Hyundai Santa Cruz 2025 é renovada, embora não venha ao Brasil
A Hyundai Motor Brasil anunciou que não pretende trazer a picape média Santa Cruz 2025 para o mercado brasileiro. Segundo a montadora, a enorme demanda do produto nos Estados Unidos impossibilita sua disponibilização em outros países, incluindo o Brasil.
No entanto, nos EUA, a linha 2025 da Santa Cruz foi apresentada como um produto global durante um evento em Nova Iorque. Com design robusto e superfícies externas e internas redesenhadas, a Santa Cruz 2025 é considerada a irmã do Tucson 2025. Além disso, conta com um novo sistema de infoentretenimento e sistemas avançados de assistência ao condutor.
José Muñoz, presidente e COO Global da Hyundai Motor Company e presidente e CEO da Hyundai Motor North America, falou sobre as características da Santa Cruz 2025: “O objetivo de desenvolvimento para renovar o Santa Cruz foi dar-lhe um design ainda mais arrojado e forte”.
Muñoz também destacou a capacidade aprimorada da nova versão da picape: “Também queríamos que o Santa Cruz fosse mais capaz, e o acabamento XRT disponível oferece pneus todo-o-terreno, ganchos de reboque dianteiros e capacidade off-road aprimorada. Os clientes irão apreciar todos os novos detalhes de design e melhorias por dentro e por fora. Santa Cruz é um verdadeiro veículo esportivo de aventura”.
A decisão de não trazer a Santa Cruz para o Brasil mostra como a Hyundai amadureceu a ideia de ter uma picape. Inicialmente, a proposta era lançar um SUV com caçamba, mas agora a marca coreana busca competir com as rivais tradicionais no segmento off-road.
Embora a picape não seja comercializada no Brasil, existe a expectativa de que a Hyundai invista em customização de atributos caso a Santa Cruz seja fabricada em Anápolis pela CAOA.
Muñoz também comentou sobre as mudanças no design da Santa Cruz 2025, afirmando que “as linhas mais verticais e os faróis redesenhados sustentam uma nova grade ameaçadora que incorpora câmeras maiores. Essas mudanças dão ao Santa Cruz 2025 uma postura mais firme e robusta. Na Santa Cruz XRT, aumentamos a capacidade off-road do modelo, aumentando o ângulo de abordagem, adicionando pneus todo-o-terreno e rodas de liga leve exclusivas inspiradas em chaves inglesas”.
O interior da Santa Cruz 2025 é semelhante ao do Tucson 2025, com duas telas digitais paralelas. Já em relação à mecânica, as opções incluem um motor 2.5 litros de 187 cavalos e um 2.5 TGDi com aproximadamente 280 cavalos.