IPVA 2024 PB (Paraíba): Valor, consulta tabela, pagamento

IPVA 2024 PB (Paraíba): No Brasil esse imposto é o que mais caro entre os proprietários de veículos, no estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais eles possuem o valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) mais caros do país, hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre o IPVA 2024 PB (Paraíba).

Esse imposto gera muita polêmica todo início de ano, pois muitos dizem que o dinheiro do imposto não é bem aplicado, outros falam que o destino do valor arrecadado vai direto para o bolso dos governantes, porém, não estamos aqui para falar quem está certo ou errado.

Por isso, nós iremos mostrar todos os detalhes do imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA), esse imposto que é calculado sobre o valor médio do veículo e de pagamento obrigatório e é realizado todo início de ano. Para veículos usados é tomado de base o valor da tabela Fipe, para veículos novos, o valor da nota fiscal é a base do cálculo.

O IPVA 2024 PB (Paraíba) realiza essa conta de uma maneira diferente em relação aos outros estados, na verdade a conta é realizada da mesma maneira, porém, a forma de pagamento se diferencia de alguns estados, sendo que o IPVA 2024 PB (Paraíba) pode ser pago em três parcelas e para pagamentos em cota única, o valor possui um desconto.

Dando continuidade na nossa programação de dar informações sobre o IPVA de cada estado, nosso escolhido é a Paraíba, estado que possui algumas diferenças na cobrança em relação aos demais estados, acompanhe-nos. 

IPVA 2024 PB (Paraíba)

No estado do Amazonas o dinheiro do imposto arrecadado é destinado às mais diversas utilidades, a divisão do valor fica dessa maneira:

  • 50% é encaminhado para o Governo Estadual
  • 50% é encaminhado para municípios em que os veículos estão emplacados.

Cada veículo tem o seu próprio IPVA. Por isso, é essencial que o condutor retire as guias de cada automóvel registrado sob seu nome para realizar o pagamento. Realizando o pagamento das taxas obrigatórias do IPVA o condutor auxilia no plano de auxílio que alguns estados adotam para a utilização do dinheiro arrecadado.

Estar em dia com a Receita permite realizar seus trajetos com segurança e tranquilidade. Quem não pagar o IPVA 2032 PB, não pode fazer o licenciamento anual, gera multas e pode perder até 7 pontos na carteira.

IPVA 2024 PB (Paraíba) – Valor, consulta tabela, pagamento
O IPVA 2024 PB, recolhe tributos, que se transformam em verbas, estaduais e municipais, voltadas para a educação, mobilidade, saúde e principalmente a reconstrução de rodovias e pavimentações. Foto: Divulgação.

Confira agora tudo sobre o Licenciamento 2024 PB (Paraíba)

Valor IPVA 2024 PB (Paraíba)

O valor do IPVA de cada estado é destinado conforme determina o seu governo, no caso da Paraíba ele serve para realizar melhorias nos mais diversos setores, como: saúde, segurança e educação. Tais melhorias são distribuídas conforme a necessidade de cada município, a distribuição também é feita conforme a quantidade de veículos registrado no município, sendo assim, quanto mais veículos emplacados na cidade mais dinheiro ela recebe do governo.

Na Paraíba, por segmento, automóveis, motocicletas, micro-ônibus, caminhonetes têm alíquotas de 2,5% sobre o valor venal dos veículos; Caminhões e ônibus têm alíquota de 1%.O cálculo tem como base os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição especializada no monitoramento do preço de veículos. 

  • Motocicletas
  • Carros
  • Caminhões
  • Ônibus
  • Micro-ônibus
  • Tratores
  • Embarcações
  • Aeronaves.

Mas não se preocupe em ficar realizando contas para determinar o valor do imposto, essa conta é feita de forma automática pelo DETRAN (Departamento de Trânsito). E chegará nas residências dos cariocas com todos os valores e datas de pagamentos respectivas. 

A Paraíba possui frota total de mais de 1,4 milhão de veículos, mas a frota tributável, excluindo aqueles que têm isenção por tempo de fabricação, é de mais de 980 mil unidades.

Foto de carros andando em uma estrada
O Licenciamento 2024 opera muitas vezes ao lado do IPVA quando falamos do calendário. Foto: Divulgação.

Pagamento do IPVA 2024 PB (Paraíba)

De acordo com a SEFAZ, o pagamento antecipado do imposto dá direito a um desconto de até 10% no valor e, com o desconto do Bom Condutor, estabelecido pela Lei Estadual nº 203/2014.

Já o não pagamento do imposto ensejará o vencimento do valor integral, acrescido de juros e multas de: 20% do valor do imposto, no caso de recolhimento espontâneo e 50% no caso de o veículo ser apreendido por órgão competente.

Lei do Bom Condutor: De acordo com a Lei do Bom Condutor (Lei 203/2015), quem não tem infração de trânsito no ano anterior já pode requerer desconto no pagamento do IPVA 2024 PB. Um ponto que precisa ser pensado é que se você optar por pagar parcelado, o valor do desconto não pode ser computado junto, sendo assim, se optar por pagar em cinco vezes o desconto à vista é perdido.

Para realizar o pagamento do IPVA 2024 PB você precisará ir até uma agência do DETRAN ou imprimir diretamente do site, inserir dados do veículos, como RENAVAM, Placa, selecionar a opção que você quiser para pagamento e colocar para imprimir. Você pode realizar o pagamento das seguintes formas:

Foto do DETRAN PB
O DETRAN PB, pode e deve ajudar o cidadão a fazer toda a parte burocrática do IPVA 2024 PB. Foto: Diuvlgação.

O guia de pagamento do IPVA 2024 PB é aquele obtido durante consulta ao imposto apresentado neste artigo. O contribuinte amazonense tem algumas opções para quitar o tributo, como podemos ver a seguir:

  • Bradesco;
  • Santander;
  • Banrisul
  • Sicred;
  • Lotéricas;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal.
  • Aplicativos das agências bancárias

Para pagar o  IPVA 2024 PB você vai precisar emitir as guias de arrecadação, que são disponibilizadas pela internet. É importante estar atento pois, diferente de impostos como o IPTU, o IPVA não é enviado pelos Correios por determinação do governo desde 2020.

Quem não tem internet ou não quer realizar o processo por conta própria pode contar com um despachante. O preço que os despachantes cobram pode variar de região para região, porém, para realizar esse procedimento é muito simples e qualquer pessoa com acesso à internet é capaz de realizar.

Foto de um semáforo de trânsito
O Detran regulariza o trânsito. Foto: Divulgação.

 

Consulta IPVA 2024 PB (Paraíba)

Para realizar a consulta do  IPVA 2024 PB é muito fácil, prático e rápido, você pode acessar essa informação de qualquer lugar que haja conexão com a internet ou mesmo com o uso de planos de internet do seu aparelho celular. 

Para realizar a consulta siga nossos passos:

  • Acesse o site do Detran PB
  • Ou pelo site do SEFAZ
  • No menu principal do site, clique em Serviços;
  • Clique em Emissão de IPVA;
  • Informe o número do chassi do veículo, ou a placa e o Renavam (informações presentes no documento do automóvel). Aperte o botão Pesquisar;
  • Uma nova janela vai abrir com o DAE (Documento de Arrecadação do Estado). Se não aparecer nada, é porque o bloqueador de pop-up está ativo. Basta desabilitá-lo para conseguir visualizar as guias.

As opções de pagamento estarão disponíveis para você realizar online ou imprimir e pagar no local que escolher. 

Vale ressaltar aqui que ao fazer a consulta, você pode se deparar com a isenção de sua motocicleta caso ela tenha menos de 170 cilindras, essa é uma novidade promovida pelo governo do estado, onde ele cita um problema com a dificuldade de locomoção e a necessidade de uma motocicleta, principalmente nos locais mais carentes.

No anúncio do estado foi apontado o seguinte, “Nessas localidades, praticamente as motocicletas são o principal veículo de locomoção, e, na maioria das vezes, usadas como transporte urgente de menor custo ágil”, conforme apontado por João Azevêdo. De acordo com a lei, a partir de 1º de janeiro de 2024, os veículos de duas rodas de até 170 cilindradas têm 0% de IPVA

Fotos de carros andando em uma rodovia
O Licenciamento 2023 deve ser pago todo ano. Foto: Divulgação.

Prazos de Pagamentos do IPVA 2024 PB (Paraíba)

Os contribuintes terão a opção de pagar o IPVA antecipadamente, com desconto de 10% no valor total, em cota única à vista. O prazo limite para o pagamento antecipado com desconto é o último dia útil de cada mês, no período de janeiro a outubro. Além disso, também é possível parcelar o tributo em até três vezes.

IPVA 2024 na Paraíba.
IPVA 2024 na Paraíba.
Final da Placa1ª Parcela ou Cota Única com Desconto
131 de janeiro
229 de fevereiro
328 de março
430 de abril
531 de maio
628 de junho
731 de julho
830 de agosto
930 de setembro
031 de outubro
Foto de carros andando em uma estrada
O Licenciamento 2024 também é chamado de CRLV ou CRLV-e (Licenciamento Digital 2024). Foto: Divulgação.

ISENÇÕES – Os veículos fabricados até o ano de 2007 estarão isentos do IPVA a partir do exercício de 2024. Conforme legislação, os veículos com mais de 15 anos de uso são isentos de pagar o IPVA no Estado da Paraíba. A isenção será automática. O contribuinte precisa pagar apenas as taxas do Detran-PB.

Os boletos de cobrança não serão enviados pelos Correios, os proprietários deverão acessar o site da Secretaria da Fazenda do Amazonas. É possível pagar o IPVA nos caixas e canais de atendimento dos respectivos bancos credenciados:

  • Bradesco
  • Santander
  • Banrisul
  • Sicredi
  • Lotéricas
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Aplicativos das agências bancárias

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 131 §2º, o Certificado de Licenciamento de Anual do veículo expedido pelo Detran-PB, documento necessário ao tráfego de veículos em vias públicas, e o não pagamento do IPVA impede a pessoa a receber o seu certificado de licenciamento anual.

A Lei diz que o IPVA 2024 PB é devido anualmente e pode ser quitado à vista (com bonificação de 10%) ou em cinco cotas. Se estiverem vencidos, os débitos do ano corrente devem ser quitados em uma única cota. Débitos vencidos de anos anteriores podem ser parcelados.

Confira todos os licenciamentos de 2024

Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento PI 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento SE 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento RR 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento SP 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento TO 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento RN 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento RO 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento RJ 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento PR 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento SC 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento RS 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento AL 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento ES 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento DF 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento MG 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento MS 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento MA 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento AM 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento BA 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento AP 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento AC 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento CE 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento GO 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento MT 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento PE 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento PA 2024
Calendário, Consulta, Emissão, Valor e muito mais – Licenciamento PB 2024
Tabela com várias informações a respeito do CRLV (Licenciamento 2024). Fonte de pesquisa Detran de cada estado!
Foto de carros de fundo e uma placa na frente escrito IPVA
O IPVA, não ocasiona apreensão do veículo, mas pode ser um fator importante na hora de fazer o licenciamento do veiculo. Foto: Divulgação.

Como calcular o IPVA 2024

Muitas pessoas também gostam de fazer o próprio calculo do IPVA, para assim lidar com toda a parte burocrática sozinha, sem ser necessário o auxilio de despachantes ou de terceiros. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como fazer a contabilidade para descobrir o valor de seu IPVA, porém aqui nós iremos deixar um exemplo fácil e rápido de como fazer este cálculo, confira a seguir:

EXEMPLO: imagine você que, em 2021, o valor venal do seu veículo foi de R$ 30.000. E você possui uma picape a diesel, e de acordo com a tabela, possui uma alíquota de 3%, no seu estado. Logo você deverá fazer a seguinte conta para descobrir o valor de seu IPVA:

Valor IPVA. R$ 30.000 X 3= 90.000 ÷ 100 = 900, sendo que nessa conta o valor de R$ 30.000 é o valor venal do seu automóvel, e o 3, é a porcentagem do modelo, que deve ser dividia por 100, logo você terá o seu resultado de R$ 900,00 de IPVA.

Bem simples né! Bom ainda há outros questionamentos dentro da internet, principalmente sobre, como descobrir o valor do meu carro, e para isso você pode simplesmente conferir, no nosso portal simplificado, Tabela FIPE Agora Motor! Onde nós temos os valores oficiais de todos os carros, motos e caminhões do Brasil, todos os valores são fornecidos diretamente pela Fundação Instituição de Pesquisas Econômicas.

Para conferir os valores é bem simples, basta você entrar no site, clicar em “Tabela FIPE”, buscar a categoria que se identifica com o seu automotor, seja ele um caminhão um carro ou uma moto, clique no bloco, e coloque as seguintes informações que o site pede a maca, o modelo e o não do seu automotor, depois disso é só clicar em visualizar e pronto, o valor e um parâmetro irá aparecer logo em seguida.

Foto de uma fileira de carros
Quanto mais carros dentro dos requisitos legais para pagamento de IPVA existirem, mais o estado arrecada verba. Foto: Divulgação.

Veículos isentos do IPVA 2024 PB

Assim como algumas pessoas, possuem isenção do tributo IPVA 2024 PB, seja lá por ser PcD ou por qualquer outro motivo legal perante a lei. Logo, os carros também possuem estes atributos, se tornando assim, modelos isentos do IPVA 2024 PB. Confira os carros que estão isentos do IPVA 2024 PB: Todos os dados retirados são oficiais, e fazem parte da LEI Nº 11.007 de 06 de Novembro de 2017.

I – os veículos de Corpo Diplomático credenciado junto ao Governo Brasileiro, observado o § 2º deste artigo;

II – os veículos de propriedade ou posse de turistas estrangeiros, portadores de “Certificado Internacional de Circular e Conduzir”, pelo prazo estabelecido nesses certificados, mas nunca superior a 1 (um) ano, desde que o país de origem adote tratamento recíproco com os veículos do Brasil, observado o § 2º deste artigo;

III – as máquinas agrícolas e de terraplenagem, observado o § 2º deste artigo;

 IV – os veículos rodoviários utilizados na categoria de táxi, inclusive motocicletas, com capacidade para até 7 (sete) passageiros, de propriedade de motorista profissional autônomo ou cooperativado, por ele utilizado em sua atividade profissional, limitada a isenção a 1 (um) veículo por beneficiário.

V- os veículos com potência até 50 (cinquenta) cilindradas.

VI – os veículos de fabricação nacional ou nacionalizados, de propriedade de pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, limitada a isenção a 1 (um) veículo por beneficiário, observados os §§ 1º, 3º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º, deste artigo;

VII – os veículos do tipo ambulância ou de uso no combate a incêndio, desde que sejam destinados a serviços de utilidade pública e que não haja cobrança por estes serviços, observado o § 2º deste artigo;

VIII – os veículos adquiridos em leilão promovido pelo poder público, no período compreendido entre a data de sua apreensão e a data da arrematação em hasta pública, observado o § 2º deste artigo;

IX – os veículos automotores com mais de 15 (quinze) anos de uso, contados a partir do ano de sua fabricação, observado o § 2º deste artigo;

X – os veículos rodoviários empregados, exclusivamente, no Transporte Escolar, com capacidade para até 16 (dezesseis) passageiros, de propriedade de motorista profissional autônomo ou cooperativado, devidamente habilitado para dirigir esse tipo de veículo, limitada a isenção a 1 (um) veículo por beneficiário, desde que seja portador de concessão ou permissão do órgão Municipal competente e comprovadamente registrado na categoria aluguel, observados os §§ 1º, 3º,10,11 e 12, deste artigo;

XI – as motocicletas ou motonetas nacionais, com até 200 (duzentas) cilindradas, destinadas ao uso exclusivo do adquirente na atividade agrícola ou pesqueira artesanal, limitada a isenção a 1 (um) veículo por beneficiário, observados os §§ 1º, 3º, 10,11, 12 e 13, deste artigo;

XII – os triciclos de propriedade de pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, adquiridos diretamente ou por intermédio de seu representante legal, limitada a isenção a 1 (um) veículo por beneficiário, observados os §§ 1º, 3º, 8º, 9º, 10,11 e 12, deste artigo;

XIII – as motocicletas de até 150cc (cento e cinquenta cilindradas), utilizadas por cooperativas de moto-fretistas ou motoboys nessas atividades, limitadas ao número de cooperativados não beneficiados por esta isenção, ou a 1 (uma) motocicleta, de até l50cc (cento e cinquenta cilindradas), por profissional moto-fretista ou motoboy, autônomo ou cooperativado, nos termos da Lei Federal nº 12.009, de 29 de julho de 2009, e do art. 139-A do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), observados os §§ 1º, 3º, 4º, 10,11 e 14, deste artigo;

XIV- os ônibus, micro-ônibus, vans e demais veículos utilizados no transporte de turismo, nos termos dos arts. 28 e 29 da Lei Geral do Turismo (Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008), observados os §§ 1º, 3º, 4º, 10, 15, 16 e 17, deste artigo;

XV – os veículos roubados, furtados ou extorquidos, no período entre a data da ocorrência do fato devidamente comprovado e a data de sua devolução ao proprietário, observados os §§ 2º e 18, deste artigo;

XVI – os veículos sinistrados com perda total, conforme disposto no § 4º do art. 13, a partir da data da ocorrência do sinistro, observados os §§ 2º e 18, deste artigo;

XVII – os veículos de propriedade de empresa locadora:

a) a partir do mês seguinte ao da transferência para operação do veículo em outro Estado, em caráter não esporádico, desde que seja comprovado o pagamento proporcional aos meses restantes do ano civil em favor do Estado de destino, se assim estiver previsto na legislação do referido Estado;  no ano da transferência do cadastro do veículo para este Estado, desde que seja comprovado o pagamento do IPVA no Estado de origem, observado o art. 18 desta Lei

b) quando, na hipótese prevista no inciso II do § 7º do art. 5º desta Lei, tratar-se de veículo destinado à locação avulsa, e a permanência neste Estado seja temporária, conforme disposição regulamentar;

Confira o vídeo sobre como gerar o boleto do IPVA 2024 PB:

Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos e muito mais em um só lugar!

Perguntas frequentes

Como conferir o Valor do IPVA 2024 PB?

Para conferir o valor do IPVA 2024 PB, basta você entrar no site do DETRNA PB, clicar em consulta do veículo, inserir os dados e finalizar a pesquisa, ou ir até o DETRAN e confirmar pessoalmente com o atendimento físico.

Meu carro pode ser apreendido como garantia de pagamento do IPVA 2024 PB?

A resposta é não! Seu automóvel não pode ser apreendido como garantia de pagamento do tributo IPVA 2024 PB. Porém se você não pagar, o seu carro também não poderá fazer a atualização do licenciamento, ocasionando assim em futuras possíveis apreensões.

O que acontece se a polícia parar com IPVA atrasado?

Segundo a legislação, parar numa blitz tendo o IPVA atrasado não é motivo para ter o carro rebocado. De acordo com a Lei 14.229/2021, proprietários com pendências financeiras relacionadas à documentação dos veículos têm direito a uma segunda chance.

As motos serão isentas de pagamento do IPVA 2024 na Paraíba?

Sim, mas apenas as motos até 170 cilindradas, conforme lei aprovada pelo governo.

Semelhanças do IPVA 2024 e o Licenciamento 2024, quais são?

O Licenciamento 2024 PB possui diversas semelhanças com o IPVA 2024, já que ambos são cobrados anualmente e possuem caráter estadual, além disso o Licenciamento 2024 PB só pode ser pago caso o IPVA esteja em dia, como também outras multas, mas em preeminência o IPVA 2024 PB.

O que quer dizer IPVA?

IPVA, quer dizer Imposto sobre propriedade de veículos automotores.

Quem precisa pagar o IPVA 2024 PB?

Todos os proprietários de veículos automotores registrados na Paraíba, sejam eles carros, motos, caminhões ou qualquer outro tipo de veículo, devem pagar o IPVA 2024 PB.

Como é calculado o valor do IPVA 2024 PB?

O valor do IPVA 2024 PB é calculado com base no valor venal do veículo, que é determinado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A alíquota utilizada para o cálculo varia de acordo com o tipo e o ano de fabricação do veículo.

Quais são as alíquotas de IPVA para o ano de 2024 na Paraíba?

As alíquotas de IPVA para o ano de 2024 na Paraíba são as seguintes:
2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa fabricados a partir de 2008;
2,5% para motocicletas, ciclomotores, motonetas e similares;
1% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa fabricados até 2007;
1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, tratores e demais veículos.

3.7/5 - (9 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Impostos IPVA 2024 DF (Distrito Federal): Valor, consulta tabela, pagamento

IPVA 2024 DF (Distrito Federal) Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente em…

Thiago Klaumann
Impostos IPVA 2024 RJ: Consulta Detran, Valor, Tabela (calendário) e Pagamento

No Brasil a demanda de impostos pagos todos os anos é muito alta, no estado…

Thiago Klaumann
Impostos IPVA 2024 PA (Pará): Valor, consulta tabela, pagamento

IPVA 2024 PA (Pará) O Estado do Pará possui o IPVA a ser pago todo…

Thiago Klaumann
Impostos IPVA 2024 RR (Roraima): Valor, consulta tabela, pagamento

IPVA 2024 RR (Roraima): Todo início de ano é cobrado um imposto sobre todos os…

Thiago Klaumann
Impostos IPVA 2024 RS: Consulta tabela (calendário), Valor e Pagamento Detran

No Brasil a demanda de impostos pagos todos os anos é muito alta, no estado…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário