Jaguar F-Type ZP Edition se despede do mundo a combustão!

A Jaguar anunciou o seu último carro a combustão com uma edição especial do Jaguar F-Type ZP Edition. Se o nome soa familiar, é porque a marca já havia anunciado uma série de restomods do E-Type com o mesmo nome no início deste ano, com a promessa de que receberiam contrapartes F-Type correspondentes.

Jaguar anuncia transição para carros elétricos em 2025 e último modelo ICE com edição especial

A partir de 2025, a Jaguar se tornará uma marca totalmente elétrica, desenvolvendo uma nova plataforma dedicada e anunciando um novo GT elétrico de quatro portas com mais potência do que qualquer outro modelo da Jaguar antes, como seu primeiro modelo dessa nova era.

Jaguar F-Type ZP Edition se despede do mundo a combustão!
O Juguar F-Type ZP Edition – Fonte/Reprodução: Jaguar.

Mas antes disso, a marca está garantindo que saia com um rugido e não um sussurro, escolhendo o F-Type com motor V8 supercharged como seu último modelo de ICE. Infelizmente, a edição ZP não ganha nenhum aprimoramento de desempenho, mas presta homenagem ao E-Type e sua herança de corrida.

Edição especial do F-Type ZP Edition: conheça os detalhes dos modelos ZP E-Type e F-Type disponíveis para colecionadores exigentes

Enquanto haverá sete pares especiais da edição ZP E-Type e F-Type vendidos para colecionadores exigentes, a edição ZP do F-Type estará mais amplamente disponível, com 150 unidades construídas ao longo de 2024.

Disponíveis tanto na versão cupê quanto conversível, os modelos ZP Editions têm como base o F-Type R de 567 cavalos de potência, equipado com o motor V8 supercharged de 5.0 litros, cuja trilha sonora foi recentemente registrada na British Library para garantir que ela não se perca no tempo.

Disponível nas cores Oulton Blue ou Crystal Grey – as mesmas cores das edições E-Type ZP, que prestam homenagem aos primeiros E-Types de corrida -, ambos os modelos recebem logotipos redondos inspirados em corridas na cor Porcelain White em seus lados, bocas de grade branca combinando, tampas de espelho preto e detalhes, e rodas de liga leve de 20 polegadas com acabamento diamantado preto brilhante, abrigando pinças de freio pretas brilhantes.

No interior, a paleta de cores Oulton Blue é combinada com um interior de couro duotone Mars Red e Ebony, enquanto o acabamento Crystal Grey possui um interior em Navy Blue/Ebony. Os assentos também recebem um acolchoamento horizontal especial.

Jaguar lança edição limitada do F-Type com cores exclusivas e placa comemorativa

Os modelos F-Type ZP Edition possuem cores exclusivas que foram selecionadas pela divisão SV Bespoke da JLR. Cada carro também tem a marca ZP Edition nos estribos e rodas. Além disso, cada F-Type ZP Edition vem com uma placa de “One of 150” para comemorar a edição final.

Jaguar lança edição limitada do F-Type com cores exclusivas e placa comemorativa
Interior mega luxuoso e tecnológico – Fonte/Reprodução: Jaguar.

Embora as melhorias estéticas, cortesia da divisão SV Bespoke, sejam impressionantes, não houve atualizações no trem de força. O Jaguar F-Pace ZP Edition vem equipado com um motor V8 supercharged de 5,0 litros, que produz 567 cv e 71.3 kgfm de torque.

A tração nas quatro rodas é padrão, assim como a transmissão automática de oito marchas. Como resultado, o tempo de 0-100 km/h de 3,5 segundos e a velocidade máxima de 298 km/h permanecem inalterados.

Jaguar lança edição especial do icônico F-Type antes de se tornar marca de luxo totalmente elétrica

A Jaguar está passando pela sua transformação mais audaciosa em sua história para se tornar uma marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025. No entanto, antes de abraçar totalmente essa nova era, a marca está lançando uma edição especial do seu icônico carro esportivo movido a combustão interna, o F-Type.

Jaguar lança edição especial do icônico F-Type antes de se tornar marca de luxo totalmente elétrica
Outra cor do carro – Fonte/Reprodução: Jaguar.

Segundo Rawdon Glover, diretor geral da Jaguar, o F-Type encantou motoristas de carros esportivos por mais de uma década, assim como o lendário E-Type o fez cinco décadas antes dele.

A edição ZP é a celebração suprema dessa linhagem, juntando-se a uma lista ilustre de edições de colecionador inspiradas em sua herança, como o Project 7 de 2015 e a edição Heritage 60 de 2020.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Audi está oferecendo instalação de Wallbox por preço tabelado!

A Audi, em parceria com a GreenV, oferece a instalação de carregadores e wallboxes para…

Gabriel May Oechsler
Notícias Álcool e volante está mais que provado que não combina!

Recentemente alguns sinistros de trânsito chamaram a atenção pela violência e, principalmente, por terem elementos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova versão PHEV do GWM Haval H6 é pior que o PHEV19.

O GWM Haval H6, um dos SUVs mais populares da marca chinesa, está prestes a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Sea Lion 05 Pro é outro SUV híbrido que surge na China

A BYD não para de gerar novos produtos no mercado chinês, alimentando o gigante devorador…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Porsche Macan elétrico chega o Brasil por R$ 560 mil

A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil de duas novas versões do Macan elétrico: uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário