Hyundai Ioniq 5 N 2024 tem os 641 cv que esperávamos!

O Hyundai Ioniq 5 N é a junção de tudo o que a divisão N aprendeu através de seu programa ICE. Os entusiastas de carros têm esperado por isso e finalmente, o Hyundai Ioniq 5 N foi revelado antes de sua estreia pública no Goodwood Festival of Speed.

Ele promete ser mais focado no motorista do que qualquer um de seus concorrentes EV e tem como objetivo ser tão divertido de dirigir quanto os modelos N movidos a combustível da marca, que são altamente desejados.

Hyundai lança novo Ioniq 5 N com potência de até 641 cavalos

Assim como o Ioniq 5 convencional, o novo Ioniq 5 N é baseado na plataforma Electric-Global Module da marca e aproveita a expertise que a Hyundai adquiriu através das criações do RM20e, RN22e e N Vision 74. Ele apresenta uma bateria de 84 kWh ampliada e motores elétricos revisados, tanto na frente quanto na traseira.

Hyundai Ioniq 5 N 2024 tem os 641 cv que esperávamos!
O Hyundai Ioniq 5 N 2024 – Fonte/Reprodução: Hyundai.

O motor dianteiro entrega 166 kW (222 hp), o motor traseiro tem 282 kW (378 hp) e os dois combinados produzem 448 kW (601 hp), embora isso possa chegar a 478 kW (641 hp) no modo Boost, dando ao carro ainda mais potência do que o Kia EV6 GT.

Ioniq 5 N: Potência e Conexão com o Motorista em um só Carro!

Os números impressionantes de potência do Ioniq 5 N permitem que ele alcance 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinja uma velocidade máxima de 260 km/h. No entanto, como outros produtos da N, o verdadeiro apelo do Ioniq 5 N não está apenas nos números, mas sim na maneira como ele envolve o motorista. É aí que a verdadeira mágica acontece.

Novo Hyundai 5 N apresenta novo sistema de software e estrutura reforçada para aumentar desempenho do carro

Para começar, a estrutura do corpo do carro apresenta 42 pontos de solda adicionais e 2,1 metros de adesivos extras para melhorar a rigidez. A Hyundai também fortaleceu a coluna de direção e desenvolveu um sistema chamado N Pedal.

Novo Hyundai 5 N apresenta novo sistema de software e estrutura reforçada para aumentar desempenho do carro
Interior do carro – Fonte/Reprodução: Hyundai.

Essa função de software utiliza tecnologia semelhante ao sistema de frenagem regenerativa i-Pedal e melhora a curva e aumenta a sensibilidade do acelerador. Um sistema de distribuição de torque N também parece ser transformador, fornecendo distribuição de torque frontal e traseira totalmente variável que pode ser ajustada para 11 níveis.

Há também um Otimizador de Derivação N com uma função integrada de Chute de Torque de Deriva que permite ao motorista simular a ação de chute de embreagem de um carro ICE de tração traseira.

Hyundai Ioniq 5 N recebe atualizações de freios e modo N Race

As atualizações não param por aí. A Hyundai equipou o Ioniq 5 N com seus freios mais potentes, compostos por discos dianteiros de 400 mm (15,7 polegadas) com pinças de quatro pistões e discos traseiros de 360 mm (14,1 polegadas). A potência do sistema de frenagem regenerativa também foi aprimorada e sozinha pode fornecer 0,6 G de força de desaceleração.

Diz-se também que há uma transição imperceptível entre os freios regenerativos e os freios hidráulicos. Um modo N Race permite que os motoristas escolham entre as configurações ‘Endurance’ e ‘Sprint’. O primeiro reduz a potência máxima para sessões de pista mais longas, enquanto o segundo prioriza a potência máxima.

Então chegamos às coisas realmente divertidas: N e-shift e N Active Sound+. O primeiro desses sistemas simula a transmissão de embreagem dupla de oito marchas dos carros ICE N da Hyundai, controlando a saída de torque do motor e simulando o solavanco que você sente ao trocar de marcha.

A função N Active Sound+ usa oito alto-falantes internos e dois externos com um perfil de som “Ignition” para imitar o motor turbo-quatro de 2,0 litros da Hyundai N, uma opção “Evolution” com um som semelhante ao RN22e, e um tema “Supersônico” inspirado em jatos de combate de motor duplo.

As mudanças visuais no novo Hyundai Ioniq 5 N

O carro passou por uma série de mudanças visuais. Ele ficou 20 mm mais baixo, 50 mm mais largo e 80 mm mais comprido.

Na parte da frente, é possível notar um novo splitter, abas de ar e cortinas de ar, enquanto na traseira há um spoiler único, um difusor pronunciado, uma luz de freio triangular e, ao contrário do Ioniq 5 padrão, um limpador de vidro traseiro. Rodas de alumínio forjado de 21 polegadas vêm como padrão e são equipadas com pneus Pirelli P Zero 275/35.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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