilística.
Esse investimento impressionante levanta uma série de questionamentos sobre os planos da Hyundai no mercado brasileiro. Atualmente, a montadora não comercializa diretamente nenhum carro elétrico ou híbrido no país, pois todos os veículos importados são distribuídos pela Caoa.
No entanto, considerando o prazo estendido do ciclo de investimento, é possível que outras tecnologias sejam introduzidas no futuro, como versões híbridas convencionais ou até mesmo elétricas. Vale ressaltar que a Hyundai já está trabalhando no desenvolvimento de um modelo elétrico do Creta para o mercado indiano, com previsão de lançamento ainda este ano.

A Hyundai possui uma fábrica em Piracicaba (SP), onde são produzidos os modelos HB20, HB20S e Creta, além de uma unidade de trens em Araraquara (SP). A Caoa, por sua vez, opera um complexo em Anápolis (GO), responsável pela montagem do Tucson. Essas estruturas industriais fornecerão a base para o desenvolvimento das novas tecnologias no Brasil.
A aposta da Hyundai no hidrogênio verde também merece destaque. A montadora está interessada em desenvolver tecnologias de propulsão utilizando esse combustível como parte de sua estratégia para atender o mercado de veículos pesados. Ônibus e caminhões elétricos enfrentam o desafio do peso das baterias, e o hidrogênio poderia solucionar parte desse problema.
Embora a Hyundai Brasil não seja a produtora desses veículos, a empresa fornecerá a tecnologia necessária para as empresas instaladas no país. Com seu conhecimento e domínio da tecnologia de veículos leves em seu país natal, a Hyundai está buscando transportar esse know-how em escala global para os veículos pesados, e o Brasil, com sua posição potencialmente líder no uso do hidrogênio verde, surge como um local ideal para esses desenvolvimentos.
Além disso, espera-se que o investimento bilionário fortaleça a autonomia da Hyundai em relação à CAOA. Atualmente, a parceria entre as duas empresas tem limitado a introdução de novidades elétricas e híbridas no mercado brasileiro. No entanto, fontes próximas às montadoras afirmam que negociações avançadas estão em andamento para que a Hyundai tenha maior autonomia no país.
Isso poderia resultar em um acordo iminente, abrindo as portas para a chegada dos mais recentes lançamentos da marca, como os elétricos Ioniq 5 e Ioniq 6, o futuro SUV Ioniq 7, a nova geração do híbrido Kona e até mesmo modelos como a picape Santa Cruz, além das novas gerações do Tucson e Santa Fe.
Com o investimento bilionário da Hyundai em tecnologias sustentáveis e a possibilidade de maior autonomia da montadora no Brasil, o mercado automobilístico nacional pode se preparar para uma nova era de veículos mais eficientes e ambientalmente amigáveis.