IPVA PE 2024: Confira o valor e o calendário de pagamento

O governo de Pernambuco anunciou o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PE 2024) e divulgou o calendário de pagamento para os proprietários de veículos. A partir de fevereiro, os contribuintes devem iniciar o pagamento do imposto, seguindo as datas determinadas pelo último dígito da placa.

O IPVA PE 2024 poderá ser parcelado em até 10 prestações mensais, com a última prestação vencendo em novembro. É importante destacar que cada parcela deverá ter um valor mínimo de R$ 50. Até o momento, não há informações sobre possíveis descontos para pagamento em cota única.

IPVA
Confira o IPVA 2024 de Pernambuco!

A alíquota do IPVA PE 2024 foi definida em 2,4% do valor do veículo, conforme proposto no pacote fiscal da gestão. Para calcular o valor do imposto, será considerado o preço estipulado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas na Tabela Fipe.

Último dígitoData
1 e 2Dia 05 de cada mês
2 e 3Dia 10 de cada mês
5 e 6Dia 15 de cada mês
7 e 8Dia 20 de cada mês
9 e 0Dia 25 de cada mês

Uma novidade para este ano é a possibilidade de isenção do IPVA para mototaxistas e veículos destinados ao transporte escolar. Além disso, a gratuidade para pessoas com deficiência foi mantida.

Para saber o valor total a ser pago, incluindo imposto, taxas de bombeiros e licenciamento, é necessário acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realizar uma consulta utilizando a placa do veículo. Por meio desse procedimento, será possível visualizar o montante para pagamento à vista ou parcelado do IPVA. Também será possível verificar a existência de multas em aberto e emitir as guias de pagamento correspondentes ao imposto deste ano, assim como a eventuais autuações vencidas.

Fique atento ao calendário de pagamento do IPVA PE 2024 e garanta que suas obrigações estejam em dia. A consulta no site do Detran é simples e rápida, permitindo que você se planeje financeiramente para o pagamento do imposto. Não deixe de aproveitar possíveis descontos para pagamento em cota única, caso sejam disponibilizados pelo governo.

Mantenha-se informado sobre as notícias relacionadas ao IPVA PE 2024 e outras informações relevantes para os proprietários de veículos. Nossa equipe está comprometida em trazer conteúdos atualizados e precisos para ajudar você a tomar decisões conscientes sobre seus tributos.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Audi está oferecendo instalação de Wallbox por preço tabelado!

A Audi, em parceria com a GreenV, oferece a instalação de carregadores e wallboxes para…

Gabriel May Oechsler
Notícias Álcool e volante está mais que provado que não combina!

Recentemente alguns sinistros de trânsito chamaram a atenção pela violência e, principalmente, por terem elementos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova versão PHEV do GWM Haval H6 é pior que o PHEV19.

O GWM Haval H6, um dos SUVs mais populares da marca chinesa, está prestes a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Sea Lion 05 Pro é outro SUV híbrido que surge na China

A BYD não para de gerar novos produtos no mercado chinês, alimentando o gigante devorador…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Porsche Macan elétrico chega o Brasil por R$ 560 mil

A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil de duas novas versões do Macan elétrico: uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário