Confira o Calendário de Pagamento do IPVA 2024 na Paraíba!

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. Os contribuintes devem ficar atentos às datas estabelecidas para evitar multas e juros.

O pagamento do IPVA segue a ordem crescente do número final da placa do veículo. Ou seja, os proprietários de veículos com placa final 1 devem realizar o pagamento em janeiro, enquanto os veículos com placa final 2 terão até fevereiro para efetuar o pagamento, e assim sucessivamente, até o mês de outubro, que é destinado aos veículos com placa final zero.

É importante ressaltar que existe um desconto de 10% no boleto do IPVA para aqueles que optarem pelo pagamento antecipado em cota única. O prazo limite para obter esse desconto é o último dia útil de cada mês, no período de janeiro a outubro.

Confira muito mais sobre o IPVA 2024 da Paraíba

Além disso, os contribuintes têm a opção de parcelar o tributo em até três vezes, sem direito ao desconto. Essa alternativa pode facilitar o cumprimento das obrigações financeiras.

IPVA 2024 na Paraíba!
IPVA 2024 na Paraíba!

Uma novidade para o ano de 2024 é a isenção do IPVA para veículos fabricados até o ano de 2008. De acordo com a legislação vigente, os veículos com mais de 15 anos de uso são isentos do imposto na Paraíba. No entanto, é importante destacar que os proprietários desses veículos ainda devem arcar com as taxas do Detran-PB.

Outro segmento que continua isento do IPVA são os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas. Essa medida beneficia mais de 320 mil proprietários de motos no estado. O Governo da Paraíba publicou a Lei 12.489/2022, no Diário Oficial do Estado, garantindo a desoneração do imposto para esse segmento. A isenção será aplicada automaticamente a partir do exercício do IPVA 2024, não sendo necessário solicitar o benefício.

Portanto, os contribuintes devem ficar atentos às datas de pagamento do IPVA 2024 e aproveitar as opções de desconto e parcelamento oferecidas pelo governo. A regularização das obrigações fiscais é fundamental para evitar problemas futuros e contribuir para o desenvolvimento do estado.”

Avalie esse artigo

Lucas Guckert
Redator online especializado no universo automotivo, é fã de automobilismo, fã de esportes e jogos eletrônicos. Tem 23 anos de idade, e iniciou sua jornada no ano de 2023 no site Agora Motor, onde escreve artigos e notícias sobre o mundo automobilístico todos os dias.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário