Senado aprova proposta de isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação

Nesta quarta-feira, 13, o Senado aprovou a proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos terrestres de passageiros com 20 anos ou mais de fabricação. A PEC 72/2023 ainda precisa ser reavaliada pela Câmara dos Deputados para se tornar lei.

A nova regra, caso seja mantida com alto índice de aceitação, valerá para todo o território nacional, porém não incluirá micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques. Essas exceções foram registradas através de um ajuste redacional feito pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), relator da proposta.

Os estados que ainda não possuem a isenção serão os mais afetados pela PEC, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Por outro lado, em estados que já contam com instrumentos legais prevendo a isenção, como Rondônia e outros, não haverá alterações.

Senado aprova isenção do IPVA para carros antigos.
Senado aprova isenção do IPVA para carros antigos.

A proposta altera o artigo 155 da Constituição e passou por cinco sessões de discussão em primeiro turno, concluídas nesta terça-feira (12). Ainda é necessário que o texto passe por três sessões de discussão em segundo turno. No entanto, um acordo de Plenário para quebra de interstício possibilitou a aprovação definitiva da proposição.

Atualmente, cada estado estabelece critérios para a existência ou não da isenção do IPVA e a partir de quando ela é aplicada. Alguns estados isentam veículos com dez anos, quinze anos ou vinte anos de fabricação, enquanto outros não possuem critérios específicos.

Segundo o relator, a emenda amplia a isenção através da imunidade, evitando a tributação dos veículos com vinte anos ou mais de fabricação. Nos estados onde já há isenção a partir de dez ou quinze anos, a regra atual permanecerá inalterada. A nova lei entrará em vigor somente para veículos com vinte anos ou mais, como forma de proteção contra tributos.

A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados, onde será debatida e votada pelos parlamentares. O resultado final poderá impactar diretamente os proprietários de veículos com mais de vinte anos em todo o país.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias O SUV elétrico mais acessível do Brasil é um BYD e pode surpreender você. Descubra o BYD Yuan Pro!

Em outubro de 2024, o BYD Yuan Pro é comercializado por R$ 182.800, tornando-se o…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Veja 9 fatos Surpreendentes sobre o Volkswagen Bora!

A Volkswagen possui uma rica história de sedãs médios no Brasil, tendo lançado diversos modelos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Chevrolet Planeja 5 Lançamentos para 2025 no Brasil; Descubra os Detalhes

Com o ano de 2024 se aproximando do fim, as montadoras já iniciam seus planos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Mercado de Vendas em 2024 é Dominado Pela Fiat Strada!

Em setembro de 2024, a Fiat consolidou sua posição de liderança no mercado automotivo brasileiro….

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Tiggo 8 Pro: Vale a Pena Investir? Características e Vantagens

Se você acompanha as novidades do setor automotivo, já deve ter ouvido falar do Tiggo…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário