Preços dos carros usados caem e deixam o IPVA mais barato em 2024

A queda nos preços dos carros usados está trazendo uma boa notícia para os proprietários de veículos: o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) ficará mais barato em 2024. De acordo com dados recentes, os preços dos carros usados caíram 4,74% nos últimos 12 meses, o que terá um impacto direto no cálculo do imposto.

O IPVA é calculado com base na tabela FIPE, que usa o mercado de automóveis como referência. Com a redução nos preços dos veículos usados, espera-se uma diminuição no valor do imposto a ser pago pelos proprietários. Cada estado aplica alíquotas diferentes, mas a tendência é que a queda nos preços se reflita em um IPVA mais baixo em todo o país.

IPVA
Preços dos carros usados caem e deixam o IPVA mais barato em 2024!

No Rio de Janeiro, por exemplo, estima-se que o IPVA será, em média, 4,39% mais barato em 2024, após ter subido 9,5% no ano anterior. Já em São Paulo, a redução será de 4,1% depois de um aumento de mais de 10% em 2023. Essa redução traz um alívio nas contas do início do ano e impacta positivamente outras despesas que pesam no bolso do consumidor.

Além disso, a redução nos preços dos carros usados também pode trazer outros benefícios para os proprietários. Por exemplo, ao renovar o seguro do veículo, é provável que seja possível obter uma apólice com um valor mais acessível do que no ano anterior. Essa queda nos preços é resultado da recuperação do mercado de veículos, que vem se fortalecendo após os anos difíceis da pandemia.

Com a maior oferta de carros novos, os preços dos usados vêm caindo nos últimos meses. Em muitos estabelecimentos, é possível encontrar veículos sendo vendidos abaixo do valor da tabela Fipe. O pagamento do IPVA muitas vezes faz parte das negociações e, com a diminuição do imposto, fica mais fácil barganhar.

Tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo, essa redução é vantajosa. Qualquer diminuição nos custos é bem-vinda, o que traz comemorações por parte dos compradores. Além disso, a diminuição do IPVA pode ser utilizada como um atrativo nas negociações. Vendedores podem oferecer a possibilidade de incluir o valor do imposto no preço do veículo ou até mesmo negociar o pagamento total do IPVA.

Desempenho de vendas em 2024 continuará muito bom
Desempenho de vendas em 2024 continuará muito bom. Foto: Fernando Calmon

No entanto, é importante ressaltar que cada estado possui suas próprias regras e alíquotas para o cálculo do IPVA. Portanto, é essencial consultar as informações específicas de cada localidade para obter dados precisos sobre o valor do imposto.

Em resumo, a queda nos preços dos carros usados traz uma boa notícia para os proprietários de veículos: o IPVA será mais barato em 2024. Essa redução traz alívio nas contas do início do ano e impacta positivamente outras despesas. Além disso, essa queda nos preços também pode gerar benefícios na renovação do seguro e facilitar as negociações de compra e venda de veículos. Fique atento às informações específicas do seu estado para obter dados precisos sobre o valor do IPVA.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Yamaha Ténéré 700 estará no Brasil em Agosto, mas não para venda

A Yamaha Ténéré 700 está gerando grande expectativa no Brasil. Confirmada pela Yamaha em junho,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Stellantis irá enfrentar batalha acirrada com marcas chinesas na Europa

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que a empresa enfrentará uma “concorrência brutal” dos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Carros chineses podem ser taxados em 200% com o Trump no poder

O ex-presidente dos EUA e candidato nas próximas eleições de novembro, Donald Trump, anunciou uma…

Gabriel May Oechsler
Notícias Chevrolet Equinox tem informações reveladas no site!

A Chevrolet causou grande impacto no mercado no ano passado com diversos lançamentos. Em breve,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Honda Civic SI 2025 é lançado nos EUA, veja detalhes!

A Honda revelou nos EUA o novo Civic Si 2025, agora mais equipado e divertido…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário